Nome do Projeto
NeuroTexto - Estudos em neuropsicologia da escrita textual
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/05/2025 - 27/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Grupo de Estudos NeuroTexto – Estudos em neuropsicolgia da escrita textual consiste em um projeto multidisciplinar que tem como foco o estudo de processos neuropsicológicos subjacentes a tarefas de escrita textual (planejamento, composição e revisão textual). Alguns dos processos neuropsicológicos de interesse são autorregulação, motivação, funções executivas, atenção, memória, fluência verbal e metacognição. O grupo abriga ações de ensino, pesquisa e extensão, que devem impactar nos seguintes campos: (1) formação de pesquisadores, (2) produção de instrumentos psicométricos úteis nos campos clínico e educacional, (3) popularização das ciências neuropsicológica e psicolinguística e (4) melhorias no ensino básico por meio da parceria com escolas.

Objetivo Geral

Fomentar os estudos em aspectos psicolinguísticos e neuropsicológicos envolvidos nos processos de escrita textual, visando a formação de pesquisadores e extensionistas na área.

Justificativa

Existe uma lacuna nas áreas de psicolinguística e neuropsicologia no que diz respeito a pesquisa e extensão sobre processos subjacentes à produção do texto escrito. Este grupo pretende suprimir, ou ao menos, minimizar tal lacuna através da criação de um espaço de estudos sobre o tema.

Metodologia

Reuniões periódicas quinzenais para iniciar os participantes nos temas relacionados aos processos neuropsicológicos envolvidos nas tarefas relacionadas à escrita (planejamento, composição e revisão textual).
Estudos teóricos e empíricos para a produção de conteúdos de popularização da ciência neuropsicológica relacionada à linguagem e à escrita, a ser veiculados nas mídias sociais.
Estudos para promoção de intervenções sobre produção escrita, com embasamento neuropsicológico e psicolinguístico, a ser aplicado em populações em contextos educacionais e socieducativos.
Treinamento para participação em diferentes estágios de futuras pesquisas que visam a construção de instrumentos psicométricos para avaliar processos de escrita textual. Exemplos: coleta de dados (entrevista, aplicação de instrumentos), tradução, revisão, transcrição, entre outros.

Indicadores, Metas e Resultados

O grupo pretende implementar ações de ensino, pesquisa e extensão sobre o tema, as quais possam impactar diferentes setores.
1) Ações de ensino: formação de pesquisadores e agentes de popularização das ciências neuropsicológica e psicolinguística com ênfase na produção textual. Impacto: formação complementar de estudantes da UFPel.
2) Ações de pesquisa: produção de instrumentos psicométricos úteis nos campos clínico e educacional. Impacto: produção de material de uso clínico e educacional.
3) Ações de extensão: parcerias com escolas para melhorias no ensino básico; aproximação com a área de jornalismo para a implantação de um projeto de popularização das ciências neuropsicológica e psicolinguística visando o público geral. Impacto: produção de conhecimento estendido à comunidade extramuros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIME VICTORIA DUTRA LUCAS
ANDREAS VALAR ASSENHEIMER
FELIPE DE OLIVEIRA GARCIA
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA
ISABELLA CARDOSO PACHECO
JARDEL DA COSTA SANTOS
JULIA CHICOSKI GROCHAU
LAIS BARBOSA SILVA
LIVIA FONSECA PEGLOW
LUCIANA CARVALHO VIANA
MANOELLA COLLARES SILVA
MANUELA GOMES TAVARES
MICHAEL QUEVEDO BOTELHO
PAOLA SOUZA FREITAS
TAIS BOPP DA SILVA18
VITORIA PIPPI BARIN

Página gerada em 03/06/2025 09:56:16 (consulta levou 0.139922s)