Nome do Projeto
A natureza relacional da mudança na aquisição da escrita: uma perspectiva semiológico-enunciativa
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2025 - 30/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Nos estudos em aquisição da linguagem, o tema da mudança é central em termos tanto fenomênicos quanto descritivos e explanatórios. Inserindo-se nesse contexto temático global, este projeto integrado delimita, como tema específico, a mudança na aquisição da escrita. A abordagem desse tema específico ancora-se na teoria da linguagem de Émile Benveniste e em dois corpora de escrita infantil. Em estudo anterior, as análises realizadas conduziram à caracterização de mudanças de configuração em relações semiológico-enunciativas estruturantes dessa escrita: as relações locutor-língua, locutor-alocutário/alocução-mundo e língua-locutor. Neste projeto, recortamos como problema a natureza relacional da mudança na aquisição da escrita à luz de uma perspectiva semiológico-enunciativa (Oliveira, 2022). A investigação desse problema é importante e necessária em termos teóricos e sociais: teóricos, pois são escassas reflexões não desenvolvimentistas a esse respeito (foco das ações de pesquisa e de ensino propostas); sociais, pois tal investigação pode contribuir para o fazer de profissionais que lidam com a escrita da criança (foco da ação de extensão proposta). Mais especificamente, o problema será investigado a partir de três questões: (1) as relações semiológico-enunciativas estruturantes da escrita infantil; (2) o papel do tempo nas mudanças que se operam nessas relações; (3) os efeitos de tais mudanças na criança. Alguns indícios dessas mudanças são as transformações do rabisco e do desenho em letra, assim como as transformações de produções gráficas mais simples (rabiscos, desenhos e letras isoladas) em produções gráficas mais complexas do ponto de vista tanto sistêmico quanto discursivo (estorinhas, relatos, convites, bilhetes, cartinhas, rimas). Em termos metodológicos, a investigação será realizada a partir de análises de dados ainda não examinados dos dois corpora de escrita infantil, com vistas a uma reflexão pautada pelas três referidas questões.
Objetivo Geral
Conduzir uma reflexão sobre a natureza relacional da mudança na aquisição da escrita a partir da problematização de três questões: as relações semiológico-enunciativas estruturantes da escrita infantil, o papel do tempo nas mudanças que se operam nessas relações e os efeitos de tais mudanças na criança.
Justificativa
Este projeto justifica-se externa e internamente.
Externamente, o projeto justifica-se por seus potenciais impactos sociais em termos de possíveis contribuições à formação e à prática (pedagógica e/ou clínica) de profissionais que lidam com a escrita infantil: professores alfabetizadores da rede pública, psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos. Trata-se de uma investigação socialmente motivada pelo cenário brasileiro da alfabetização, marcado que é por históricos e alarmantes índices de proficiência em leitura e em escrita. Conforme Soares (2020, p. 12), o fracasso na alfabetização é ainda mais acentuado em escolas públicas, entre crianças de camadas populares, “exatamente aquelas que mais dependem da educação para ter condições de lutar por melhores condições de vida econômica, social, cultural – bases da democracia” (SOARES, 2020, p. 12). Apesar de a pesquisa aqui projetada abordar a escrita da criança como objeto de teorização e de análise linguística – e não como objeto de ensino-aprendizagem ou de tratamento clínico –, buscamos contribuir para o fazer de profissionais como os mencionados anteriormente, pois uma maior compreensão das mudanças na aquisição da escrita pode repercutir tanto em suas formações quanto em suas práticas.
Internamente, o projeto justifica-se por seus potenciais impactos teóricos em termos de possíveis contribuições aos campos dos estudos linguísticos aqui articulados. Por um lado, procura-se contribuir com os estudos de aquisição de linguagem, em geral, e com os estudos de aquisição da escrita, em particular, nos quais são ainda escassas reflexões não desenvolvimentistas sobre as mudanças sofridas pela fala e pela escrita da criança. Por outro lado, procura-se contribuir com os estudos saussurianos e com os estudos benvenistianos, nos quais são ainda pouco numerosas investigações que busquem demonstrar a fecundidade, na análise e na teorização dos fatos de aquisição, de hipóteses de Saussure e de Benveniste, como aquelas sobre a dimensão temporal e a mudança linguística.
Externamente, o projeto justifica-se por seus potenciais impactos sociais em termos de possíveis contribuições à formação e à prática (pedagógica e/ou clínica) de profissionais que lidam com a escrita infantil: professores alfabetizadores da rede pública, psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos. Trata-se de uma investigação socialmente motivada pelo cenário brasileiro da alfabetização, marcado que é por históricos e alarmantes índices de proficiência em leitura e em escrita. Conforme Soares (2020, p. 12), o fracasso na alfabetização é ainda mais acentuado em escolas públicas, entre crianças de camadas populares, “exatamente aquelas que mais dependem da educação para ter condições de lutar por melhores condições de vida econômica, social, cultural – bases da democracia” (SOARES, 2020, p. 12). Apesar de a pesquisa aqui projetada abordar a escrita da criança como objeto de teorização e de análise linguística – e não como objeto de ensino-aprendizagem ou de tratamento clínico –, buscamos contribuir para o fazer de profissionais como os mencionados anteriormente, pois uma maior compreensão das mudanças na aquisição da escrita pode repercutir tanto em suas formações quanto em suas práticas.
Internamente, o projeto justifica-se por seus potenciais impactos teóricos em termos de possíveis contribuições aos campos dos estudos linguísticos aqui articulados. Por um lado, procura-se contribuir com os estudos de aquisição de linguagem, em geral, e com os estudos de aquisição da escrita, em particular, nos quais são ainda escassas reflexões não desenvolvimentistas sobre as mudanças sofridas pela fala e pela escrita da criança. Por outro lado, procura-se contribuir com os estudos saussurianos e com os estudos benvenistianos, nos quais são ainda pouco numerosas investigações que busquem demonstrar a fecundidade, na análise e na teorização dos fatos de aquisição, de hipóteses de Saussure e de Benveniste, como aquelas sobre a dimensão temporal e a mudança linguística.
Metodologia
O percurso metodológico do presente projeto é mais bem compreendido à luz da caracterização dos corpora, da unidade de análise e do novo foco analítico.
Quanto aos corpora, trata-se do corpus de Helena (HEL) e do corpus de Emanuel (EMA), duas crianças falantes monolíngues de português brasileiro, oriundas de famílias de baixa classe média e residentes na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Ambas foram acompanhadas naturalística e longitudinalmente, ao longo de dois anos e seis meses: HEL foi acompanhada antes da alfabetização (dos três anos e três meses aos cinco anos e nove meses) e EMA, durante a alfabetização (dos seis anos e três meses aos oito anos e nove meses).
Foram coletados dados de natureza tanto gráfica quanto audiovisual, pois, mais do que o produto (o enunciado “escrito” e “lido”), interessava-nos investigar o processo (a produção de “escrita” e de “leitura”, que igualmente implica a produção de fala e de escuta sobre esse “escrever” e sobre esse “ler”). Dessa forma, o material empírico proveniente da coleta inclui registros fílmicos (gravações em áudio e em vídeo) e registros escritos (produções gráficas variadas – rabiscos, desenhos, estorinhas, relatos, convites, bilhetes, cartinhas, rimas).
Esse material foi coletado após a aprovação de nosso então projeto de doutoramento, quanto aos seus aspectos éticos e metodológicos, pela Comissão de Pesquisa em Letras (COMPESQ) e pelo Comitê de
Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), credenciado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Tal aprovação (Parecer Consubstanciado CAEE 11394419.5.0000.5347) inclui a veiculação do nome próprio das crianças em virtude da primazia deste na aquisição da escrita.
Quanto à unidade de análise, trata-se do recorte enunciativo enquanto materialidade desdobrada em dois planos: (a) o plano da alocução falada-escrita, atinente à situação em que a criança, na relação com o outro da alocução falada e – quando explicitado – com o outro da alocução escrita (intersubjetividade), produz fala/escuta e escrita/leitura sobre um tema específico (referência); (b) o plano do enunciado escrito, relativo ao discurso graficamente produzido pela criança na alocução falada-escrita.
Quanto ao novo foco analítico, para compreendê-lo, é preciso retomar brevemente os resultados da pesquisa anterior. As análises realizadas nesta conduziram à descrição e à explicação de três macro-operações semiológico-enunciativas de aquisição da escrita, cada uma das quais é caracterizável à luz de um duplo ponto de vista: teórico (centrado em mudanças gerais) e fenomênico (centrado em fatos empíricos).
A primeira macro-operação é a operação de deslocamento de lugar enunciativo. Do ponto de vista teórico, tal operação caracteriza-se pela passagem do lugar enunciativo de falante e do lugar coenunciativo de ouvinte ao lugar enunciativo de escrevente e ao lugar coenunciativo de leitor. Do ponto de vista fenomênico, tal operação caracteriza-se pela dominância do rabisco no corpus de Helena e pela dominância das relações fala-escuta/escrita-leitura no corpus de Emanuel.
A segunda macro-operação é a operação de desdobramento do funcionamento do discurso escrito. Do ponto de vista teórico, tal operação caracteriza-se não por uma, mas por duas mudanças gerais. Por um lado, a passagem da enunciação escrita sem endereçamento à enunciação escrita endereçada a um alocutário, qualquer que seja o grau de presença a ele atribuído, real ou imaginado, individual ou coletivo (mudança intersubjetiva). Por outro lado, a passagem do aqui-agora da alocução falada à complexa rede de relações espaço-temporais desdobrada pela alocução escrita na retomada, na projeção e na simulação de acontecimentos (mudança referencial). Do ponto de vista fenomênico, tal operação caracteriza-se pela
dominância do ícone (desenho) no corpus de Helena e pela dominância das relações pessoa-espaço tempo no corpus de Emanuel.
A terceira macro-operação é a operação de discretização do aparelho formal da enunciação escrita. Do ponto de vista teórico, tal operação caracteriza-se pela passagem do reconhecimento da à ação sobre a escrita como um todo constituído de partes na relação entre o contínuo e o discreto dos níveis e das unidades linguísticas. Do ponto de vista fenomênico, tal operação caracteriza-se pela dominância da letra no corpus de Helena e pela dominância das relações contínuo-discreto no corpus de Emanuel.
Se o estudo anterior se deteve em mudanças gerais relacionadas a tais operações, o presente estudo busca analisar mudanças locais que assinalam reconfigurações internas do rabisco, do ícone e da letra, no corpus de Helena, e das relações fala-escuta/escrita-leitura, pessoa-espaço-tempo e contínuo-discreto no corpus de Emanuel. Não se trata, pois, de uma simples continuidade da tese com vistas à confirmação de seus resultados. Trata-se de um ir além tanto analiticamente (via análises de outros dados dos corpora) quanto teoricamente (via exame, a partir das análises, das três questões delimitadas no resumo do projeto).
Quanto aos corpora, trata-se do corpus de Helena (HEL) e do corpus de Emanuel (EMA), duas crianças falantes monolíngues de português brasileiro, oriundas de famílias de baixa classe média e residentes na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Ambas foram acompanhadas naturalística e longitudinalmente, ao longo de dois anos e seis meses: HEL foi acompanhada antes da alfabetização (dos três anos e três meses aos cinco anos e nove meses) e EMA, durante a alfabetização (dos seis anos e três meses aos oito anos e nove meses).
Foram coletados dados de natureza tanto gráfica quanto audiovisual, pois, mais do que o produto (o enunciado “escrito” e “lido”), interessava-nos investigar o processo (a produção de “escrita” e de “leitura”, que igualmente implica a produção de fala e de escuta sobre esse “escrever” e sobre esse “ler”). Dessa forma, o material empírico proveniente da coleta inclui registros fílmicos (gravações em áudio e em vídeo) e registros escritos (produções gráficas variadas – rabiscos, desenhos, estorinhas, relatos, convites, bilhetes, cartinhas, rimas).
Esse material foi coletado após a aprovação de nosso então projeto de doutoramento, quanto aos seus aspectos éticos e metodológicos, pela Comissão de Pesquisa em Letras (COMPESQ) e pelo Comitê de
Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), credenciado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Tal aprovação (Parecer Consubstanciado CAEE 11394419.5.0000.5347) inclui a veiculação do nome próprio das crianças em virtude da primazia deste na aquisição da escrita.
Quanto à unidade de análise, trata-se do recorte enunciativo enquanto materialidade desdobrada em dois planos: (a) o plano da alocução falada-escrita, atinente à situação em que a criança, na relação com o outro da alocução falada e – quando explicitado – com o outro da alocução escrita (intersubjetividade), produz fala/escuta e escrita/leitura sobre um tema específico (referência); (b) o plano do enunciado escrito, relativo ao discurso graficamente produzido pela criança na alocução falada-escrita.
Quanto ao novo foco analítico, para compreendê-lo, é preciso retomar brevemente os resultados da pesquisa anterior. As análises realizadas nesta conduziram à descrição e à explicação de três macro-operações semiológico-enunciativas de aquisição da escrita, cada uma das quais é caracterizável à luz de um duplo ponto de vista: teórico (centrado em mudanças gerais) e fenomênico (centrado em fatos empíricos).
A primeira macro-operação é a operação de deslocamento de lugar enunciativo. Do ponto de vista teórico, tal operação caracteriza-se pela passagem do lugar enunciativo de falante e do lugar coenunciativo de ouvinte ao lugar enunciativo de escrevente e ao lugar coenunciativo de leitor. Do ponto de vista fenomênico, tal operação caracteriza-se pela dominância do rabisco no corpus de Helena e pela dominância das relações fala-escuta/escrita-leitura no corpus de Emanuel.
A segunda macro-operação é a operação de desdobramento do funcionamento do discurso escrito. Do ponto de vista teórico, tal operação caracteriza-se não por uma, mas por duas mudanças gerais. Por um lado, a passagem da enunciação escrita sem endereçamento à enunciação escrita endereçada a um alocutário, qualquer que seja o grau de presença a ele atribuído, real ou imaginado, individual ou coletivo (mudança intersubjetiva). Por outro lado, a passagem do aqui-agora da alocução falada à complexa rede de relações espaço-temporais desdobrada pela alocução escrita na retomada, na projeção e na simulação de acontecimentos (mudança referencial). Do ponto de vista fenomênico, tal operação caracteriza-se pela
dominância do ícone (desenho) no corpus de Helena e pela dominância das relações pessoa-espaço tempo no corpus de Emanuel.
A terceira macro-operação é a operação de discretização do aparelho formal da enunciação escrita. Do ponto de vista teórico, tal operação caracteriza-se pela passagem do reconhecimento da à ação sobre a escrita como um todo constituído de partes na relação entre o contínuo e o discreto dos níveis e das unidades linguísticas. Do ponto de vista fenomênico, tal operação caracteriza-se pela dominância da letra no corpus de Helena e pela dominância das relações contínuo-discreto no corpus de Emanuel.
Se o estudo anterior se deteve em mudanças gerais relacionadas a tais operações, o presente estudo busca analisar mudanças locais que assinalam reconfigurações internas do rabisco, do ícone e da letra, no corpus de Helena, e das relações fala-escuta/escrita-leitura, pessoa-espaço-tempo e contínuo-discreto no corpus de Emanuel. Não se trata, pois, de uma simples continuidade da tese com vistas à confirmação de seus resultados. Trata-se de um ir além tanto analiticamente (via análises de outros dados dos corpora) quanto teoricamente (via exame, a partir das análises, das três questões delimitadas no resumo do projeto).
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados esperados dividem-se em dois grupos: resultados de caráter acadêmico e resultados de caráter social.
Quanto aos resultados de caráter acadêmico, são previstos seis artigos científicos (um artigo programático, que apresenta as três questões delimitadas no resumo deste projeto; três artigos centrados na questão 1; um artigo centrado na questão 2; e outro artigo centrado na questão 3). Desses textos, os dois primeiros (artigos 1 e 2) são resultados do primeiro ano desta pesquisa, a qual começou como projeto de pós-doutoramento financiado pelo CNPq e iniciado na UNICAMP. Os demais textos (artigos 3, 4, 5 e 6) são resultados previstos para os próximos dois anos, durante os quais a pesquisa será continuada e finalizada na UFPel; tais artigos correspondem às quatro ações de pesquisa planejadas.
Artigo 1 – A natureza relacional da mudança na aquisição da escrita: memória e projeto
• Texto que marca uma transição teórica: de uma perspectiva de inspiração mais estritamente benvenistiana a uma perspectiva inspirada não só por Benveniste, mas também por Saussure, pela psicanálise e por autores saussurianos e psicanalistas dedicados à fala e à escrita infantis. Trata-se de artigo já submetido à publicação (resultado do primeiro ano de pós-doutoramento).
Artigo 2 – Do rabisco ao desenho e à letra: a infância da representação gráfica
• Texto com análises de novos dados do corpus de Helena. Trata-se de artigo em vias de finalização (resultado do primeiro ano de pós-doutoramento).
Artigo 3 – Do contínuo ao discreto: pontos de subjetivação na cadeia gráfica
• Texto com análises de novos dados do corpus de Emanuel.
Artigo 4 – Do semântico ao semiótico: a remodelagem semiológica na aquisição da escrita
• Texto com uma teorização de viés explicativo a partir dos resultados descritivos dos dois artigos analíticos anteriores (foco da questão 1).
Artigo 5 – Do tempo crônico ao tempo linguístico: a mudança no vir a ser escrevente
• Texto com foco na questão 2.
Artigo 6 – Da opacidade à transparência: o esquecimento da escrita infantil
• Texto com foco na questão 3.
Quanto aos resultados de caráter acadêmico, são previstos seis artigos científicos (um artigo programático, que apresenta as três questões delimitadas no resumo deste projeto; três artigos centrados na questão 1; um artigo centrado na questão 2; e outro artigo centrado na questão 3). Desses textos, os dois primeiros (artigos 1 e 2) são resultados do primeiro ano desta pesquisa, a qual começou como projeto de pós-doutoramento financiado pelo CNPq e iniciado na UNICAMP. Os demais textos (artigos 3, 4, 5 e 6) são resultados previstos para os próximos dois anos, durante os quais a pesquisa será continuada e finalizada na UFPel; tais artigos correspondem às quatro ações de pesquisa planejadas.
Artigo 1 – A natureza relacional da mudança na aquisição da escrita: memória e projeto
• Texto que marca uma transição teórica: de uma perspectiva de inspiração mais estritamente benvenistiana a uma perspectiva inspirada não só por Benveniste, mas também por Saussure, pela psicanálise e por autores saussurianos e psicanalistas dedicados à fala e à escrita infantis. Trata-se de artigo já submetido à publicação (resultado do primeiro ano de pós-doutoramento).
Artigo 2 – Do rabisco ao desenho e à letra: a infância da representação gráfica
• Texto com análises de novos dados do corpus de Helena. Trata-se de artigo em vias de finalização (resultado do primeiro ano de pós-doutoramento).
Artigo 3 – Do contínuo ao discreto: pontos de subjetivação na cadeia gráfica
• Texto com análises de novos dados do corpus de Emanuel.
Artigo 4 – Do semântico ao semiótico: a remodelagem semiológica na aquisição da escrita
• Texto com uma teorização de viés explicativo a partir dos resultados descritivos dos dois artigos analíticos anteriores (foco da questão 1).
Artigo 5 – Do tempo crônico ao tempo linguístico: a mudança no vir a ser escrevente
• Texto com foco na questão 2.
Artigo 6 – Da opacidade à transparência: o esquecimento da escrita infantil
• Texto com foco na questão 3.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GIOVANE FERNANDES OLIVEIRA | 10 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | R$ 68.910,00 | Coordenador |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339020 - Auxílio Financeiro a Pesquisador | R$ 68.910,00 |