Nome do Projeto
Recuperação de solos degradados pela mineração de carvão
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/06/2025 - 20/06/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O carvão mineral é uma importante fonte alternativa de energia. O estado do Rio Grande do Sul, possui as maiores jazidas do Brasil, sendo estas localizadas principalmente no município de Candiota-RS. Porém, a atividade de remoção do carvão traz problemas ambientais de grandes proporções, pois sua extração a céu aberto provoca uma ampla modificação estrutural do ambiente. A etapa inicial consiste da retirada dos horizontes do solo, saprólito e das camadas geológicas sobrejacentes ou intercaladas às camadas de carvão, denominadas de estéreis (arenitos, siltitos, argilitos e folhelhos carbonosos), sendo este material depositado na cava aberta anteriormente, de forma a reconstituir topograficamente a área. Horizontes superficiais do solo são recolocados sobre a camada de estéreis, práticas agronômicas são realizadas (preparo de solo e correção de fertilidade) e o plantio é feito de forma a revegetar a paisagem. O solo assim construído é classificado como Tecnossolo pela WRB (World Reference Base). A compactação e a diluição no teor de matéria orgânica das camadas superficiais do solo das áreas em processo de recuperação restringem o desenvolvimento da vegetação e diminuem a taxa de infiltração de água, favorecendo a perda de solo por erosão e a exposição das camadas de estéril, contaminando as águas de mananciais.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é o de avaliar o estado geral de recuperação física, química e biológica dos solos recuperados e com isso poder sugerir melhoras no sistema de recuperação, envolvendo desde a construção do solo, passando pelas práticas de correção agronômica até o manejo pós recuperação.

Justificativa

A legislação ambiental exige que a área recuperada seja destinada a um uso sustentável. Essa sustentabilidade depende de que as condições edáficas do solo recuperado estejam o mais próximo possível do solo natural pré-mineração.

Metodologia

Os estudos principais, envolvendo análises físicas, químicas e biológicas, serão conduzidos ao longo de cronosequências, caracterizando solos construídos de diferentes idades. O solo natural, sob diferentes usos agrícolas, será usado como referência. Eventuais demandas da empresa mineradora também poderão ser atendidas, como por exemplo testar o uso alternativo de diferentes tipos de resíduos como fertilizantes ou condicionadores de solo.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores se espera produzir trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado, resumos de congresso, artigos científicos e capítulos de livro. Com os resultados dos estudos se espera aferir a recuperação dos solos realizada pela empresa mineradora e propor melhorias no manejo e na conservação dos solos regenerados (tecnossolos) de forma a garantir a sustentabilidade dos mesmos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA PINHEIRO KLAIN IBEIRO
EMERSON MEIRELES DE FARIAS
JAKELINE ROSA DE OLIVEIRA2
LIZETE STUMPF2
LUIZ FERNANDO SPINELLI PINTO4
PABLO MIGUEL2

Página gerada em 16/08/2025 18:33:19 (consulta levou 0.142262s)