Nome do Projeto
TREINAMENTO DE FORÇA E MUSCULAÇÃO
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/04/2025 - 31/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto Treinamento de Força e Musculação surge como uma ação voltada à prática da atividade física estruturada para os discentes da ESEF/UFPEL. Busca ampliar o sentimento de pertencimento, a interação social, ganhos na saúde e qualidade de vida dos estudantes. Além disso, o projeto oportunizará mais um espaço de aprendizado e formação acadêmico-profissional aos participantes, ampliando suas experiências e conhecimentos acerca do treinamento de força e musculação. O projeto será realizado através de ações semanais, orientado por um profissional de Educação física.

Objetivo Geral

Oportunizar a prática do treinamento de força para os discentes da ESEF/UFPEL ampliando a utilização dos espaços da universidade por sua comunidade acadêmica, trazendo sentimento de pertencimento e buscando ofertar oportunidade de aprendizado e melhora na qualidade de vida dos participantes.

Justificativa

A prática do treinamento de força é recomendada tanto para a melhoria da força muscular, quanto para a melhora dos padrões estéticos, potência e resistência muscular, aptidão física, nas atividades de vida do cotidiano, qualidade do sono, e, consequentemente, para a melhora da qualidade de vida. Estudos mostram que este tipo de atividade contribui, ainda, para melhorar a memória e impedir o declínio cognitivo, se tornando fundamental em qualquer idade. Ademias, a participação no projeto oportunizará a ampliação de experiências e contribuirá para a formação acadêmico-profissional dos estudantes.

Metodologia

Os encontros acontecerão duas vezes por semana (quartas e sextas-feiras, das 15h às 16h e das 16h às 17h), na sala de musculação da ESEF/UFPEL. O projeto contará com a colaboração de dois monitores, estudantes de Educação Física, que auxiliarão no planejamento e execução das atividades. O público alvo é de alunos da Escola Superior de educação Física e Fisioterapia da UFPEL. O número de participantes será de 20 praticantes divididos em duas turmas de 10.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: número de beneficiários do projeto.
Metas: manter em atividade, ao longo do semestre, um total de 20 participantes.
Resultados esperados: consolidação do projeto enquanto espaço permanente do Treinamento de Força para alunos da ESEF/UFPEL, numa perspectiva de promoção da atividade física, saúde e qualidade de vida dos participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIANA KOHLER KRONING
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN2
GIOVANNA SILVA MUNARO
GUSTAVO LEIVAS ESPINELI
JOAO AUGUSTO FIGUEIREDO CORDEIRO
MARCELO AUGUSTO SANTINON
MARIANA CAMPOS VAZ
VITÓRIA ORTIZ DUARTE

Página gerada em 18/11/2025 13:56:14 (consulta levou 0.130736s)