Nome do Projeto
MAPEAMENTO E ANÁLISE DO “DESTINO” DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PPGEF) COMO AÇÃO ESTRATÉGICA: perspectivas para o processo de formação na pós-graduação...
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/05/2025 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Este projeto de investigação tem por objetivo geral, realizar o mapeamento e análise do “destino” dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da ESEF/UFPel. Como objetivos específicos, apresentamos os seguintes: (a) obter informações dos egressos que venham a qualificar a proposta de formação do programa; (b) analisar as potencialidades e fragilidades do programa, conforme perspectiva dos egressos; (c) analisar os impactos do programa na trajetória dos egressos e em contextos específicos em que estão atuando profissionalmente. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo descritiva, produzida a partir de uma análise qualitativa e quantitativa das informações obtidas ao longo do processo. O grupo de colaboradores será constituído por estudantes egressos do PPGEF que aceitarem participar da pesquisa, independentemente da área de formação inicial. O instrumento a ser utilizado será um questionário com questões abertas e fechadas, a ser enviado por e-mail aos egressos, considerando aspectos de ordem pessoal e profissional, subdividido em cinco partes: (i) questões gerais; (ii) atividade profissional; (iii) envolvimento com atividades de pesquisa; (iv) avaliação do curso/instituição; (v) considerações finais. O processo de obtenção de informações será realizado em dois momentos: (1) no segundo semestre de 2024; (2) no primeiro semestre de 2025. A análise das informações coletadas será desenvolvida ao longo do segundo semestre de 2025, período previsto para a conclusão da investigação.

Objetivo Geral

Realizar o mapeamento e análise do “destino” dos egressos do PPGEF da ESEF/UFPel.

Justificativa

No sistema educacional brasileiro, é consenso que se faz necessária um processo de acompanhamento dos egressos dos Programas de Pós-Graduação. Porém, é possível admitir que as dificuldades deste processo têm sido significativas, por diferente justificativas. Porém, cabe evidenciar a importância de um acompanhamento permanente dos egressos da pós-graduação, especialmente se consideramos este processo como um “caminho de volta” para os programas, considerando suas virtudes, bem como, suas incompletudes. Considerando a urgência e a emergência do tema em tela, o principal objetivo deste processo de acompanhamento, ora denominado de “mapeamento e análise do destino” dos egressos se coloca na direção de arregimentar elementos para compreender melhor o processo de formação realizado, considerando, principalmente, o impacto na formação da pós-graduação. Dessa forma, mapear o destino dos egressos não se limita a uma simples “prestação de contas”, tendo como referência exclusiva, exigências administrativas. Mais do que isso, tem o alcance da legitimação do conhecimento, ratificado por órgão oficial e institucional (CAPES/MEC), sendo indispensável para um planejamento estratégico que visa a qualidade de formação na Pós-Graduação (SCHANAIDER, 2015). Partindo destes argumentos iniciais, a presente proposta de investigação, parte de uma pesquisa de longa duração produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Escola superior de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), pretende conhecer o “destino” dos egressos, sua condição contemporânea, bem como, investigar os impactos da pós-graduação na trajetória de vida dos egressos, após a conclusão dos cursos de mestrado e/ou doutorado. Esta proposta de investigação surge da necessidade de acompanhamento dos egressos de cursos de pós-graduação, como forma de compreender de maneira mais qualificada a inserção profissional dos egressos, bem como, suas impressões sobre o processo formativo realizado. Sem dúvidas, pesquisas desta ordem permitem compreender de maneira mais profunda os “pontos fortes”, “pontos frágeis”, bem como, as “zonas cinzas” do processo formativo. Ações desta ordem permitem qualificar propostas de formação, no caso em tela, no contexto específico de um programa de pós-graduação no âmbito da Educação Física.
O PPGEF da ESEF/UFPel, atualmente nota 5 junto a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conta com o curso de mestrado (desde 2006) e doutorado (desde 2016). No Documento de Área 21, se torna clara a necessidade de acompanhar o “destino” dos egressos, considerado inclusive, como um item da avaliação dos programas de pós-graduação, a “atuação dos egressos” e o “impacto na sociedade” (ÁREA 21, 2019, p. 11). Aspectos desta ordem remetem a questões de inserção profissional, impactos da pós-graduação em contextos específicos, bem como, um “retorno” para o próprio programa acerca de potencialidades e limitações de sua proposta de formação. Como o próprio documento de área sinaliza, o processo de acompanhamento permite compreender melhor a importância do curso na atuação profissional dos egressos nos contextos de intervenção, considerando de maneira decisiva a avaliação do discente/egresso em relação ao programa de pós-graduação (ÁREA 21, 2019). Também o documento da Área 21 apresenta informações acerca da ficha de avaliação utilizada no quadriênio 2021-2024, composta por 3 quesitos: (1) Programa, (2) Formação; (3) Impacto na Sociedade. Nessa direção, pensar a possibilidade de compreender melhor os impactos da formação no âmbito da pós-graduação, permitiria compreender elementos importantes que poderiam qualificar a proposta de formação neste âmbito. Além destes elementos introdutórios, partimos do pressuposto de que as responsabilidades de um programa de pós-graduação para com seus estudantes não se encerram com a conclusão de um curso de mestrado ou doutorado. Há necessidade de compreender melhor os desdobramentos do processo de formação, tanto em nível de doutorado quanto em nível de mestrado, na trajetória de vida e nos impactos do trabalho e inserção profissional dos estudantes egressos.
De um modo geral, o PPGEF não possui ainda, um sistema de acompanhamento sistematizado e contínuo dos egressos titulados. Porém, com expressivo número de egressos, tanto do mestrado (entre 2008 e 2022), bem como, de doutorado (entre 2017 e 2022), esta preocupação se coloca de forma objetiva no horizonte do programa. Desta forma, se faz necessário realizar o mapeamento e a obtenção de dados acerca dos egressos do PPGEF. De nossa parte, entendemos que esta é uma responsabilidade da CAPES, das instituições que abrigam os programas, mas especialmente, dos próprios programas.
Nessa direção, propostas de investigação como esta podem servir de referência para outros programas de pós-graduação, na direção de contribuir para a realização de investigações de natureza semelhante. Somente a UFPel conta com 50 cursos de mestrado e 33 cursos de doutorado, nas mais diferentes áreas do conhecimento. Além disso, cabe destacar que, analisar a trajetória dos egressos representa uma preocupação que vem crescendo no meio acadêmico, especialmente, nos últimos 15 anos, através de trabalhos das mais diversas naturezas, como por exemplo, os de Oliveira, Costa e Gutierrez (2008), Schanaider (2015), Freitas e Souza (2016), Corrêa et al (2016), Coelho, Carraro e Silva (2021), entre outros. Pesquisas desta ordem possuem significativa relevância, pois além de permitirem leituras mais elaboradas sobre o desempenho de egressos de programas de pós-graduação, abrem possibilidade para os programas “olharem para si”, como elementos que fomentem a potência reflexiva e crítica acerca do processo formativo proposto. Desta forma, a proposta de investigação em tela se justifica como forma de produzir um necessário mapeamento dos egressos do PPGEF, na direção de evidenciar de forma mais concreta, potencialidades, desafios e limitações de um programa de pós-graduação edificado em uma universidade pública estatal, esforço que permitiria reconhecer mais e melhor os limites e possibilidades da pós-graduação em universidades deste segmento, bem como, em escala macro, ampliar a compressão de seus impactos na ampla esfera social. Da mesma forma, um esforço nesta direção permitiria, em escala micro, inferir acerca dos impactos resultantes do processo de formação a partir da análise da trajetória dos próprios egressos, nada menos que uma responsabilidade intrínseca ao próprio processo formativo.

Metodologia

Esta pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo descritiva, produzida a partir de uma análise qualitativa e quantitativa das informações obtidas ao longo do processo. A seguir, apresentaremos brevemente, as questões de método desta investigação – método, do grego μέθοδος, aqui compreendido a partir de sua perspectiva original, como caminho do pensamento.

- Grupo de colaboradores
O PPGEF apresenta um significativo número de estudantes egressos desde 2008, quando teve seus primeiros concluintes. Desta forma, o grupo de colaboradores será constituído por egressos do PPGEF que aceitarem participar da pesquisa, independentemente da área de formação inicial, considerando aqueles que concluíram o curso de mestrado ou doutorado no período compreendido entre 2008 e 2024 (último ano do quadriênio 2021-2024).

2.2. Procedimentos de investigação
Inicialmente, faremos uma consulta a secretaria do PPGEF sobre duas questões: (a) número de estudantes egressos desde 2008; (b) contato de e-mail de todos os estudantes egressos compreendendo o espaço de tempo entre 2008 e 2024.
O primeiro passo será encaminhar carta de anuência para apreciação da Direção da ESEF e da coordenação do PPGEF, solicitando autorização para o início da investigação. Logo após, iremos encaminhar o questionário na forma de um formulário eletrônico, composto por questões abertas e fechadas.
Ao receberem o formulário eletrônico (questionário), os egressos receberão todas as informações necessárias para a compreensão das finalidades da pesquisa, bem como, sobre o teor das questões apresentadas. Ao aceitarem responder o questionário e enviá-lo de volta a origem, serão informados que este procedimento equivale a concordância na participação na pesquisa, conforme elementos expressos no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

- Instrumento de investigação
O instrumento a ser utilizado será um questionário com questões abertas e fechadas, a ser enviado por e-mail aos estudantes na forma de formulário eletrônico (Google Forms), considerando aspectos de ordem pessoal e profissional. O questionário foi produzido a partir de uma discussão realizada entre os professores do PPGEF constituintes da equipe de investigação, ao longo do ano de 2024.
O questionário contém 50 questões e está subdividido em cinco momentos, conforme a seguir: Questões gerais; Atividade Profissional; Envolvimento com atividades de pesquisa; Avaliação do curso/instituição; Considerações finais.

- Etapas da investigação
O processo de obtenção e análise de informações será desenvolvido ao longo de 2025 e de 2026, através das etapas descritas a seguir.

1ª. Etapa: Elaboração de ampla revisão de literatura, mapeando Teses e Dissertações que versem sobre o tema central desta investigação (mapeamento de egressos). A busca se dará no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/ (período: entre os meses 01 e 06 da investigação).

2ª. Etapa: trabalho de campo - contato inicial, constituição do grupo de colaboradores e procedimentos de coleta de dados (período de realização: entre meses 04 e 07).
- Obtenção do nome e do e-mail dos estudantes egressos do PPGEF;
- Contato por e-mail com os egressos, convidando-os (e sensibilizando-os) a participar da respectiva pesquisa;
- Envio dos questionários por e-mail, para aqueles que aceitarem fazer parte do processo (os estudantes terão o prazo de 15 dias para devolução do material);
- Considerando que o prazo inicialmente proposto deva ser curto, iremos informar por e-mail, a prorrogação do prazo por mais 15 dias, para aqueles que não retornarem, a fim de ampliar o número de participantes;
- Após este período, entraremos em contato com os professores que trabalharam como orientadores dos egressos, a fim de que possam mobilizar os egressos que ainda não tiverem preenchido e enviado o questionário, sensibilizando-os de forma mais intensa, fornecendo mais 15 dias de prazo;
- Após os 45 dias destinados ao envio dos questionários preenchidos, etapa subdividida nos momentos enunciados, iremos encerrar o período de coleta de dados;
- Por fim, enviaremos e-mail, agradecendo aos colaboradores a participação no processo de coleta de dados.

3ª. Etapa: análise e tratamento dos dados (entre meses 07 e 12)
Os dados do presente estudo serão analisados a partir de duas abordagens: qualitativa e quantitativa.
• Para as análises qualitativas iremos utilizar, a proposta de análise temática sugerida por Minayo (2010). A partir das respostas dos egressos, iremos agrupá-las em unidades de significado, com a intenção de identificar elementos que venham a contribuir, de acordo com os objetivos desta investigação.
• Para análise dos dados quantitativos, será utilizada a estatística descritiva e análise de frequência e estatística inferencial (teste de qui-quadrado ou teste exato de Fischer) com nível de significância de 5%.

4ª. Etapa: análise final, produção e apresentação do relatório final da investigação* (entre os meses 13 e 19)
- O relatório será produzido partir da análise dos dados dos questionários, articulados a revisão de literatura, bem como, do diálogo entre os professores da equipe de investigação;
- A apresentação do relatório final da investigação será em forma de seminário específico, a ser agendado entre os professores do PPGE e os colaboradores da investigação, com previsão de acontecer entre novembro e dezembro de 2026. Para o seminário, serão convidados todos os egressos, mas especialmente, os colaboradores desta investigação a fim de socializar os resultados da pesquisa.
* Nesta etapa, há previsão de participação em evento científico com apresentação de trabalho, a fim de socializar os dados até então produzidos.

- Procedimentos éticos
Levaremos em consideração as normatizações do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), referentes aos procedimentos de coleta de dados, de acordo com a Resolução nº 466/2012. Portanto, a coleta de dados iniciará somente após a aprovação do protocolo de pesquisa pelo CEP da UFPel. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) será enviado por e-mail a cada possível participante, junto com o questionário. Ao enviar o questionário preenchido de volta, iremos considerar que o colaborador estará consentindo com a participação na pesquisa, tal como expresso no TCLE.

Indicadores, Metas e Resultados

(a) obter informações dos egressos que venham a qualificar a proposta de formação do programa;
(b) identificar potencialidades e fragilidades do programa, conforme perspectiva dos egressos;
(c) perspectivar impactos do programa na trajetória dos egressos e em contextos específicos em que eles estão atuando profissionalmente.

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