Nome do Projeto
Estudo de eventos de tornados ocorridos em 2024 nos EUA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2025 - 30/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Os últimos anos têm se mostrado desafiadores à sociedade em relação às mudanças climáticas observadas. A maior quantidade de eventos extremos e os consequentes desastres provocados por eles mostram como a sociedade encontra-se vulnerável e despreparada para enfrentá-los. Os efeitos do aquecimento global são realidades já enfrentadas pela sociedade e ações mitigadoras e de adaptação devem ser executadas imediatamente, para que o sistema terrestre possa, até o final deste século, não atingir níveis de aquecimento com impactos irreversíveis sobre os ecossistemas e sobre os humanos. Segundo o último relatório (AR6) do IPCC (IPCC, 2023), o aquecimento global continuará a aumentar no curto prazo - período de 2021 a 2040 - mesmo que medidas drásticas de mitigação e adaptação venham a ser implementadas imediatamente. Isto aumentará os perigos climáticos em todas regiões do globo, levando a maiores alterações nos extremos - maiores intensidade e frequência de eventos de chuva intensa e extremos quentes, por exemplo. Exemplos disso são o fato do ano de 2024 ter sido o mais quente já registrado (em 175 anos de observações), cuja temperatura média global próxima à superfície ficou em torno de 1,55°C acima da média entre 1850 e 1900; e a década 2015-2024 ter sido a mais quente do histórico observacional (WMO, 2025). Tornados são um dos fenômenos mais extremos da atmosfera. Quando se formam e atingem áreas habitadas, as consequências podem ser desastrosas, provocando perdas materiais e humanas. Com a indicação de que eventos extremos venham a ser mais comuns nas próximas décadas, é imprescindível conhecer como esses eventos se formam, especialmente num momento em que o sistema terrestre passa por uma substancial modificação.

Objetivo Geral

Este projeto de Iniciação Científica tem como principal objetivo estudar os tornados mais intensos ocorridos nos Estados Unidos (EUA) durante o ano de 2024 para conhecer o ambiente sinótico de grande escala e suas principais características de mesoescala.

Justificativa

Os EUA é um dos países com maior frequência de tornados no mundo. Além disso, os EUA possuem a maior e mais moderna rede de radares meteorológicos do mundo, o que permite uma análise de eventos de tornados ocorridos em diferentes regiões e em diferentes períodos. Conhecer em que situações os tornados ocorrem nos EUA e, principalmente, os padrões de mesoescala associados podem colaborar na identificação da ocorrência desses eventos no Brasil, a partir de radares meteorológicos.

Metodologia

Por meio do Storm Events Database do National Centers for Environmental Information-National Oceanic and Atmospheric Administration (NCEI-NOAA), disponível em https://www.ncdc.noaa.gov/stormevents/. Os eventos de tornados ocorridos nos EUA serão pesquisados e classificados de acordo com a Escala Melhorada de Fujita (WIND, 2006). Os tornados serão segregados por mês e por estação do ano, a fim de conhecer a sua distribuição ao longo do ano de 2024.

Aqueles tornados mais intensos, com intensidade superior a escala EF3, terão seus ambientes de grande escala estudados. Para essa etapa do estudo, os dados da reanálise ERA5 (HERSBACH et al., 2020) serão usados. A Tabela 1 apresenta as variáveis da reanálise que serão usadas na caracterização do ambiente de grande escala. Esses dados serão obtidos do website do Copernicus Climate Change Service (C3S): https://cds.climate.copernicus.eu/datasets.


TABELA 1: Variáveis meteorológicas da reanálise ERA 5 usadas nesta pesquisa.
_________________________________________________________________________
Variável | Abreviatura | Níveis
_________________________________________________________________________
Pressão ao Nível Médio do Mar | PNMM | -
Umidade específica / relativa | q / UR | 850, 700
Altura geopotencial | Z | 500
Componente U do vento | u | 850, 700, 500, 250
Componente V do vento | v | 850, 700, 500, 250
_________________________________________________________________________


Variáveis polarimétricas dos radares meteorológicos dos EUA serão usadas na investigação dos padrões e assinaturas associados aos eventos de tornados mais intensos. Os dados dos radares meteorológicos dos EUA estão disponíveis em https://www.ncei.noaa.gov/products/radar/next-generation-weather-radar.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com esta pesquisa, conhecer maiores detalhes dos tornados que ocorrem nos EUA, tais como frequências mensais e sazonais, principais características comuns de grande escala e de mesoescala.
Para o aluno, espera-se que ele adquira conhecimentos sobre tornados, aprendar a fazer estatística de fenômenos meteorológicos severos e ainda aprenda a analisar assinaturas de mesoescala em dados de radar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO TORANI RUBINI
LEONARDO CALVETTI4
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA5

Página gerada em 01/07/2025 15:10:13 (consulta levou 0.182475s)