Nome do Projeto
Histórias e memórias de escolas da cidade de Pelotas e região sul do RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/11/2025 - 09/06/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto respaldado no referencial epistemológico da História Cultural busca, através da pesquisa, a organização de livros e de coletâneas de textos, vários olhares sobre a história e a memória de instituições educacionais do município de Pelotas e de municípios do sul Rio-Grandense. O Projeto, nos primeiros anos limitava-se ao município de Pelotas. Em sua vigência foram publicadas coletâneas sobre os Colégios Pelotense e Santa Margarida e a Escola Estadual Assis Brasil. Com esta proposta que alarga a espacialidade de ação, continua-se a contemplar escolas que se destacaram por sua representatividade junto às comunidades, tanto em termos de proposta pedagógica como de abrangência de alunos atendidos. Nos textos serão apresentados relatos de alunos, professores e funcionários e também pessoas que exerceram cargos burocráticos no âmbito educacional. Este projeto também visa contribuir com os estudos que vêm sendo desenvolvidos pelos docentes da área de História da Educação da FaE/UFPel - que, reunidos em torno do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), criado em 2000, têm privilegiado em suas pesquisas individuais os processos históricos da constituição da escola, da profissão docente e das idéias pedagógicas.

Objetivo Geral

Lembrando que o passado das instituições educacionais não pertence apenas à instituição, mas à sociedade em que ela se encontra, têm-se como objetivo geral desse projeto: a elaboração, organização e publicação de livros e de coletâneas de textos que abordem aspectos da história e da memória de instituições de ensino de Pelotas e da região sul do RS.
Como objetivos mais específicos, pretende-se:
- fazer um estudo bibliográfico sobre a temática da investigação;
- resgatar documentos escritos, orais e iconográficos sobre as escolas, formando um banco de dados no CEIHE;
- identificar e analisar aspectos históricos das instituições de ensino, tais como sua gênese, propostas pedagógicas e sua inserção na comunidade;
- organizar os textos que abordem relatos daqueles que passaram pela instituição de ensino em diferentes períodos como alunos, professores e funcionários assim como pessoas que exerceram cargos burocráticos no âmbito educacional da cidade.
- contatar com diferentes fóruns de história e de educação em nível regional, nacional ou internacional, visando à produção e divulgação de trabalhos científicos;
- promover debates e seminários sobre a temática estudada.
Reitero, por fim, que tal projeto justifica o pedido de aluno bolsista cuja atuação será de grande importância. Saliento, ainda que este projeto dá continuidade aos meus estudos desenvolvidos nos Cursos de Mestrado e de Doutorado e complementa minha prática docente e de pesquisadora junto ao CEIHE. A publicação dos livros possibilita o acesso de outros pesquisadores a essas importantes fontes que contribuem para enriquecer os conhecimentos sobre as questões educacionais, assim como possibilita à comunidade pelotense o conhecimento de aspectos de sua história local.

Justificativa

Este projeto busca, através da pesquisa, a organização de livros e de coletâneas de textos, vários olhares sobre a história e a memória de instituições educacionais do município de Pelotas e de municípios do sul Rio-Grandense. O Projeto, nos primeiros anos limitava-se ao município de Pelotas. Em sua vigência foram publicadas coletâneas sobre os Colégios Pelotense e Santa Margarida e a Escola Estadual Assis Brasil. Com esta proposta que alarga a espacialidade de ação, continua-se a contemplar escolas que se destacaram por sua representatividade junto às comunidades, tanto em termos de proposta pedagógica como de abrangência de alunos atendidos. Nos textos serão apresentados relatos de alunos, professores e funcionários e também pessoas que exerceram cargos burocráticos no âmbito educacional. Este projeto também visa contribuir com os estudos que vêm sendo desenvolvidos pelos docentes da área de História da Educação da FaE/UFPel - que, reunidos em torno do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), criado em 2000, têm privilegiado em suas pesquisas individuais os processos históricos da constituição da escola, da profissão docente e das idéias pedagógicas. O grupo de Pesquisa CEIHE junto ao CNPQ é por mim coordenado juntamente com a Prof. Dra. Patrícia Weiduschadt. Atuamos no Programa de Pós Graduação em Educação da UFPel, na Linha Filosofia e História da Educação.
O projeto ora apresentado tem por base uma tendência da História da Educação, que é a de regionalizar os estudos históricos, buscando a compreensão das singularidades locais e institucionais, visando basicamente a compreensão da história das instituições educacionais e dos problemas que envolvem a nossa realidade educacional em termos locais. Está inserido em uma perspectiva historiográfica de valorização da abordagem do cotidiano escolar e da ação dos sujeitos envolvidos no processo pedagógico (professores, pais, alunos, administradores). É importante salientar que a pesquisa e publicação de livros que abordem aspectos da história e da memória de instituições de ensino específicas que constituem em si modelos culturais em circulação, parte de uma necessidade presente de compreender a produção dessas escolas, sua atuação junto à comunidade pelotense, suas práticas, e suas culturas escolares ao longo deste último século. Nesse sentido são fundamentais para essa análise, reflexões de autores como Pierre Bourdieu, Roger Chartier, Michel De Certeau, Agostin Escolano Benito, Antônio Viñao Frago e Jean Hérbard que sinalizam vários caminhos possíveis para o estudo do território escolar.
Dessa forma, espera-se poder contribuir, também, como referencial histórico para outras análises sobre a educação na região sul do estado do Rio Grande do Sul, assim como para a compreensão e construção de propostas pedagógicas que levem em conta suas identidades de escola que, sem dúvida, resultam de trajetórias peculiares.

Metodologia

Neste trabalho, que tem o referencial epistemológico na História Cultural,sigo alguns passos metodológicos indicados por FRIGERIO e POGGI (1996) que apontam caminhos de análise do território escolar, onde são tecidas estratégias de atuação do pesquisador junto aos arquivos e aos atores educacionais, ressaltando idéias sobre a difícil articulação do tempo e do espaço escolar. Da mesma forma, alguns conceitos desenvolvidos por NÓVOA (1992, 1995) e MAGALHÃES (1996), respaldam aspectos teórico-metodológico desse projeto. Segundo NÓVOA (1995, p. 25), a emergência de uma sociologia das organizações escolares é um fenômeno recente, que privilegia um nível meso de compreensão e de intervenção. Está situado entre uma abordagem centrada na sala de aula - percepção micro - e as análises sócio-institucionais focalizadas no sistema educativo - abordagem macro. Para tanto, deve-se buscar conexão com as múltiplas fontes primárias e secundárias que transcendem o estudo de estatutos, planos globais ou diretrizes que regem a escola. Esses não bastam para definir realmente a concretude da escola.

Indicadores, Metas e Resultados

O longo de duas décadas que este Projeto vem sendo desenvolvido, foram publicadas coletâneas sobre os colégios de Pelotas: Santa Margarida, Pelotense e Assis Brasil, com expectativa de, em breve haver a publicação sobre a Escola Estadual Félix da Cunha. Da mesma forma, esperamos que sejam publicados livros sobre escolas de outras cidades da região sul, oriundos de pesquisas de mestrado e de doutorado dos membros de CEIHE. Já foram publicados artigos e capítulos de livros sobre escolas de Rio Grande, Canguçu, Piratini, Bagé, Jaguarão dentre outras cidades. A organização e arquivamento em um arquivo digital dos materiais encontrados sobre as escolas, juntamente com o referencial teórico, vêm possibilitando a discussão e a elaboração de textos apresentados em eventos regionais, nacionais e internacionais. Salienta-se que muito do material de pesquisa encontra-se no acervo pessoal da proponente deste Projeto. Contudo, muito deste material necessita catalogação. A presente pesquisa vem se revelando inesgotável, pois, a partir de alguns dados vem sendo adquiridos outros de maior ou igual relevância que contribuem para a compreensão da educação local, regional e nacional justificando assim a pertinência do estudo. Este é um Projeto que continuará a respaldar a produção acadêmica da proponente e de seus orientados junto ao PPGE/UFPel e bolsistas de Iniciação científica. E ao mesmo tempo continuará a efetivar a publicação acadêmica e de livros sobre instituições escolares de Pelotas e da região sul do estado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA PORTO BURGUÊZ
ERIKA DOS SANTOS GILLMEISTER BONOW
GIANA LANGE DO AMARAL5
JEZUINA KOHLS SCHWANZ
MÁRCIA GUERRA DA CUNHA
REJANE ANTUNES MONTEIRO

Página gerada em 29/11/2025 11:30:31 (consulta levou 0.103238s)