Nome do Projeto
Flashcards Didáticos de Anatomia Musculoesquelética de Animais Domésticos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/08/2025 - 04/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Este projeto visa o desenvolvimento de uma ferramenta didática em formato de flashcards ilustrados para o ensino de anatomia musculoesquelética de animais domésticos. Frente aos desafios enfrentados pelos estudantes na assimilação de conteúdos relacionados à osteologia, artrologia e miologia, a proposta é criar um baralho educativo com informações anatômicas sistematizadas e visuais, voltado à aprendizagem ativa e lúdica. Os flashcards serão elaborados com base em literatura científica e validados junto a docentes e estudantes da área, promovendo uma alternativa de ensino acessível, interativa e eticamente responsável. Espera-se que o projeto contribua para a melhora do desempenho acadêmico e que possa ser expandido para outras disciplinas da Medicina Veterinária.
Objetivo Geral
Desenvolver e validar um conjunto de flashcards ilustrados voltados ao ensino da anatomia musculoesquelética de animais domésticos, com ênfase nos conteúdos de osteologia, artrologia e miologia.
Justificativa
O ensino da anatomia musculoesquelética em Medicina Veterinária enfrenta desafios significativos, especialmente devido à complexidade das estruturas anatômicas e à necessidade de memorização de terminologias específicas. Tradicionalmente, o aprendizado dessas disciplinas baseia-se em aulas expositivas, uso de atlas digitais, aplicativos 3D e as tradicionais dissecações, métodos que, embora eficazes, podem ser limitados em termos de engajamento, acessibilidade econômica e logística, respectivamente. Tendo isso em vista, a implementação de métodos didáticos alternativos principalmente envolvendo baixos custos, o uso de flashcards surge como estratégia promissora para complementar o ensino tradicional, promovendo uma aprendizagem mais ativa e interativa.
Os flashcards são ferramentas educacionais que facilitam a memorização e a compreensão de conceitos complexos por meio da repetição espaçada e da autoavaliação, seu uso instiga um desafio ao praticante que poderá sedimentar conhecimento e induzir a autoconfiança nos jovem aprendizes. . Estudos tem comprovado que o uso de jogos de cartas no ensino de anatomia veterinária pode melhorar significativamente o desempenho dos estudantes, tornando o aprendizado mais eficiente e menos dependente de recursos físicos, como peças anatômicas reais (Souza et al., 2012) que deverão fazer parte do ensino numa perspectiva mais comprobatória do conhecimento já memorizado. Além disso, a utilização de flashcards contribui para a redução do uso de animais em atividades didáticas, alinhando-se às diretrizes éticas e legais que promovem o bem-estar animal no ambiente acadêmico (Fischer & Furlan, 2022).
A proposta deste projeto é desenvolver um baralho de flashcards que aborde, inicialmente, os principais tópicos da anatomia musculoesquelética de animais domésticos, incluindo osteologia, artrologia e miologia. Cada carta conterá, de um lado, o nome da estrutura anatômica em português e, abaixo, sua nomenclatura científica em latim conforme Nômina Anatômica Veterinária (NAV,2017) a qual oferece a definição e nomeação de cada estrutura anatômica do corpo animal, com foco nas estruturas do gato, cachorro, porco, boi, ovelha, cabra e cavalo.. No verso, serão apresentadas informações detalhadas, como origem, inserção, ação e classificação funcional, no caso dos músculos, ou características específicas para ossos e articulações. Esse formato visa facilitar a assimilação do conteúdo de forma didática e visualmente atrativa.
Além de atender às necessidades imediatas do ensino de anatomia, o projeto possui potencial para expansão, abrangendo outras áreas fundamentais da Medicina Veterinária, como patologia, farmacologia, clínica médica e cirurgia. A criação de flashcards específicos para cada disciplina permitirá a construção de um acervo didático abrangente, que poderá ser utilizado tanto por estudantes quanto por profissionais em formação continuada. Essa abordagem multidisciplinar contribuirá para a consolidação de conhecimentos e para o desenvolvimento de competências essenciais na prática veterinária contemporânea.
Os flashcards são ferramentas educacionais que facilitam a memorização e a compreensão de conceitos complexos por meio da repetição espaçada e da autoavaliação, seu uso instiga um desafio ao praticante que poderá sedimentar conhecimento e induzir a autoconfiança nos jovem aprendizes. . Estudos tem comprovado que o uso de jogos de cartas no ensino de anatomia veterinária pode melhorar significativamente o desempenho dos estudantes, tornando o aprendizado mais eficiente e menos dependente de recursos físicos, como peças anatômicas reais (Souza et al., 2012) que deverão fazer parte do ensino numa perspectiva mais comprobatória do conhecimento já memorizado. Além disso, a utilização de flashcards contribui para a redução do uso de animais em atividades didáticas, alinhando-se às diretrizes éticas e legais que promovem o bem-estar animal no ambiente acadêmico (Fischer & Furlan, 2022).
A proposta deste projeto é desenvolver um baralho de flashcards que aborde, inicialmente, os principais tópicos da anatomia musculoesquelética de animais domésticos, incluindo osteologia, artrologia e miologia. Cada carta conterá, de um lado, o nome da estrutura anatômica em português e, abaixo, sua nomenclatura científica em latim conforme Nômina Anatômica Veterinária (NAV,2017) a qual oferece a definição e nomeação de cada estrutura anatômica do corpo animal, com foco nas estruturas do gato, cachorro, porco, boi, ovelha, cabra e cavalo.. No verso, serão apresentadas informações detalhadas, como origem, inserção, ação e classificação funcional, no caso dos músculos, ou características específicas para ossos e articulações. Esse formato visa facilitar a assimilação do conteúdo de forma didática e visualmente atrativa.
Além de atender às necessidades imediatas do ensino de anatomia, o projeto possui potencial para expansão, abrangendo outras áreas fundamentais da Medicina Veterinária, como patologia, farmacologia, clínica médica e cirurgia. A criação de flashcards específicos para cada disciplina permitirá a construção de um acervo didático abrangente, que poderá ser utilizado tanto por estudantes quanto por profissionais em formação continuada. Essa abordagem multidisciplinar contribuirá para a consolidação de conhecimentos e para o desenvolvimento de competências essenciais na prática veterinária contemporânea.
Metodologia
A metodologia do projeto será composta por três etapas principais: levantamento e organização dos conteúdos, desenvolvimento dos flashcards e aplicação com validação pedagógica. Inicialmente, será definido o número total de cartões, estimando-se entre 100 a 150 flashcards ilustrados. Esses serão distribuídos proporcionalmente entre os três grandes eixos temáticos da anatomia musculoesquelética de animais domésticos: aproximadamente 30% destinados à osteologia, 20% à artrologia e 50% à miologia. Essa divisão baseia-se na complexidade e na densidade de informações exigidas em cada área, especialmente no estudo dos músculos, que demanda detalhamento de origens, inserções e funções.
Os flashcards terão dimensões padronizadas com cerca de 9 cm x 13 cm, um tamanho que permite fácil manuseio e leitura sem comprometer a portabilidade. O material de impressão escolhido será o papel couchê 250g, com laminação fosca para aumentar a resistência ao uso frequente, além de proporcionar um acabamento profissional. A impressão será colorida em ambos os lados dos cartões, permitindo melhor visualização das ilustrações e diferenciação de informações. O conjunto físico será acondicionado em uma embalagem prática, como uma caixa rígida ou envelope com fechamento ziplock, e uma versão digital interativa em formato PDF também será disponibilizada para acesso remoto e inclusivo.
O conteúdo de cada flashcard será dividido entre o anverso e o verso. No anverso, o estudante encontrará o nome da estrutura em português, em destaque, seguido de sua nomenclatura oficial em latim, conforme a Nômina Anatômica Veterinária (NAV, 2017). Ilustrações esquemáticas simples poderão ser inseridas para facilitar o reconhecimento visual. No verso, serão apresentadas informações específicas de acordo com a categoria anatômica da estrutura abordada. Para os ossos, constarão a localização, espécie de referência, função anatômica e observações comparativas entre carnívoros e herbívoros. Para as articulações, serão detalhados os ossos envolvidos, o tipo articular, os movimentos permitidos e estruturas internas relevantes. No caso dos músculos, o conteúdo incluirá origem, inserção, ação principal e classificação funcional, organizados por regiões anatômicas como cabeça, tronco, membros e cauda.
A aplicação pedagógica dos flashcards será acompanhada de um guia contendo instruções para diferentes modos de utilização em grupo ou individualmente, com fins didáticos e lúdicos. Serão propostas ao menos três formas principais de uso. No modo "Desafio Direto", os estudantes se revezarão sorteando os cartões e tentando descrever oralmente as informações do verso a partir da estrutura do anverso, promovendo o raciocínio imediato e a fixação ativa do conteúdo. No modo "Memória Funcional", os flashcards serão usados como jogo da memória, com pares compostos por frente e verso embaralhados; os jogadores tentarão formar combinações corretas entre estrutura e descrição. Já no modo "Anatomia Quiz", um aplicador sorteará os cartões e os participantes terão tempo limitado para responder às questões com base nas descrições do verso ou do anverso, conforme a dinâmica definida.
Essas atividades serão implementadas de forma piloto em turmas da disciplina de Anatomia Veterinária I de Universidades previamente selecionadas, com o apoio de monitores capacitados. A eficácia do material será avaliada por meio de feedbacks qualitativos, formulários voluntários e comparação do desempenho acadêmico dos participantes, permitindo ajustes e melhorias contínuas do recurso antes de sua divulgação institucional e eventual expansão para outras disciplinas.
Os flashcards terão dimensões padronizadas com cerca de 9 cm x 13 cm, um tamanho que permite fácil manuseio e leitura sem comprometer a portabilidade. O material de impressão escolhido será o papel couchê 250g, com laminação fosca para aumentar a resistência ao uso frequente, além de proporcionar um acabamento profissional. A impressão será colorida em ambos os lados dos cartões, permitindo melhor visualização das ilustrações e diferenciação de informações. O conjunto físico será acondicionado em uma embalagem prática, como uma caixa rígida ou envelope com fechamento ziplock, e uma versão digital interativa em formato PDF também será disponibilizada para acesso remoto e inclusivo.
O conteúdo de cada flashcard será dividido entre o anverso e o verso. No anverso, o estudante encontrará o nome da estrutura em português, em destaque, seguido de sua nomenclatura oficial em latim, conforme a Nômina Anatômica Veterinária (NAV, 2017). Ilustrações esquemáticas simples poderão ser inseridas para facilitar o reconhecimento visual. No verso, serão apresentadas informações específicas de acordo com a categoria anatômica da estrutura abordada. Para os ossos, constarão a localização, espécie de referência, função anatômica e observações comparativas entre carnívoros e herbívoros. Para as articulações, serão detalhados os ossos envolvidos, o tipo articular, os movimentos permitidos e estruturas internas relevantes. No caso dos músculos, o conteúdo incluirá origem, inserção, ação principal e classificação funcional, organizados por regiões anatômicas como cabeça, tronco, membros e cauda.
A aplicação pedagógica dos flashcards será acompanhada de um guia contendo instruções para diferentes modos de utilização em grupo ou individualmente, com fins didáticos e lúdicos. Serão propostas ao menos três formas principais de uso. No modo "Desafio Direto", os estudantes se revezarão sorteando os cartões e tentando descrever oralmente as informações do verso a partir da estrutura do anverso, promovendo o raciocínio imediato e a fixação ativa do conteúdo. No modo "Memória Funcional", os flashcards serão usados como jogo da memória, com pares compostos por frente e verso embaralhados; os jogadores tentarão formar combinações corretas entre estrutura e descrição. Já no modo "Anatomia Quiz", um aplicador sorteará os cartões e os participantes terão tempo limitado para responder às questões com base nas descrições do verso ou do anverso, conforme a dinâmica definida.
Essas atividades serão implementadas de forma piloto em turmas da disciplina de Anatomia Veterinária I de Universidades previamente selecionadas, com o apoio de monitores capacitados. A eficácia do material será avaliada por meio de feedbacks qualitativos, formulários voluntários e comparação do desempenho acadêmico dos participantes, permitindo ajustes e melhorias contínuas do recurso antes de sua divulgação institucional e eventual expansão para outras disciplinas.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
Número de flashcards produzidos (físicos e digitais);
Participação de estudantes nas atividades extraclasse;
Retorno positivo em avaliações qualitativas.
Metas:
Produzir pelo menos 100 flashcards até o 6º mês;
Aplicar os flashcards em pelo menos 2 turmas de graduação;
Obter aprovação de mais de 80% dos participantes quanto à utilidade didática da ferramenta.
Resultados Esperados:
Melhoria na retenção do conteúdo anatômico;
Estímulo ao uso de metodologias ativas no ensino da anatomia;
Redução da dependência de modelos anatômicos físicos;
Possibilidade de expansão para outras áreas da Medicina Veterinária;
Divulgação do material em eventos e plataformas acadêmicas como recurso aberto.
Número de flashcards produzidos (físicos e digitais);
Participação de estudantes nas atividades extraclasse;
Retorno positivo em avaliações qualitativas.
Metas:
Produzir pelo menos 100 flashcards até o 6º mês;
Aplicar os flashcards em pelo menos 2 turmas de graduação;
Obter aprovação de mais de 80% dos participantes quanto à utilidade didática da ferramenta.
Resultados Esperados:
Melhoria na retenção do conteúdo anatômico;
Estímulo ao uso de metodologias ativas no ensino da anatomia;
Redução da dependência de modelos anatômicos físicos;
Possibilidade de expansão para outras áreas da Medicina Veterinária;
Divulgação do material em eventos e plataformas acadêmicas como recurso aberto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LUISA SCHIFINO VALENTE | 6 | ||
CHARLES FERREIRA MARTINS | 3 | ||
CLARISSA CARDOSO BORGES | |||
CRISTIANO SILVA DA ROSA | 3 | ||
GINO LUIGI BONILLA LEMOS PIZZI | 7 | ||
LAURA XAVIER SCHMITT | |||
MATEUS KOCHLER | |||
SOFIA LIZ DE SOUZA | |||
VINICIUS MACHADO DOS SANTOS |