Nome do Projeto
Litogeoquímica e o estudo dos fluidos hidrotermais aplicados à vetorização da mineralização de Au + Cu (±Zn ±Pb) na região do Escudo Sul-Rio-Grandense.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/07/2025 - 20/07/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A mineralização de ouro (Au) e cobre (Cu) no Escudo Sul-rio-grandense está associada a diversos eventos tectônicos e processos hidrotermais que ocorreram ao longo do tempo geológico (Remus & Hartmann 1999). Esse escudo faz parte da Província Metalogenética Sul-Riograndense, onde encontramos uma complexa evolução geológica com ambientes propícios para a formação de depósitos metálicos (Behling et al. 2016). Neste sentido, este projeto tem o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a metalogenia da província, desenvolver técnicas de pesquisa que balizem novos projetos prospectivos a partir do estudo de zoneamento hidrotermal e balanço de massa de minerais de alteração e do estudo dos fluidos mineralizantes nos minerais minérios, uma vez que os elementos pathfinder associados à mineralização delineiam amplos padrões de enriquecimento em redor dos depósitos e são utilizados para compreender a circulação de fluido hidrotermal (Gaillard et al. 2020).

Objetivo Geral

Identificar a gênese das principais mineralizações e ocorrências minerais do Escudo Sul-riograndense.

Justificativa

A região do escudo carece que mais pesquisas no âmbito da geologia econômica. O maior e melhor conhecimento sobre a metalogenia da região agregará maiores possibilidades de projetos e recursos para a UFPel para o estado do Rio Grande do Sul.

Metodologia

A metodologia consiste de:
- Revisão bibliográfica sobre as áreas alvo do estudo;
-Visitas de campo trimestrais a semestrais para mapeamento, reconhecimento geológico e coleta de amostras de rocha;
- Trabalhos de escritório: descrição de amostras e reconhecimento de mineralização;
- Elaboração de relatórios, tabelas e dados para o acompanhamento da evolução do trabalho;
- Publicação dos dados e resultados obtidos em eventos científicos no âmbito da UFPel e em outras instituições de ensino superior.

Indicadores, Metas e Resultados

O trabalho será executado por áreas, e espera-se, até junho de 2026, ter dados sobre regiões do Batólito Pelotas com foco para a mineralização de Cu-Pb-Zn;
-Espera-se, até o final do primeiro semestre de 2026, ter dados suficientes para apresentar em feiras científicas da UFPel;
- A partir do segundo semestre de 2026, pretende-se ampliar as áreas de pesquisa e agregar mais informações sobre os recursos minerais do Escudo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ARAUJO CASTRO LOPES5
RUL MARTINS ANTUNES
VITER MAGALHAES PINTO1
VITORIA LIMA DA SILVA

Página gerada em 24/08/2025 05:27:22 (consulta levou 0.186665s)