Nome do Projeto
Matemática no bairro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/10/2017 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto “Matemática no bairro” busca contribuir para o combate à reprovação em matemática e à evasão escolar e para a reinserção do idoso na comunidade. Através dos seus Cursos de Licenciatura em Matemática, a Universidade Federal de Pelotas estabelece parceria com a ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA COHAB TABLADA. Esta parceria possibilita a integração universidade-comunidade via ações de extensão relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem da matemática. Para tanto, serão desenvolvidas ações junto com a comunidade (Aula de apoio de matemática; Clube da matemática; Aulas de matemática para a Melhor Idade; Matemática crítica: repensando o bairro; Oficinas de Origami e dobraduras), na sede da Associação, em periodicidades e cronogramas detalhados na descrição do Projeto. Espera-se que o desenrolar do Projeto possibilite, em especial, aos alunos do ensino fundamental participantes, aprendizagem matemática e consequente sucesso escolar. Aos estudantes de graduação, acredita-se que o Projeto possa contribuir com a experiência didático-pedagógica e com a oportunidade de ter uma nova visão do próprio Curso. Pretende-se que a apresentação de trabalhos nas disciplinas do Curso e a produção de relatos de experiência em eventos acadêmicos chamem atenção de outros estudantes e, assim, seja possível expandir o Projeto para outros bairros e associações.

Objetivo Geral

Integrar universidade-comunidade via ações de extensão relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem da matemática, respeitando e valorizando os saberes e fazeres acadêmicos e cotidianos de forma a contribuir para o combate à reprovação em matemática e à evasão escolar, bem como para a reinserção do idoso na comunidade.

Justificativa

A matemática tem um estigma de dificuldade, como a matéria mais complicada, a que mais reprova: é a “vilã da Escola”. Em 1980, Papert já usava o termo “matofobia” para descrever o medo da matemática. Muito se estuda sobre o processo de ensino-aprendizagem de matemática e, ainda assim, os índices de reprovação na educação básica são altos e os professores seguem cheios de dúvidas. A UFPel tem contribuição importantíssima para este quadro na Região Sul do estado enquanto formadora de professores e pesquisadores nesta área. Assim, faz-se necessário um projeto de extensão que explore os processos de ensino-aprendizagem da matemática, com vistas a contribuir para o combate à reprovação em matemática e à consequente evasão escolar e para a reinserção do idoso na comunidade que tenha como princípio o respeito e a valorização dos saberes e fazeres acadêmicos e cotidianos.
A partir da iniciativa de um aluno do Curso de Licenciatura em Matemática, morador da COHAB Tablada, foi articulado o Projeto “Matemática no bairro”, uma parceria entre a UFPel, através de seus Cursos de Licenciatura em Matemática, e a ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA COHAB TABLADA. Entende-se que este Projeto de extensão, que tem inserção na comunidade, atuando diretamente com alunos do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, possibilitará um novo olhar para a matemática. Uma vez que a proposta pedagógica é partir das dificuldades individuais, trabalhadas coletivamente, buscando a construção dos conceitos e o desenvolver de um pensar matemático – o que ultrapassa aquele conjunto de algoritmos e procedimentos geralmente trabalhados na escola. Neste Projeto, ao inserir o licenciando em possíveis realidades do seu fazer profissional, oportuniza-se a complementação do seu currículo, integrando teoria e prática, agregando qualidade à sua formação inicial. A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão acontecerá naturalmente na medida em que as ações de extensão avançarem e as questões de pesquisa se colocarem.

Metodologia

As ações de extensão serão realizadas, em Pelotas, na sede da Associação Comunitária COHAB Tablada, Av. Visconde de Pelotas, número 423.
- Reuniões da equipe: 19/10/17 a 30/07/2019, semanalmente, duas horas. Relato e avaliação das ações realizadas na semana; planejamento das ações posteriores.
- Aula de apoio de matemática: de 12/09/17 a 20/12/17, todas as terças-feiras, das 14h às 16h. Os extensionistas, a partir das informações da professora titular dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Nossa Senhora das Dores, elaboram e aplicam situações didáticas para desenvolver os conceitos matemáticos abordados na semana.
- Produção de materiais: janeiro e fevereiro de 2018 e de 2019. Elaboração e estudo de situações didáticas e oficinas que podem ser realizadas no âmbito do Projeto.
- Clube da matemática – Séries Finais do Ensino Fundamental: período letivo de 2018, semanalmente, duas horas. Os extensionistas elaborarão e aplicarão situações didáticas para ressignificar os conceitos matemáticos demandados pelos participantes.
- Aulas de matemática para a Melhor Idade – Educação de Jovens e Adultos: período letivo de 2018, semanalmente, duas horas. Os extensionistas elaborarão e aplicarão situações didáticas para ressignificar os conceitos matemáticos demandados pelos participantes.
- Matemática crítica: repensando o bairro: agosto à novembro de 2018, quinzenalmente, duas horas. Projetos interdisciplinares nos quais a matemática tem papel de auxiliar em questões para a cidadania, desde a organização de espaços públicos aos gastos familiares.
- Oficinas de Origami e dobraduras: de março a junho de 2019, mensalmente, quatro horas. Produção de objetos decorativos e utilitários com a técnica de origami e dobradura.

Indicadores, Metas e Resultados

- Pesquisa sobre impacto do Projeto na comunidade.
- Pesquisa(s) sobre processo(s) de ensino-aprendizagem de matemática.
- Produção de materiais didático-pedagógicos
- Publicações para divulgação e socialização dos dados e resultados do Projeto
- Participação da equipe em congressos, seminários, colóquios e outros eventos para divulgação e socialização das ações do Projeto
- Certificação dos participantes do Projeto
- Perspectiva de expandir o Projeto para outros bairros e associações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA LIXIESKI MANSKE
AQUILES ALMEIDA RIBEIRO
ARTHUR LEGUISSAMO MEDEIROS LOUREIRO
CRISTIAN TORRES AMARAL
DANIELA STEVANIN HOFFMANN2
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
JONATAN EDUARDO MÜNCHOW
JOSE AIRTOM LIMA CARDOSO
JULIANA CARVALHO BITTENCOURT
MÔNICA FALCÃO DUARTE
NATÁLIA VIEGAS RODRIGUES
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL2
RODRIGO MARQUES QUEIROGA
RODRIGO MARQUES QUEIROGA
SÔNIA DA CRUZ MACEDO
Tainara Porto da Silva

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