Nome do Projeto
Acompanhamento de Egressos dos Cursos de Cinema da UFPEL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
26/05/2025 - 07/05/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto tem como objetivo realizar o acompanhamento contínuo dos egressos dos cursos de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio da aplicação de formulários a cada quatro anos. A proposta visa mapear trajetórias profissionais e formativas após a conclusão do curso, reunindo dados sobre local de residência, área de atuação, vínculo empregatício, remuneração, continuidade de estudos, entre outros aspectos relevantes.
A pesquisa busca compreender de que forma a formação recebida na UFPel se articula com os percursos profissionais dos egressos, contribuindo para reflexões sobre o currículo, as políticas institucionais de formação e a inserção no mercado audiovisual e cultural. Além disso, os resultados do mapeamento serão fundamentais para subsidiar avaliações internas, prestar contas à comunidade acadêmica e orientar ações de aprimoramento institucional.
A metodologia do projeto baseia-se na aplicação periódica de formulários online, com questões fechadas e abertas, encaminhados por e-mail e redes sociais aos egressos identificados. Os dados coletados serão sistematizados em relatórios e análises qualitativas e quantitativas, permitindo a construção de séries históricas sobre a atuação dos ex-estudantes ao longo do tempo.
Este projeto se insere no campo da pesquisa institucional e educacional, e também contribui para o fortalecimento da relação entre a universidade e seus ex-alunos, reconhecendo o acompanhamento de egressos como uma dimensão importante da avaliação e da responsabilidade social universitária.
Já foram realizadas coletas e análises de dados, nomeado de Censo, nos anos de 2018 e 2022.
Objetivo Geral
Realizar o acompanhamento sistemático dos egressos dos cursos de Cinema e Audiovisual da UFPel, a fim de mapear suas trajetórias profissionais e formativas, identificando áreas de atuação, local de residência, condições de inserção no mercado e outras variáveis relevantes, com vistas a subsidiar reflexões institucionais sobre a formação oferecida e suas relações com o campo audiovisual.
Justificativa
Acompanhar os egressos dos cursos de graduação é uma prática fundamental para avaliar a efetividade da formação acadêmica e seu impacto na vida profissional dos estudantes após a conclusão do curso. No caso específico dos cursos de Cinema e Audiovisual da UFPel, compreender as trajetórias dos egressos permite analisar em que medida a formação recebida contribuiu para sua inserção no mercado de trabalho, sua atuação em diferentes segmentos do campo audiovisual, e seu envolvimento com atividades acadêmicas, artísticas ou culturais.
Além disso, o mapeamento periódico dos egressos possibilita à universidade refletir sobre a pertinência e atualidade de seu currículo, identificar demandas emergentes de formação, fortalecer vínculos com ex-alunos e aprimorar suas políticas institucionais. A pesquisa também contribui para a construção de indicadores internos de qualidade, podendo subsidiar processos de avaliação e planejamento, tanto no âmbito do curso quanto da universidade como um todo.
Por fim, em um campo como o audiovisual — caracterizado por transformações tecnológicas, mudanças no mundo do trabalho e desafios à profissionalização —, é especialmente importante manter um diálogo contínuo com quem já passou pela universidade e hoje atua em contextos diversos. Este projeto, ao propor o acompanhamento dos egressos a cada quatro anos, oferece uma ferramenta estratégica para compreender essas dinâmicas e reforçar o compromisso social da UFPel com a formação crítica e cidadã de seus estudantes.
Além disso, o mapeamento periódico dos egressos possibilita à universidade refletir sobre a pertinência e atualidade de seu currículo, identificar demandas emergentes de formação, fortalecer vínculos com ex-alunos e aprimorar suas políticas institucionais. A pesquisa também contribui para a construção de indicadores internos de qualidade, podendo subsidiar processos de avaliação e planejamento, tanto no âmbito do curso quanto da universidade como um todo.
Por fim, em um campo como o audiovisual — caracterizado por transformações tecnológicas, mudanças no mundo do trabalho e desafios à profissionalização —, é especialmente importante manter um diálogo contínuo com quem já passou pela universidade e hoje atua em contextos diversos. Este projeto, ao propor o acompanhamento dos egressos a cada quatro anos, oferece uma ferramenta estratégica para compreender essas dinâmicas e reforçar o compromisso social da UFPel com a formação crítica e cidadã de seus estudantes.
Metodologia
O projeto será desenvolvido com base em uma abordagem quanti-qualitativa, articulando dados estatísticos e análises descritivas a partir de informações fornecidas pelos próprios egressos. A principal ferramenta de coleta de dados será a aplicação de um formulário online, elaborado com questões fechadas e abertas, e enviado a cada quatro anos a todos os egressos identificados dos cursos de Cinema e Audiovisual da UFPel.
O formulário contemplará tópicos como:
Local de residência atual;
Área(s) de atuação profissional;
Vínculo empregatício ou regime de trabalho;
Faixa de remuneração;
Continuidade ou não dos estudos (especialização, mestrado, doutorado);
Avaliação do curso de graduação;
Participação em projetos ou ações vinculadas à universidade após a formatura.
A amostragem será censitária, buscando atingir o maior número possível de ex-alunos, com apoio de redes sociais, grupos de egressos, e-mail institucional e articulações com docentes e coordenações anteriores. Os dados serão organizados em banco próprio, com tratamento estatístico simples (frequência, média, cruzamentos) para as perguntas fechadas, e análise de conteúdo para as respostas discursivas.
Os resultados serão sistematizados em relatórios internos, apresentados em eventos acadêmicos e disponibilizados para a coordenação do curso, colegiado e demais instâncias da universidade interessadas na avaliação de suas políticas de formação e inserção profissional.
A cada edição da coleta (a cada quatro anos), os dados acumulados permitirão a comparação longitudinal dos resultados, possibilitando a identificação de tendências e transformações ao longo do tempo.
O formulário contemplará tópicos como:
Local de residência atual;
Área(s) de atuação profissional;
Vínculo empregatício ou regime de trabalho;
Faixa de remuneração;
Continuidade ou não dos estudos (especialização, mestrado, doutorado);
Avaliação do curso de graduação;
Participação em projetos ou ações vinculadas à universidade após a formatura.
A amostragem será censitária, buscando atingir o maior número possível de ex-alunos, com apoio de redes sociais, grupos de egressos, e-mail institucional e articulações com docentes e coordenações anteriores. Os dados serão organizados em banco próprio, com tratamento estatístico simples (frequência, média, cruzamentos) para as perguntas fechadas, e análise de conteúdo para as respostas discursivas.
Os resultados serão sistematizados em relatórios internos, apresentados em eventos acadêmicos e disponibilizados para a coordenação do curso, colegiado e demais instâncias da universidade interessadas na avaliação de suas políticas de formação e inserção profissional.
A cada edição da coleta (a cada quatro anos), os dados acumulados permitirão a comparação longitudinal dos resultados, possibilitando a identificação de tendências e transformações ao longo do tempo.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
Número total de egressos mapeados a cada edição do formulário;
Taxa de resposta dos egressos (% em relação ao total de formados);
Distribuição geográfica dos egressos por cidade, estado e região;
Percentual de egressos atuando na área do audiovisual ou em áreas correlatas;
Percentual de egressos com vínculo formal de trabalho ou atuação autônoma;
Faixas de remuneração predominantes entre os respondentes;
Percentual de egressos que prosseguiram na formação (especialização, mestrado, doutorado);
Avaliação dos egressos sobre a formação recebida na UFPel;
Número de relatórios gerados, apresentados e compartilhados com instâncias institucionais.
Metas:
Aplicar uma nova edição do formulário a cada 4 anos, abrangendo todos os cursos de Cinema e Audiovisual da UFPel;
Alcançar uma taxa mínima de 50% de respostas em relação ao total de egressos identificados;
Sistematizar os dados em relatórios com análise quantitativa e qualitativa;
Apresentar os resultados em eventos internos e externos, como reuniões de colegiado, seminários e congressos;
Utilizar os dados para apoiar processos de avaliação institucional, revisão curricular e planejamento de ações pedagógicas e formativas.
Resultados Esperados:
Construção de um panorama confiável e atualizado sobre os percursos dos egressos, contribuindo para o conhecimento sobre a inserção profissional no campo audiovisual;
Identificação de áreas de atuação predominantes, demandas formativas e lacunas percebidas pelos ex-estudantes;
Fortalecimento do vínculo entre os cursos e seus egressos, promovendo uma cultura de escuta institucional;
Geração de subsídios para políticas de aprimoramento do ensino, extensão e acompanhamento discente;
Consolidação de uma base de dados longitudinal, que permitirá comparações entre diferentes gerações e análises sobre mudanças ao longo do tempo.
Número total de egressos mapeados a cada edição do formulário;
Taxa de resposta dos egressos (% em relação ao total de formados);
Distribuição geográfica dos egressos por cidade, estado e região;
Percentual de egressos atuando na área do audiovisual ou em áreas correlatas;
Percentual de egressos com vínculo formal de trabalho ou atuação autônoma;
Faixas de remuneração predominantes entre os respondentes;
Percentual de egressos que prosseguiram na formação (especialização, mestrado, doutorado);
Avaliação dos egressos sobre a formação recebida na UFPel;
Número de relatórios gerados, apresentados e compartilhados com instâncias institucionais.
Metas:
Aplicar uma nova edição do formulário a cada 4 anos, abrangendo todos os cursos de Cinema e Audiovisual da UFPel;
Alcançar uma taxa mínima de 50% de respostas em relação ao total de egressos identificados;
Sistematizar os dados em relatórios com análise quantitativa e qualitativa;
Apresentar os resultados em eventos internos e externos, como reuniões de colegiado, seminários e congressos;
Utilizar os dados para apoiar processos de avaliação institucional, revisão curricular e planejamento de ações pedagógicas e formativas.
Resultados Esperados:
Construção de um panorama confiável e atualizado sobre os percursos dos egressos, contribuindo para o conhecimento sobre a inserção profissional no campo audiovisual;
Identificação de áreas de atuação predominantes, demandas formativas e lacunas percebidas pelos ex-estudantes;
Fortalecimento do vínculo entre os cursos e seus egressos, promovendo uma cultura de escuta institucional;
Geração de subsídios para políticas de aprimoramento do ensino, extensão e acompanhamento discente;
Consolidação de uma base de dados longitudinal, que permitirá comparações entre diferentes gerações e análises sobre mudanças ao longo do tempo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CÍNTIA LANGIE ARAUJO | 1 | ||
GUILHERME CARVALHO DA ROSA | 2 | ||
LIÂNGELA CARRET XAVIER | 5 | ||
LUISY PACHECO CORREIA |