Nome do Projeto
A influência do trabalho docente na saúde mental de professores universitários em um Centro de Engenharias
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/05/2025 - 05/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O Brasil tem enfrentado uma epidemia de saúde mental atualmente. Em 2023, cerca de 10.090 auxílios-doença foram concedidos pelo Ministério da Previdência Social (MPS) para Transtornos Mentais Comuns (TMC). Essa preocupação se estende ao caso dos docentes de nível superior, os quais enfrentam diversas pressões no meio acadêmico, elevadas cargas horárias e precisam estar envolvidos com o trabalho dentro e fora da universidade. Tendo isso em mente, o objetivo deste projeto é investigar a influência da carga física e mental da profissão na vida dos docentes. Será realizado através da aplicação de questionários com professores em um centro de engenharias em uma universidade pública. Os achados serão utilizados para comparar os resultados encontrados no estudo de caso com os achados da prática.

Objetivo Geral

Investigar a influência da carga física e mental da profissão na vida dos docentes.

Justificativa

Docentes do ensino superior enfrentam pressões constantes para publicar artigos, cumprir inúmeras demandas acadêmicas, lidar com carga horária elevada e sofrem pela falta de suporte social e familiar, além de conviver com relações difíceis entre colegas. Esse ambiente favorece o surgimento de transtornos de humor, especialmente depressão, estresse e, em casos mais severos, a síndrome de Burnout, tornando‐se a principal causa de afastamentos e absenteísmo. A sobrecarga de tarefas burocráticas nas universidades públicas ainda reduz o tempo dedicado ao ensino, à pesquisa e à extensão, comprometendo a jornada acadêmica. Ansiedade e estresse ocupacionais se manifestam com frequência, o que evidencia a urgência de políticas institucionais focadas em prevenção e promoção da Qualidade de Vida no Trabalho. Além disso, a pandemia de COVID-19 agravou as desigualdades de gênero, diminuindo a produção científica de mães docentes e ampliando seu risco de estresse. Manter professores mentalmente saudáveis em ambientes favoráveis resulta em aulas de maior qualidade e maior engajamento em projetos estudantis, por isso, investigar as variáveis que influenciam a sobrecarga mental desse grupo é fundamental para orientar ações que protejam o bem-estar docente e aprimorem a eficácia do ensino.

Metodologia

Será aplicado questionários aos docentes de um Centro de Engenharias de uma universidade pública. O instrumento foi elaborado a partir das evidências identificadas em uma Revisão Sistemática da Literatura realizada anteriormente e reúne itens estruturados em escala Likert, além de perguntas de escolha forçada.

Indicadores, Metas e Resultados

Como metas, para além da consolidação de um aporte teórico e prático, está previsto a produção de um artigo científico que envolve o TCC2. O principal resultado esperado consiste na descoberta dos fatores que influenciam na sobrecarga mental de trabalho em professores do ensino superior, além de verificar se há uma relação entre os achados da pesquisa de campo com os achados vistos no TCC1 do curso de Engenharia de Produção.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ3
MANUELA DE AGUIAR BANDEIRA

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