Nome do Projeto
Normas, Instituições e Governança nas Relações Internacionais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2025 - 11/05/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto propõe o desenvolvimento de um conjunto articulado de atividades de pesquisa, ensino e extensão, visando aprofundar a compreensão crítica das normas, instituições e mecanismos de governança no âmbito das Relações Internacionais. A abordagem transcende perspectivas racionalistas tradicionais, privilegiando análises que consideram a emergência, socialização e internalização de normas, bem como os processos de construção e atuação de instituições internacionais. As investigações serão conduzidas nas linhas de "Normas e Instituições Internacionais" e "Governança Global, Desenvolvimento e Sustentabilidade" , com foco em temas contemporâneos e urgentes como direitos humanos (incluindo graves violações), humanitarismo, migração, institucionalismo, organizações internacionais, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. Paralelamente à produção de conhecimento científico rigoroso, o projeto integrará atividades de ensino, promovendo a qualificação de pesquisadores e o aprimoramento curricular em Relações Internacionais, e ações de extensão, fomentando o debate público e a disseminação qualificada de informações sobre questões cruciais da governança global para a sociedade.
Objetivo Geral
Desenvolver e aprofundar, de maneira interdisciplinar e com perspectiva crítica, a pesquisa científica e a produção de conhecimento no campo das Relações Internacionais, com especial atenção às normas, instituições e à governança global. Este projeto abrangerá, de forma integrada, o ensino e a extensão, abordando temáticas como migração, graves violações de direitos humanos, institucionalismo, e o papel das organizações internacionais na busca pela sustentabilidade. Visa, assim, contribuir significativamente para a formação de pesquisadores de excelência, o enriquecimento do processo de ensino aprendizagem e a qualificação do debate público sobre os desafios globais contemporâneos.
Justificativa
A contemporaneidade é marcada pela crescente complexidade e interconexão dos desafios globais, o que exige uma análise aprofundada e multifacetada das normas, instituições e mecanismos de governança que moldam as relações internacionais. O presente projeto se distingue ao propor uma análise que transcende abordagens meramente racionalistas, buscando investigar as perspectivas críticas que elucidam a emergência, socialização e internalização de normas, bem como os processos de construção e atuação de instituições internacionais. As linhas de pesquisa propostas abordam temas de premente relevância global, tais como direitos humanos (incluindo graves violações), fluxos migratórios, desenvolvimento sustentável e a implementação da Agenda 2030, os quais demandam investigação rigorosa e engajada para a formulação de respostas eficazes. A produção de conhecimento científico de alta qualidade e a formação de pesquisadores qualificados são imperativas para subsidiar a formulação de políticas e ações que visem à construção de um futuro mais justo e sustentável, tanto em escala global quanto local. Adicionalmente, a análise aprofundada do institucionalismo e do papel das organizações internacionais é crucial para decifrar a dinâmica da governança global.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Relações Internacionais (Resolução n. 4, de 04 de Outubro de 2017), o Art. 20, inciso XIII, preconiza o "[...] Incentivo à pesquisa, como relevante prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica". O Art. 40, por sua vez, explicita que o Curso deve capacitar profissionais para a "Utilização adequada de teorias e conceitos próprios do campo de Relações Internacionais e seu uso na análise de situações concretas" (inciso X). Diante do fato de que o Eixo de Formação Estruturante em Relações Internacionais contempla conteúdos de Instituições, Regimes e Organizações Internacionais (Art. 50), este projeto de pesquisa contribuirá significativamente para o aprofundamento das discussões realizadas nas atividades de Ensino, ao mesmo tempo em que promoverá a cultura de pesquisa a partir de referenciais teóricos avançados da área. A integração intrínseca entre pesquisa, ensino e extensão assegura que o conhecimento produzido não apenas avance fronteiras acadêmicas, mas também seja efetivamente disseminado e aplicado, fortalecendo o debate público e amplificando a relevância da universidade no enfrentamento dos desafios sociais.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Relações Internacionais (Resolução n. 4, de 04 de Outubro de 2017), o Art. 20, inciso XIII, preconiza o "[...] Incentivo à pesquisa, como relevante prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica". O Art. 40, por sua vez, explicita que o Curso deve capacitar profissionais para a "Utilização adequada de teorias e conceitos próprios do campo de Relações Internacionais e seu uso na análise de situações concretas" (inciso X). Diante do fato de que o Eixo de Formação Estruturante em Relações Internacionais contempla conteúdos de Instituições, Regimes e Organizações Internacionais (Art. 50), este projeto de pesquisa contribuirá significativamente para o aprofundamento das discussões realizadas nas atividades de Ensino, ao mesmo tempo em que promoverá a cultura de pesquisa a partir de referenciais teóricos avançados da área. A integração intrínseca entre pesquisa, ensino e extensão assegura que o conhecimento produzido não apenas avance fronteiras acadêmicas, mas também seja efetivamente disseminado e aplicado, fortalecendo o debate público e amplificando a relevância da universidade no enfrentamento dos desafios sociais.
Metodologia
O projeto adotará uma abordagem metodológica plural e multidisciplinar, integrando métodos qualitativos e quantitativos. As atividades serão estruturadas em três eixos principais: pesquisa, ensino e extensão.
1. Eixo de Pesquisa:
• Pesquisa Bibliográfica e Documental: Levantamento exaustivo e análise crítica de literatura especializada, documentos oficiais de organizações internacionais, relatórios de think tanks, bases de dados e outras fontes relevantes para fundamentar as investigações.
• Estudos de Caso: Condução de análises aprofundadas de casos específicos diretamente relacionados às linhas de pesquisa, incluindo estudos sobre fluxos migratórios, graves violações de direitos humanos e a implementação dos ODS.
• Entrevistas Semi-Estruturadas e em Profundidade: Realização de entrevistas com especialistas acadêmicos, formuladores de políticas públicas, representantes de organizações internacionais e outros atores estratégicos para coleta de dados primários e diversas perspectivas.
• Grupos de Discussão (Focus Groups): Organização de grupos focais para debater temas específicos, fomentar a troca de ideias e a construção coletiva de conhecimento entre os membros da equipe e outros pesquisadores convidados.
• Análise de Dados Quantitativos (quando aplicável): Utilização de bancos de dados secundários e técnicas estatísticas para complementar as análises qualitativas, especialmente em estudos sobre desenvolvimento e sustentabilidade.
• Publicação Científica: Divulgação dos resultados de pesquisa em periódicos científicos qualificados, capítulos de livros e livros, visando à disseminação do conhecimento e ao impacto acadêmico.
2. Eixo de Ensino:
• Seminários e Workshops Acadêmicos: Realização de eventos internos para apresentação de resultados parciais de pesquisa, discussões teóricas e metodológicas, e aprofundamento de temas específicos, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação.
• Participação em Eventos Científicos: Incentivo e suporte à participação de alunos e pesquisadores em congressos, conferências e outros eventos da área, para apresentação de trabalhos e intercâmbio com a comunidade acadêmica.
• Orientação de Iniciação Científica e TCCs: Orientação de projetos de pesquisa de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de graduação, bem como de dissertações e teses de pós-graduação, nas temáticas do projeto.
• Integração Curricular: Inclusão de tópicos e resultados de pesquisa desenvolvidos no projeto em ementas e planos de ensino de disciplinas pertinentes do Curso de Relações Internacionais, especialmente aquelas relacionadas a Instituições, Regimes e Organizações Internacionais.
3. Eixo de Extensão:
• Seminários e Workshops Temáticos Abertos ao Público: Organização de eventos destinados à comunidade externa, promovendo o debate público e a disseminação de informações sobre os temas de pesquisa do projeto, com linguagem acessível.
• Produção de Materiais de Divulgação: Elaboração de materiais informativos e didáticos (e.g., cartilhas, infográficos, vídeos curtos, posts para mídias sociais) sobre os resultados das pesquisas e as temáticas abordadas, visando à ampla divulgação.
• Ações de Sensibilização e Engajamento: Desenvolvimento de atividades de extensão em parceria com organizações da sociedade civil, escolas e outras instituições, para promover a conscientização e o engajamento cívico em questões de governança global, direitos humanos e sustentabilidade.
• Cursos de Curta Duração/Capacitação: Oferta de cursos abertos à comunidade sobre tópicos específicos do projeto, visando à capacitação e à formação continuada.
1. Eixo de Pesquisa:
• Pesquisa Bibliográfica e Documental: Levantamento exaustivo e análise crítica de literatura especializada, documentos oficiais de organizações internacionais, relatórios de think tanks, bases de dados e outras fontes relevantes para fundamentar as investigações.
• Estudos de Caso: Condução de análises aprofundadas de casos específicos diretamente relacionados às linhas de pesquisa, incluindo estudos sobre fluxos migratórios, graves violações de direitos humanos e a implementação dos ODS.
• Entrevistas Semi-Estruturadas e em Profundidade: Realização de entrevistas com especialistas acadêmicos, formuladores de políticas públicas, representantes de organizações internacionais e outros atores estratégicos para coleta de dados primários e diversas perspectivas.
• Grupos de Discussão (Focus Groups): Organização de grupos focais para debater temas específicos, fomentar a troca de ideias e a construção coletiva de conhecimento entre os membros da equipe e outros pesquisadores convidados.
• Análise de Dados Quantitativos (quando aplicável): Utilização de bancos de dados secundários e técnicas estatísticas para complementar as análises qualitativas, especialmente em estudos sobre desenvolvimento e sustentabilidade.
• Publicação Científica: Divulgação dos resultados de pesquisa em periódicos científicos qualificados, capítulos de livros e livros, visando à disseminação do conhecimento e ao impacto acadêmico.
2. Eixo de Ensino:
• Seminários e Workshops Acadêmicos: Realização de eventos internos para apresentação de resultados parciais de pesquisa, discussões teóricas e metodológicas, e aprofundamento de temas específicos, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação.
• Participação em Eventos Científicos: Incentivo e suporte à participação de alunos e pesquisadores em congressos, conferências e outros eventos da área, para apresentação de trabalhos e intercâmbio com a comunidade acadêmica.
• Orientação de Iniciação Científica e TCCs: Orientação de projetos de pesquisa de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de graduação, bem como de dissertações e teses de pós-graduação, nas temáticas do projeto.
• Integração Curricular: Inclusão de tópicos e resultados de pesquisa desenvolvidos no projeto em ementas e planos de ensino de disciplinas pertinentes do Curso de Relações Internacionais, especialmente aquelas relacionadas a Instituições, Regimes e Organizações Internacionais.
3. Eixo de Extensão:
• Seminários e Workshops Temáticos Abertos ao Público: Organização de eventos destinados à comunidade externa, promovendo o debate público e a disseminação de informações sobre os temas de pesquisa do projeto, com linguagem acessível.
• Produção de Materiais de Divulgação: Elaboração de materiais informativos e didáticos (e.g., cartilhas, infográficos, vídeos curtos, posts para mídias sociais) sobre os resultados das pesquisas e as temáticas abordadas, visando à ampla divulgação.
• Ações de Sensibilização e Engajamento: Desenvolvimento de atividades de extensão em parceria com organizações da sociedade civil, escolas e outras instituições, para promover a conscientização e o engajamento cívico em questões de governança global, direitos humanos e sustentabilidade.
• Cursos de Curta Duração/Capacitação: Oferta de cursos abertos à comunidade sobre tópicos específicos do projeto, visando à capacitação e à formação continuada.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
• Número de artigos científicos publicados em periódicos com qualificação A1-B1 (Qualis Capes).
• Número de livros ou capítulos de livros publicados em editoras qualificadas.
• Número de apresentações de trabalhos em eventos científicos de relevância nacional e internacional.
• Número de seminários e workshops organizados pelo projeto, com registro de público e feedback.
• Número de projetos de pesquisa submetidos a agências de fomento (CNPq, CAPES, FAPERGS, etc.).
• Número de alunos de graduação e pós-graduação formalmente vinculados e participantes nas atividades do projeto (pesquisa, ensino, extensão).
• Número de atividades de ensino e extensão realizadas (e.g., palestras ministradas em escolas, ações comunitárias, produção de materiais de divulgação).
• Número de orientações de iniciação científica e TCCs concluídas.
Metas:
• Publicar um mínimo de 2 artigos científicos por ano em periódicos qualificados (Qualis Capes A1-B1).
• Publicar pelo menos 1 livro ou coletânea a cada biênio.
• Organizar, no mínimo, 1 seminário ou workshop anual com ampla participação de público acadêmico e externo.
• Submeter anualmente projetos de pesquisa a agências de fomento, buscando recursos para a continuidade das atividades.
• Garantir a participação formal de, no mínimo, 4 alunos de graduação anualmente em atividades de pesquisa e/ou extensão do projeto.
• Promover a integração das temáticas do projeto em, no mínimo, 2 disciplinas do curso de Relações Internacionais por semestre acadêmico.
• Realizar pelo menos 1 atividade de extensão aberta à comunidade por ano, com impacto social perceptível.
Resultados Esperados:
• Produção Científica Qualificada: Geração de conhecimento científico original e relevante sobre normas, instituições e governança global, com análises aprofundadas sobre migração, graves violações de direitos humanos, institucionalismo, organizações internacionais e ODS.
• Formação de Capital Humano: Qualificação de pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação, aptos a atuar no campo das Relações Internacionais com excelência e capacidade crítica.
• Fortalecimento de Redes: Consolidação de uma rede de colaboração com outros grupos de pesquisa e instituições nacionais e internacionais, ampliando o alcance e a qualidade das investigações.
• Engajamento Público e Social: Fomento do debate público e da conscientização social sobre temas de relevância global, contribuindo para a cidadania ativa e informada.
• Impacto em Políticas Públicas: Subsídio à formulação de políticas públicas mais justas, eficazes e sustentáveis, a partir das evidências e análises produzidas pelo projeto.
• Aprimoramento Curricular: Enriquecimento do currículo do curso de Relações Internacionais, oferecendo aos estudantes uma visão atualizada e crítica das dinâmicas globais.
• Número de artigos científicos publicados em periódicos com qualificação A1-B1 (Qualis Capes).
• Número de livros ou capítulos de livros publicados em editoras qualificadas.
• Número de apresentações de trabalhos em eventos científicos de relevância nacional e internacional.
• Número de seminários e workshops organizados pelo projeto, com registro de público e feedback.
• Número de projetos de pesquisa submetidos a agências de fomento (CNPq, CAPES, FAPERGS, etc.).
• Número de alunos de graduação e pós-graduação formalmente vinculados e participantes nas atividades do projeto (pesquisa, ensino, extensão).
• Número de atividades de ensino e extensão realizadas (e.g., palestras ministradas em escolas, ações comunitárias, produção de materiais de divulgação).
• Número de orientações de iniciação científica e TCCs concluídas.
Metas:
• Publicar um mínimo de 2 artigos científicos por ano em periódicos qualificados (Qualis Capes A1-B1).
• Publicar pelo menos 1 livro ou coletânea a cada biênio.
• Organizar, no mínimo, 1 seminário ou workshop anual com ampla participação de público acadêmico e externo.
• Submeter anualmente projetos de pesquisa a agências de fomento, buscando recursos para a continuidade das atividades.
• Garantir a participação formal de, no mínimo, 4 alunos de graduação anualmente em atividades de pesquisa e/ou extensão do projeto.
• Promover a integração das temáticas do projeto em, no mínimo, 2 disciplinas do curso de Relações Internacionais por semestre acadêmico.
• Realizar pelo menos 1 atividade de extensão aberta à comunidade por ano, com impacto social perceptível.
Resultados Esperados:
• Produção Científica Qualificada: Geração de conhecimento científico original e relevante sobre normas, instituições e governança global, com análises aprofundadas sobre migração, graves violações de direitos humanos, institucionalismo, organizações internacionais e ODS.
• Formação de Capital Humano: Qualificação de pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação, aptos a atuar no campo das Relações Internacionais com excelência e capacidade crítica.
• Fortalecimento de Redes: Consolidação de uma rede de colaboração com outros grupos de pesquisa e instituições nacionais e internacionais, ampliando o alcance e a qualidade das investigações.
• Engajamento Público e Social: Fomento do debate público e da conscientização social sobre temas de relevância global, contribuindo para a cidadania ativa e informada.
• Impacto em Políticas Públicas: Subsídio à formulação de políticas públicas mais justas, eficazes e sustentáveis, a partir das evidências e análises produzidas pelo projeto.
• Aprimoramento Curricular: Enriquecimento do currículo do curso de Relações Internacionais, oferecendo aos estudantes uma visão atualizada e crítica das dinâmicas globais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANNA JULIA DE BORBA | |||
JONAS JUSTINO DOS SANTOS | |||
MATHEUS DA SILVA DOS SANTOS | |||
MATHEUS GOLDBECK HELLWIG | |||
NICOLAS HENRIQUE LOPES DE LIMA | |||
RAFAEL ASSUMPCAO ROCHA | 6 |