Nome do Projeto
Ensino de Filosofia e Formação Ética
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/06/2025 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Esta proposta integra ações de pesquisa, ensino e extensão com foco no Ensino de Filosofia e na Formação Ética, articulando atividades de pesquisa teórica, práticas de ensino e ações de extensão junto à comunidade. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Formação Ética, que investiga, com base em referenciais da filosofia antiga, medieval e contemporânea, as formas pelas quais o ensino filosófico pode contribuir para a formação crítica, ética e comprometida com a vida humana em sua pluralidade. Entre as ações previstas estão grupos de estudo, oficinas, workshops, seminários e publicações científicas.
Objetivo Geral
Investigar, de maneira crítica, teórico-conceitual e historicamente contextualizada, as interfaces entre o ensino de Filosofia e os processos de formação ética, tomando como base referenciais da filosofia antiga, medieval e contemporânea.
Justificativa
Em um contexto de crescentes tensões éticas, sociais e políticas, torna-se fundamental refletir sobre o papel da Filosofia na formação humana. A proposta reconhece o ensino de Filosofia como um espaço privilegiado para a construção do pensamento crítico, da formação ética e da responsabilidade para com a alteridade. A partir do legado filosófico de autores como Aristóteles, Levinas, Agostinho, Tomás de Aquino, Platão e Pierre Hadot, busca-se integrar os fundamentos conceituais à prática educativa, promovendo uma formação ética não meramente normativa, mas existencial e relacional. Portanto, por meio deste projeto de pesquisa, busca-se contribuir para a formação ética, ressaltando a importância do ensino de Filosofia como espaço fundamental para a constituição de sujeitos mais críticos, sensíveis e comprometidos com a vivência da ética.
Metodologia
A metodologia desta proposta estrutura-se na articulação entre pesquisa, ensino e extensão, tendo como eixo central a reflexão filosófica sobre a formação ética dos sujeitos. As atividades de pesquisa concentram-se na consolidação do Grupo de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Formação Ética, por meio de investigações bibliográficas e análises qualitativas de práticas pedagógicas desenvolvidas no estágio supervisionado da Licenciatura em Filosofia da UFPel. Este processo visa aprofundar o diálogo entre os referenciais filosóficos – especialmente de autores como Aristóteles, Levinas, Agostinho, Tomás de Aquino, Platão e Pierre Hadot – e os desafios concretos da formação ética no contexto educacional contemporâneo. No campo do ensino, a proposta prevê a implementação de grupos de estudo permanentes, a promoção de oficinas pedagógicas e Workshop. As ações buscam fortalecer a dimensão ética e crítica da formação docente, articulando teoria e prática, e oferecendo espaços de reflexão sobre o ensino de Filosofia como experiência formativa para a responsabilidade ética e a abertura à alteridade. No eixo da extensão, as atividades contemplam a realização de eventos abertos à comunidade, parcerias com escolas da rede pública, produção e divulgação científica. Nesse sentido, o projeto, ao promover a articulação entre pesquisa, ensino e extensão, busca contribuir com as reflexões sobre o ensino de Filosofia e a formação crítica e ética dos sujeitos.
Indicadores, Metas e Resultados
A proposta busca fortalecer a produção e socialização do conhecimento por meio da ampliação das atividades do Grupo de Pesquisa, com a realização de encontros regulares, a participação de estudantes em projetos de iniciação científica e a publicação de artigos científicos. Prevê-se ainda a promoção de ações formativas, como workshops e seminários, além da aproximação com escolas públicas para o desenvolvimento de projetos colaborativos que articulem ensino, pesquisa e extensão. Como resultados, almeja-se a consolidação do Grupo de Pesquisa como referência na interface entre o ensino de Filosofia e a formação ética, contribuindo para a qualificação dos futuros docentes de Filosofia. Espera-se, ainda, fortalecer as reflexões no que tange a responsabilidade ético dos sujeitos frente a vida em sociedade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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ADRIANO ANDRÉ MASLOWSKI | 14 | ||
LORENZO AGUIAR DE MENDONCA BARROS |