Nome do Projeto
DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO EM CIDADES DE MÉDIO PORTE
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2025 - 30/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Projeto Unificado pretende investigar o desenvolvimento do transporte coletivo urbano em cidades médias brasileiras
Objetivo Geral
Investigar o desenvolvimento do transporte coletivo urbano em cidades médias brasileiras, a partir de cidades selecionadas, analisando suas formas de concessão, práticas e critérios de atendimento, formas de financiamento, desenho de linhas, indicadores de desempenho e impacto social, entre outros, incluindo recortes de idade, renda, gênero e raça.
Justificativa
O transporte coletivo urbano tem papel fundamental no cotidiano das cidades brasileiras, sendo responsável pelo deslocamento diário de boa parte da população. As teorias de mobilidade urbana tem reforçado seu papel prioritário para o desenvolvimento econômico e ambiental das cidades, assim como da qualidade de vida de seus cidadãos, em oposição ao transporte individual motorizado. Diversos estudos como SMVA (2022) e Pinheiro, Fontes e Azevedo (2015) mensuram o impacto negativo do uso excessivo do transporte individual motorizado tanto na qualidade do ar como nos custos de oportunidade gerados pelo tempo perdido em congestionamentos. Outras, como Evir (2017) e Silva (2023) investigam como a esse ônus recai desigualmente sobre diferentes parcelas da população, vinculando o desenvolvimento do transporte coletivo a recortes de gênero, raça, classe, idade, e etc.. Esses estudos, entretanto, costumam referenciar-se especialmente nos casos das grandes capitais brasileiras, havendo ainda poucas pesquisas que se dediquem a investigar os processos de concessão, planejamento, execução e impacto social e ambiental em cidades de médio porte, como Pelotas, que possuem características notadamente distintas dos sistemas metropolitanos. Desse modo, a pesquisa procura se debruçar sobre o desenvolvimento do transporte coletivo urbano em cidades médias a fim de compreender seus processos e auxiliar em seu planejamento futuro.
Metodologia
O presente Projeto Unificado prevê o desenvolvimento de ações de Extensão, Pesquisa e Ensino, sendo:
Extensão - Será desenvolvido como ação dentro deste Projeto Unificado o Plano de Transporte Coletivo de Presidente Prudente, cidade média do interior paulista, em parceria com a prefeitura local. Para tanto, serão utilizados dados fornecidos pelo SEMOB, Secretaria de Mobilidade Urbana, SEPLAN, Secretaria de Planejamento, e SOU, Sistema de Ônibus Urbano, empresa concessionária que opera o transporte coletivo urbano na cidade. Também serão utilizados softwares de georreferenciamento e desenvolvimento de redes para o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação e planejamento do traçado de linhas de transporte coletivo urbano.
Pesquisa - Serão selecionadas cidades médias e, com o uso de softwares de georreferenciamento e desenvolvimento de redes, dados censitários e de outras fontes de dados abertos como Secretarias de Educação, Segurança Pública, PNAD, RAIS, prefeituras, empresas de transporte e outras, serão estudadas tanto a dinâmica do desenvolvimento e funcionamento do transporte coletivo urbano - formas de concessão, desenvolvimento e desenho das linhas, estrutura do sistema, legislação incidente, formas de financiamento - quanto sua relação e impacto social com recortes de gênero, raça e classe - tempo de deslocamento, disponibilidade, níveis de acesso e etc.. Também serão investigadas formas de gestão e previsão de impacto de alterações no sistema a partir de ferramentas computacionais.
Extensão - Será desenvolvido como ação dentro deste Projeto Unificado o Plano de Transporte Coletivo de Presidente Prudente, cidade média do interior paulista, em parceria com a prefeitura local. Para tanto, serão utilizados dados fornecidos pelo SEMOB, Secretaria de Mobilidade Urbana, SEPLAN, Secretaria de Planejamento, e SOU, Sistema de Ônibus Urbano, empresa concessionária que opera o transporte coletivo urbano na cidade. Também serão utilizados softwares de georreferenciamento e desenvolvimento de redes para o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação e planejamento do traçado de linhas de transporte coletivo urbano.
Pesquisa - Serão selecionadas cidades médias e, com o uso de softwares de georreferenciamento e desenvolvimento de redes, dados censitários e de outras fontes de dados abertos como Secretarias de Educação, Segurança Pública, PNAD, RAIS, prefeituras, empresas de transporte e outras, serão estudadas tanto a dinâmica do desenvolvimento e funcionamento do transporte coletivo urbano - formas de concessão, desenvolvimento e desenho das linhas, estrutura do sistema, legislação incidente, formas de financiamento - quanto sua relação e impacto social com recortes de gênero, raça e classe - tempo de deslocamento, disponibilidade, níveis de acesso e etc.. Também serão investigadas formas de gestão e previsão de impacto de alterações no sistema a partir de ferramentas computacionais.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se neste projeto construir um quadro comparativo do desenvolvimento do sistema de transporte coletivo urbano nas cidades médias selecionadas, confrontando estruturas e seus impactos sociais de modo que se possa extrair recomendações para o planejamento futuro desses sistemas em particular e de cidades médias em geral. Essas conclusões poderão ser organizadas tanto em material de ensino, para difusão em cursos de graduação e pós-graduação em planejamento urbano e de mobilidade urbana, como em material técnico a ser difundido entre gestores e prefeituras municipais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE RAUBER GONCALVES | 4 | ||
ANTONIO GABRIEL ALVES JUNIOR | |||
EMILY OLIVEIRA ALVES | |||
MARIA LAURA CAMARGO DA CRUZ | |||
ROGERIO PENNA QUINTANILHA | 14 | ||
THUANI DOMINGUES DE SOUZA MORAES |