Nome do Projeto
NeuroTexto - Estudos em neuropsicologia da escrita textual
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/05/2025 - 27/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Grupo de Estudos NeuroTexto – Estudos em neuropsicolgia da escrita textual consiste em um projeto multidisciplinar que tem como foco o estudo de processos neuropsicológicos subjacentes a tarefas de escrita textual (planejamento, composição e revisão textual). Alguns dos processos neuropsicológicos de interesse são autorregulação, motivação, funções executivas, atenção, memória, fluência verbal e metacognição. O grupo abriga ações de ensino, pesquisa e extensão, que devem impactar nos seguintes campos: (1) formação de pesquisadores, (2) produção de instrumentos psicométricos úteis nos campos clínico e educacional, (3) popularização das ciências neuropsicológica e psicolinguística e (4) melhorias no ensino básico por meio da parceria com escolas.
Objetivo Geral
Fomentar os estudos em aspectos psicolinguísticos e neuropsicológicos envolvidos nos processos de escrita textual, visando a formação de pesquisadores e extensionistas na área.
Justificativa
Existe uma lacuna nas áreas de psicolinguística e neuropsicologia no que diz respeito a pesquisa e extensão sobre processos subjacentes à produção do texto escrito. Este grupo pretende suprimir, ou ao menos, minimizar tal lacuna através da criação de um espaço de estudos sobre o tema.
Metodologia
Reuniões periódicas quinzenais para iniciar os participantes nos temas relacionados aos processos neuropsicológicos envolvidos nas tarefas relacionadas à escrita (planejamento, composição e revisão textual).
Estudos teóricos e empíricos para a produção de conteúdos de popularização da ciência neuropsicológica relacionada à linguagem e à escrita, a ser veiculados nas mídias sociais.
Estudos para promoção de intervenções sobre produção escrita, com embasamento neuropsicológico e psicolinguístico, a ser aplicado em populações em contextos educacionais e socieducativos.
Treinamento para participação em diferentes estágios de futuras pesquisas que visam a construção de instrumentos psicométricos para avaliar processos de escrita textual. Exemplos: coleta de dados (entrevista, aplicação de instrumentos), tradução, revisão, transcrição, entre outros.
Estudos teóricos e empíricos para a produção de conteúdos de popularização da ciência neuropsicológica relacionada à linguagem e à escrita, a ser veiculados nas mídias sociais.
Estudos para promoção de intervenções sobre produção escrita, com embasamento neuropsicológico e psicolinguístico, a ser aplicado em populações em contextos educacionais e socieducativos.
Treinamento para participação em diferentes estágios de futuras pesquisas que visam a construção de instrumentos psicométricos para avaliar processos de escrita textual. Exemplos: coleta de dados (entrevista, aplicação de instrumentos), tradução, revisão, transcrição, entre outros.
Indicadores, Metas e Resultados
O grupo pretende implementar ações de ensino, pesquisa e extensão sobre o tema, as quais possam impactar diferentes setores.
1) Ações de ensino: formação de pesquisadores e agentes de popularização das ciências neuropsicológica e psicolinguística com ênfase na produção textual. Impacto: formação complementar de estudantes da UFPel.
2) Ações de pesquisa: produção de instrumentos psicométricos úteis nos campos clínico e educacional. Impacto: produção de material de uso clínico e educacional.
3) Ações de extensão: parcerias com escolas para melhorias no ensino básico; aproximação com a área de jornalismo para a implantação de um projeto de popularização das ciências neuropsicológica e psicolinguística visando o público geral. Impacto: produção de conhecimento estendido à comunidade extramuros.
1) Ações de ensino: formação de pesquisadores e agentes de popularização das ciências neuropsicológica e psicolinguística com ênfase na produção textual. Impacto: formação complementar de estudantes da UFPel.
2) Ações de pesquisa: produção de instrumentos psicométricos úteis nos campos clínico e educacional. Impacto: produção de material de uso clínico e educacional.
3) Ações de extensão: parcerias com escolas para melhorias no ensino básico; aproximação com a área de jornalismo para a implantação de um projeto de popularização das ciências neuropsicológica e psicolinguística visando o público geral. Impacto: produção de conhecimento estendido à comunidade extramuros.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIME VICTORIA DUTRA LUCAS | |||
ANDREAS VALAR ASSENHEIMER | |||
FELIPE DE OLIVEIRA GARCIA | |||
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA | |||
ISABELLA CARDOSO PACHECO | |||
JARDEL DA COSTA SANTOS | |||
JULIA CHICOSKI GROCHAU | |||
LAIS BARBOSA SILVA | |||
LIVIA FONSECA PEGLOW | |||
LUCIANA CARVALHO VIANA | |||
MANOELLA COLLARES SILVA | |||
MANUELA GOMES TAVARES | |||
MICHAEL QUEVEDO BOTELHO | |||
PAOLA SOUZA FREITAS | |||
TAIS BOPP DA SILVA | 18 | ||
VITORIA PIPPI BARIN |