Nome do Projeto
Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/08/2025 - 17/05/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Desenvolvimento Econômico e Social das nações é um dos temas mais relevantes da atualidade visto que não há melhoria de bem estar sem que haja aumento de PIB per capta, minimização das desigualdades sociais, mitigação de impactos ambientais erradicação da pobreza e da fome. Autores como os clássicos Adam Smith (1976), David Ricardo (1817) e, mais recentemente, Eli Filip Heckscher e Bertil Gotthard Ohlin (premio Nobel de Economia de 1977) demonstraram a correlação positiva entre o desenvolvimento das nações e o comércio internacional. Já, os economistas da atualidade Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson (prêmio Nobel de Economia de 2024) demostraram a correlação e o impacto das instituições sociais sobre as desigualdades econômicas e, portanto, diferentes níveis de prosperidade das nações. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo ampliar e aprofundar a questão do comércio internacional e o impactos das instituições sobre o processo de desenvolvimento sustentável do Brasil. Para tanto, propõe-se traçar um paralelo entre o processo de desenvolvimento da maior economia do mundo, os Estados Unidos da América (EUA) que adotam um modelo baseado no livre mercado e liberdades individuais aliado a um poder de Estado mais enxuto e descentralizado e a China, atual modelo de milagre de crescimento econômico baseado num poder de Estado centralizado e com a participação do mesmo de modo ativo, junto ao setor privado, no processo de produção do país. Outro desdobramento da pesquisa é averigarar, para o Brasil, uma possível correlação entre a uma maior abertura ao comércio exterior , que teve na década de 1990 um referencial de uma abertura comercial significativa, e a diferença salarial entre homens e mulheres no mercado de trabalho formal. Este foco da pesquisa tem por base um estudo de Hirata e Soares (2020) onde encontrou-se uma correlação positiva entre a abertura econômica brasileira e a mitigação do hiato salarial entre raças.

Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa é analisar e avaliar o efeito do comércio internacional sobre o desenvolvimento economico sustentável, alicerçado no tripé, economia, sociedade e meio ambiente.

Justificativa

A presente pesquisa justifica-se pela relevância do tema em si. O processo de desenvolvimento sustentável é o tema central das discussões dos diversos organimos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) visto que a melhoria do bem estar, que abrange todas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS ) só pode ser alcançado através de um processo de crescimento de pib per capta e uma eficiente mitigação das desigualdades socias e foco na preservação do meio ambiente.

Metodologia

A metodolgia a ser utilizada baseia-se em diferentes métodos ou estratégias empíricas: a revisão bibliografica será feita com auxilio de sistemas de informação baseado em sistemas de redes e bibliometria, para encontrar a correlação entre variáveis utilizar-se á a econometria do método para dados empilhados, para fazer a avaliação de impacto e encontrar um efeito causal entre variáveis será utilizdas métodos de microeconometria como difference in differences (DID) e, por fim, o método de séries temporais bayseanas.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores de resultados ao final do projeto:
- Aprofundar a discussão sobre qual deveria ser o planejamento de longo prazo para o desenvolvimento sustentável do Brasil;
-Aprimorar a discussão sobre livre comércio e desenvolvimento econômico;
- Publicação de um artigo em um periódico e apresentá-lo em congressos nacionais e interncionais;
-Publicar um livro com ISBN sobre o processo de desenvolviemnto sustentável do Brasil traçando um paralelo entre o desenvolvimento da China e dos EUA.

Repercursão e/ou impactos dos resultados
-Contribuir para a construção de políticas públicas que possam alavancar de modo eficente e eficaz o processo de desenvolvimento econômico sustentável do Brasil.
-Contribuir com a literatura do desenvolvimento das nações.
-Proporcionar cursos de curta duração e seminários sobre o tema do desenvolvimento dos países, em especial o Brasil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KELLY FABIANE DE FARIAS SIMÕES ARPINO8
PEDRO HENRIQUE GOMES MONTEIRO

Página gerada em 26/07/2025 22:17:36 (consulta levou 0.102202s)