Nome do Projeto
				A importância do Jogando Para Aprender na formação discente
				
								Ênfase
				Pesquisa
				
								Data inicial - Data final
				16/06/2025 - 14/05/2027
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências da Saúde				
				
				
								Resumo
				O projeto Jogando para Aprender visa proporcionar uma prática esportiva orientada a escolares de seis a 14 anos, através da metodologia da iniciação esportiva universal. Assim como oportunizar vivências e experiências aos acadêmicos envolvidos no projeto. Neste sentido,  o objetivo deste projeto é compreender o nível de conhecimento dos alunos de graduação sobre a iniciação esportiva universal, além de entender a importância da participação neste projeto para formação acadêmica dos discentes. Estudo transversal, com o processo de amostragem não probabilístico, sendo inserido na amostra todos os alunos de graduação que quiserem participar do estudo e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta de dados envolverá aplicação de questionário, rodas de conversas, afim de atingir os objetivos do estudo. Espera-se como resultado que o projeto jogando para aprender seja uma importante ferramenta na formação discente.
				
				
				
			Objetivo Geral
Compreender o nível de conhecimento dos alunos de graduação sobre a iniciação esportiva universal, além de entender a importância da participação no Jogando Para Aprender na formação acadêmica dos discentes. 
						Justificativa
O projeto de Extensão Jogando para Aprender (JPA) é um projeto vinculado Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol), que se encontra dentro da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto tem como objetivo proporcionar aos escolares de 6 a 14 anos uma prática esportiva orientada através de uma metodologia denominada de Iniciação esportiva generalizada, essa metodologia tem como base a iniciação esportiva universal (IEU), proposta por GRECO; BENDA (1998). Além disso, o JPA surgiu para que os discentes possam explorar o ambiente escolar e proporcionar para a comunidade experiências e vivências a partir da prática do esporte. Atualmente o projeto é coordenado por uma docente da instituição, supervisionado por quatro alunos da pós-graduação, e conta com a colaboração de dezessete discentes da graduação em Educação Física (distribuídos entre ABI, Licenciatura e Bacharelado). A iniciação esportiva é como o primeiro passo na formação esportiva, em que se procura ensinar os aspectos básicos de uma ou mais modalidades e
promover as primeiras adaptações no indivíduo para que ele possa responder aos novos estímulos (Bompa, 2000). Segundo Gaya, Torres e Balbinotti (2002), a iniciação pode ocorrer em qualquer fase do desenvolvimento na infância, desde que as características motoras, cognitivas, afetivas e sociais sejam respeitadas.
						promover as primeiras adaptações no indivíduo para que ele possa responder aos novos estímulos (Bompa, 2000). Segundo Gaya, Torres e Balbinotti (2002), a iniciação pode ocorrer em qualquer fase do desenvolvimento na infância, desde que as características motoras, cognitivas, afetivas e sociais sejam respeitadas.
Metodologia
Este estudo caracteriza-se como método misto de caráter descritivo, e teve como público alvo os/as discentes de Educação Física da ESEF/UFPEL. O Processo de amostragem será de forma não probabilística, sendo incluído na amostra todos aqueles alunos que participarem do Projeto Jogando Para Aprender e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O instrumento utilizado para coleta de dados será um questionário construído no Google Forms com questões relacionadas ao conhecimento da iniciação esportiva universal, a importância da participação no Projeto Jogando Para Aprender e a influência deste projeto na formação acadêmica dos alunos.  Além disso, será realizada algumas rodas de conversas para melhor compreender a importância do projeto na vida dos acadêmicos e acadêmicas da Educação Física. 
						Indicadores, Metas e Resultados
Através dos dados coletados, espera-se que a participação do projeto ática proporcione experiência e vivência com a docência aos acadêmicos envolvidos. 
						Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| ALICE DUARTE VIEGAS | |||
| DAIANA LOPES DE ROSA LEAL | 4 | ||
| EDUARDA LOPES DOS SANTOS | |||
| GABRIELA SIQUEIRA DIBE AVILA | |||
| LARISSA FRANK HARTWIG | |||
| OSÉIAS SOINE PENNING | |||
| TALES CONCEIÇÃO DIAS | |||
| VITORIA CUNHA MADRUGA |