Nome do Projeto
Antigo Banco Nacional do Comercio Pelotas: arquitetura e história
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/10/2017 - 15/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O edifício que abrigou a filial pelotense do Banco Nacional do Comércio data do ano de 1917. Foi edificado na esquina das ruas Lobo da Costa com Andrade Neves erguido sob os cuidados do Escritório de Engenharia e de Arquitetura do tcheco Josef Hruby, radicado em Porto Alegre. Atualmente abriga o Centro de Integração do MERCOSUL, da Universidade Federal de Pelotas. É uma das importantes edificações do centro histórico da cidade. Nesse sentido esse projeto objetiva realizar uma exposição alusiva aos 100 anos da construção da sede do Banco Nacional do Comercio de Pelotas RS. Para alcançar o objetivo proposto será realizada pesquisa bibliográfica, documental e tomada de fotografias do edifício em questão.

Objetivo Geral

Este trabalho objetiva promover uma exposição; ação específica de educação patrimonial e ambiental direcionada a comunidade universitária e população da cidade, relativa ao prédio do antigo Banco Nacional do Comercio, localizado no centro histórico de Pelotas atualmente Centro de Integração do MERCOSUL pertencente a Universidade Federal .

Justificativa

Para conhecer um povo mostra-se importante levar em conta suas manifestações culturais como arquitetura. Esse projeto se justifica pela importância da divulgação do patrimônio arquitetônico cultural de Pelotas para que se possa fomentar a sua valorização e preservação.

Metodologia

Para alcançar o objetivo proposto será realizada exposição a partir de pesquisa bibliográfica, documental e tomada de fotografias do antigo banco Nacional do Comercio de Pelotas.

Indicadores, Metas e Resultados

Busca-se no período em que vai ser realizada a exposição atingir a comunidade universitária e população da cidade, no intuito de divulgar o patrimônio arquitetônico cultural da UFPEL e de Pelotas.
Espera-se atingir um público alvo de 300 pessoas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALFONSO JORGE GRIGOLLETTI MONTONE
CLAURE MORRONE BARBAT PARFITT10
FABIANA DE FREITAS BUENO
GERSON WEBER

Página gerada em 19/04/2024 00:15:58 (consulta levou 0.132186s)