Nome do Projeto
Administração da Produção e Gestão da Qualidade: ferramentas de auxílio à gestão de empresas da cidade de Pelotas e Região/RS.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/12/2017 - 09/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
A administração da Produção e Gestão da Qualidade são temas contemporâneos às empresas mundiais e a todos os setores da economia. O município de Pelotas tem uma economia forte no agronegócio, no comércio e no serviço. As empresas, pelotenses, de forma recorrente, solicitam o auxílio das universidades da cidade para assessoria aos seus processos e operações.Temas como operações, produção na organização, mapeamento de processo, estratégias de produção, gestão da produção, produto, rede de operações produtivas, tecnologia de processo, projeto e organização do trabalho, estudos de leiaute, planejamento e controle da capacidade produtiva, melhoria da produção, qualidade total, qualidade orientadas ao cliente e qualidade como estratégia competitiva, gerenciamento de rotinas e gerenciamento das melhorias, são amplamente trabalhados em sala de aula com os alunos da administração da UFPel. A partir do exposto, surge a necessidade de atendimento a estas empresas através de um diagnóstico inicial, de onde virão as informações necessárias sobre os processos e operações que serão analisados e avaliados para posterior apresentação de novos cenários produtivos e a aplicação de ferramentas de gestão. O projeto utilizará como avaliação do resultado final os índices percentuais diagnosticados inicialmente em comparação aos índices finais encontrados.

Objetivo Geral

Prestar assessoria aos empresários de Pelotas e região nos processos e operações que envolvem a administração da Produção e Gestão da Qualidade.
Especificamente:
- Mapear processos
- Estudar leiautes
- Utilizar ferramentas de qualidade
- Propor melhorias
Ao final do projeto, o aluno deverá ser capaz de:
- Ter uma visão crítica sobre a evolução da gestão da produção e da qualidade da empresa;
- Compreender o papel relevante da estratégia de produção e da qualidade na estratégia de negócios da empresa;
- Conhecer as diversas atividades gerenciais envolvidas na concepção, projeto e organização de sistemas de produção industriais.

Justificativa

A principal justificativa é a forma recorrente com que as empresas pelotenses solicitam o auxílio das universidades da cidade para assessoria aos seus processos e operações. A partir desta, surge a necessidade de aproximação do ensino com a realidade prática do dia a dia das empresas e a possibilidade de proporcionar aos alunos, uma atuação real e aplicada dos conteúdos trabalhados em sala de aula, aumentando a possibilidade, também, de locais de estágio e de contratação destes alunos.

Metodologia

1ª Fase do Projeto: LEVANTAMENTO DOS DADOS E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
04 A 08/12/17 REUNIÃO COM A EMPRESA
11 A 15/12/17 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
18 A 22/12/17 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
05 A 09/02/18 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
12 A 16/02/18 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
19 A 23/02/18 ESTUDO DE LEIAUTE
26 A 02/03/18 ESTUDO DE LEIAUTE
05 A 09/03/18 PROPOSTA DE MELHORIA
2ª Fase do Projeto: EXECUÇÃO DAS MELHORIAS APRESENTADAS
DE ACORDO COM O CALENDÁRIO ACADÊMICO 2018 DA UFPEL - A COMBINAR COM A EMPRESA

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto utilizará como avaliação do resultado final os índices percentuais diagnosticados inicialmente em comparação aos índices finais encontrados. Além disso, o atingimento pleno da execução do projeto dentro do período estipulado também será um indicador utilizado para a avaliação do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON TIMM DE OLIVEIRA
KATIA GISLAINE BAPTISTA GOMES4
MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRA4
VÍTOR NOGUEIRA DA SILVA

Página gerada em 26/04/2024 14:29:49 (consulta levou 0.141875s)