Nome do Projeto
Oficina de anatomia palpatória: Uma abordagem para promover vivências práticas para os estudantes do curso de fisioterapia da UFPEL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/06/2025 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto de ensino intitulado "Oficina de Anatomia Palpatória: Uma abordagem para promover vivências práticas para os estudantes do curso de Fisioterapia da UFPEL" propõe a criação de um grupo de estudos voltado à oferta de oficinas práticas para alunos do quinto semestre do curso de Fisioterapia. A iniciativa, vinculada à ESEF/UFPEL e coordenada pelo professor Maurício Tatsch Ximenes Carvalho, tem como foco suprir uma lacuna formativa no currículo atual do curso, visto que os conteúdos de anatomia palpatória não compõem a ementa da disciplina de Semiologia Geral, nem integram o currículo como disciplina regular. A proposta parte do reconhecimento de que a habilidade de identificar e manipular estruturas anatômicas por meio da palpação é essencial à prática clínica do fisioterapeuta. No entanto, os conteúdos relacionados à anatomia palpatória não foram ofertados para atual turma do quinto semestre do curso de Fisioterapia da UFPel. Assim, o projeto busca complementar a formação acadêmica, oferecendo vivências teórico-práticas que favoreçam o desenvolvimento de competências fundamentais para a atuação profissional. As oficinas ocorrerão em quatro encontros presenciais, organizados tematicamente por segmentos corporais: (1) membro superior, (2) coluna vertebral, (3) cintura pélvica, coxa e joelho, e (4) perna, tornozelo e pé. Cada oficina será composta por uma parte teórica inicial, seguida de demonstrações práticas conduzidas pelo professor e, por fim, práticas supervisionadas realizadas em duplas. Para participar, os estudantes devem já ter cursado a disciplina de Semiologia Geral. Será necessário um mínimo de 75% de frequência para obtenção do certificado de participação. Entre os principais objetivos do projeto estão: proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar a anatomia palpatória de forma prática e aplicada; contribuir para a construção do raciocínio clínico em fisioterapia musculoesquelética; relacionar o conteúdo anatômico com a futura assistência fisioterapêutica; e integrar a anatomia como ferramenta essencial para avaliação e conduta profissional. Espera-se, ainda, que a experiência sirva como base para futuras propostas de inclusão formal da anatomia palpatória no currículo do curso. Em síntese, o projeto visa aprimorar a formação dos futuros fisioterapeutas por meio de estratégias ativas de ensino, com foco na integração entre teoria e prática.

Objetivo Geral

Ofertar aos alunos do quinto semestre que cursaram a disciplina de Semiologia Geral vivências práticas em anatomia palpatória.

Justificativa

A formação em Fisioterapia exige compreensão da anatomia humana, especialmente no que se refere à identificação e manipulação de estruturas corporais por meio da palpação. No entanto, observa-se que os conteúdos relacionados à anatomia palpatória não estão contemplados de forma sistematizada na grade curricular do curso, particularmente na disciplina de Semiologia Geral. Essa lacuna pode comprometer o desempenho dos estudantes em componentes curriculares que exigem habilidades práticas e conhecimento da anatomia por palpação. Somado a isso, a densidade de conteúdos da semiologia geral faz com que sejam abordadas apenas algumas noções de anatomia palpatória. E particularmente a turma do quinto semestre do curso fisioterapia, esse conteúdo não foi ofertado.
Diante disso, este projeto de ensino justifica-se pela necessidade de complementar a formação dos estudantes do quinto semestre do curso de Fisioterapia, oferecendo vivências teórico-práticas que favoreçam o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação clínica. A proposta de encontros presenciais em formato de oficinas permite o contato direto com os conteúdos de anatomia palpatória, promovendo um aprendizado integrado à futura prática profissional. Além de atender a uma demanda imediata, a atividade reforça a importância da inclusão formal desse conteúdo na matriz curricular do curso.

Metodologia

Será realizado, inicialmente, um convite aos discentes do quinto semestre do curso de Fisioterapia que já tenham cursado a disciplina de Semiologia Geral para participarem do projeto. Será aberto um período de uma semana para inscrições dos interessados em participar das oficinas. As oficinas serão organizadas em quatro encontros, com foco na anatomia palpatória. Cada encontro terá início com uma abordagem teórica, abordando os principais fundamentos que norteiam a prática. Em seguida, o professor responsável realizará a demonstração das técnicas de anatomia palpatória, sendo então iniciada a prática dos estudantes, que será realizada em duplas sob supervisão docente. As quatro oficinas serão ofertadas conforme os conteúdos abaixo.
Oficina 1) Anatomia palpatória do membro superior.
Oficina 2) Anatomia palpatória da coluna vertebral.
Oficina 3) Anatomia palpatória da cintura pélvica, coxa e joelho.
Oficina 4) Anatomia palpatória da perna, tornozelo e pé.

Haverá uma ata de frequência para registro de cada oficina. Os(As) participantes deverão ter frequência mínima de 75% ao longo do projeto para que possam ter certificado.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se ao longo do desenvolvimento das oficinas de Anatomia Palpatória:
- Proporcionar aos estudantes vivências práticas em anatomia palpatória visando a integração da teoria com a prática.
- Construir as bases para implementação do racional clínico em fisioterapia musculoesquelética através das bases anatômicas.
- Relacionar os conteúdos de anatomia palpatória com a futura assistência fisioterapêutica do estudante.
- Integrar a anatomia como um elemento norteador para a avaliação e conduta fisioterapêutica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MAURÍCIO TATSCH XIMENES CARVALHO10

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