Nome do Projeto
Curso de Introdução à Análise do Discurso
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/05/2025 - 12/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A Análise Materialista do Discurso, fundamentada nos pressupostos teórico-epistemológicos desenvolvidos por Michel Pêcheux na França e por Eni Orlandi no Brasil, caracteriza-se por relacionar linguagem e história e, dessa forma, investigar processos de produção de sentidos que se dão na fronteira entre o linguístico e o ideológico. Para que tal articulação seja devidamente realizada, é necessário uma ampla formação teórico-metodológica que dê aos estudantes condições de transitar entre as áreas - a saber, estudos da linguagem, história, teoria das ideologias e psicanálise
Objetivo Geral
Preparar estudantes, especialmente aqueles dos cursos lotados no Centro de Letras e Comunicação, para a pesquisa em Análise de Discurso.
Justificativa
A Análise de Discurso de filiação pêcheutiana é uma teoria que, hoje, desenvolve-se principalmente no Brasil. No Centro de Letras e Comunicação da UFPel, ao menos três professoras fazem pesquisa nesta área, o que abrange uma média de vinte alunos pesquisadores.
Como uma disciplina de entremeio, a AD trabalha com, ao menos, três áreas do conhecimento distintas: a linguística, como base dos processos discursivos, o materialismo histórico, em especial a teoria das ideologias, e a psicanálise, cuja teoria do sujeito atravessa todo o aparato teórico-metodológico da AD.
Com isso, é de extrema importância para as pesquisas na área, que os estudantes desenvolvam um trabalho não só analítico, mas teórico sólido, o que escapa sistematicamente à sua formação de graduação e ao escopo dos projetos de pesquisa aos quais se vinculam. Este projeto de ensino visa suprir uma lacuna em sua formação e, além disso, preparar estudantes para a pesquisa em AD, considerando-se a complexidade que a articulação de três campos do conhecimento exige.
Nos projetos político-pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Letras (Português, Português/Espanhol, Português/Francês, Português/Alemão e Português/Inglês) não há uma disciplina que dê conta dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso. Apesar de o termo discurso aparecer diversas vezes nas caracterizações das disciplinas, ele não costuma referir-se à Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux, mas especialmente às concepções advindas da Linguística Textual, da Linguística da Enunciação e da Pragmática.
A contribuição da AD para a formação de professores é fundamental, pois tal teoria é capaz de auxiliar os futuros professores nas análises das materialidades linguísticas, textuais e discursivas, proporcionando uma aprendizagem,por parte dos alunos, dinâmica e atenta ao contexto político-social, além de estimular o pensamento crítico.
Como uma disciplina de entremeio, a AD trabalha com, ao menos, três áreas do conhecimento distintas: a linguística, como base dos processos discursivos, o materialismo histórico, em especial a teoria das ideologias, e a psicanálise, cuja teoria do sujeito atravessa todo o aparato teórico-metodológico da AD.
Com isso, é de extrema importância para as pesquisas na área, que os estudantes desenvolvam um trabalho não só analítico, mas teórico sólido, o que escapa sistematicamente à sua formação de graduação e ao escopo dos projetos de pesquisa aos quais se vinculam. Este projeto de ensino visa suprir uma lacuna em sua formação e, além disso, preparar estudantes para a pesquisa em AD, considerando-se a complexidade que a articulação de três campos do conhecimento exige.
Nos projetos político-pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Letras (Português, Português/Espanhol, Português/Francês, Português/Alemão e Português/Inglês) não há uma disciplina que dê conta dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso. Apesar de o termo discurso aparecer diversas vezes nas caracterizações das disciplinas, ele não costuma referir-se à Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux, mas especialmente às concepções advindas da Linguística Textual, da Linguística da Enunciação e da Pragmática.
A contribuição da AD para a formação de professores é fundamental, pois tal teoria é capaz de auxiliar os futuros professores nas análises das materialidades linguísticas, textuais e discursivas, proporcionando uma aprendizagem,por parte dos alunos, dinâmica e atenta ao contexto político-social, além de estimular o pensamento crítico.
Metodologia
Leitura e discussão de textos;
Aulas expositivo-dialogadas.
Aulas expositivo-dialogadas.
Indicadores, Metas e Resultados
Não se aplica
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
JANAINA CARDOSO BRUM | 6 | ||
JHULY NOLASCO MADRUGA | |||
LUCIANA IOST VINHAS | 8 | ||
MARINA MOREIRA PERES DA ROSA |