Nome do Projeto
Empreendedorismo e as organizações: novo indivíduo do trabalho e o discurso do empresário de si
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/06/2025 - 04/06/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Muito mais que “um fenômeno do que uma filosofia política” (ROSE, 1990, p. 5), o neoliberalismo não destrói apenas regras, instituições e direitos. Ele produz, conforme afirmou Dardot e Laval (2016), certos tipos de relações sociais, maneiras de viver e subjetividades, isto é, ele define, em todas as sociedades que seguem o caminho da “modernidade”, certa norma de vida e a forma como somos levados a nos comportar. Nesse cenário, é imposto a cada um dos indivíduos um universo de competição generalizada, com relações sociais pautadas no modelo do mercado, fazendo com que o o indivíduo, seja instado a conceber a si mesmo e a comportar-se como uma empresa (DARDOT e LAVAL, 2016, p. 16). Kovács (2001), afirma que a maneira de sobreviver nesta era de instabilidade será dispor de certas qualidades tais como: a ideia de manter-se empregável, ser flexível, criativo, e adotar o espírito empreendedor e a ideia de que para sobreviver é preciso ‘virar por conta própria’. Diante disso, o empreendedorismo tem se tornado uma alternativa amplamente incentivada. Conforme afirmou Lopèz-Ruiz (2004), se Schumpeter descrevia o empreendedor como uma figura particular de indivíduo, em decorrência do atual cenário de carência de emprego para todos, hoje, ser empreendedor ou adotar características empreendedoras não é uma opção, mas sim, um dever. Colbari destaca que o empreendedorismo torna-se assim, “força social desencadeada por comportamentos, atitudes e valores que conduzem à inovação e à mudança, potencializando a geração de riqueza e a ação transformadora das condições sociais e políticas” (COLBARI, 2007, p. 76). Nesse cenário surge esse homo economicus empresário de si mesmo, que é seu próprio capital, seu próprio produtor e que é, para si mesmo, a fonte de sua renda (FOUCAULT, 2008), e tido como um exemplo a ser seguido. Considerando tais argumentos acerca da centralidade do empreendedorismo e da ideia de empresário de si em nosso mundo, e partindo do pressuposto de que esses conteúdos, como disse Colbari (2007), passam a integrar, cada vez mais, a socialização dos indivíduos, pretende-se nesse projeto Analisar o processo de construção, manutenção e implicações do discurso do empreendedorismo e da ideia de indivíduo empresário de si no Brasil.

Objetivo Geral

Analisar o processo de construção, manutenção e implicações do discurso do empreendedorismo e da ideia de indivíduo empresário de si no Brasil.

Justificativa

Como justificativa teórica esse projeto pretende enriquecer o volume de pesquisas e trabalhos críticos sobre o tema empreendedorismo nas áreas de Administração e Sociologia; refletir sobre o conceito atual de empreendedor encontrado no Brasil contrapondo com o conceito proposto por Schumpeter (1978), discutir outras formas de organizar e organizações coletivas e ainda aprimorar as discussões realizadas até aqui sobre o indivíduo empresário de si.
Como justificativa prática essa pesquisa busca trazer um alerta sobre as transformações objetivas e subjetivas do mundo do trabalho e os impactos da constante busca por qualificação, transformação do indivíduo em empresa (vivendo em ambiente incerto e inseguro) e sobre esse discurso que responsabiliza os indivíduos pela sua sobrevivência e é reificado por instituições no Brasil.

Metodologia

Para execução desse projeto será preciso uma abordagem predominantemente qualitativa, uma vez que ela busca verificar “de que forma”, “por que”, “como” e “quais as consequências” de determinado fenômeno (VIEIRA E ZOUAIN, 2004; GODOY, 1995). Essa abordagem envolve, conforme afirmam Denzin e Lincoln (2006), o estudo do uso e coleta de materiais empíricos - estudo de caso; experiência da pessoa; história de vida, textos, entrevistas, e intitula esse pesquisador como um “bricoleur” e colecionador de colchas, isto é, “uma pessoa que reúne imagens transformando-a em montagens” (DENZIN E LINCOLN, 2006, p. 18).
Com isso, serão adotadas duas técnicas: a pesquisa bibliográfica e entrevistas. Tal escolha se deu em função de se realizar num primeiro momento um levantamento teórico sobre o tema empreendedorismo. Feito o levantamento bibliográfico, serão realizadas entrevistas, com roteiros semiestruturados junto aos participantes das organizações selecionadas afim de compreender suas ações, forma como se organizam e visão em relação ao tema.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores de resultados ao final do projeto:
- Aprimorar as discussões sobre empreendedorismo;
-Trabalhos de conclusão de curso e especialização, dissertações de mestrado (acadêmico e profissional), teses de doutorado e projetos de iniciação científica;
- Publicação de artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais;
- Cursos de curta duração, seminários e workshops destinados à comunidade acadêmica e à sociedade civil;
-Elaboração do relatório final.


Repercussão e/ou impactos dos resultados:
- Aprimorar as discussões sobre empreendedorismo no Brasil e empresário de si;
-Estimular o pensamento crítico;
-Ampliar o debate para temas/áreas ainda pouco exploradas na área da administração, tais como: outras formas de organizar, organizações coletivas, as novas formas de trabalho e crítica ao empreendedorismo e empresário de si;
-Cursos de curta duração, seminários e workshops destinados à comunidade acadêmica e à sociedade civil;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUSTAVO MACEDO DOS SANTOS
GUSTAVO SILVEIRA ALVES MARTINS JUNIOR
Juliano Luiz Fossá
LARISSA FERREIRA TAVARES8
MARCIO SILVA RODRIGUES4
Manoel Kabke Igansi
Taís Reisderfer

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