Nome do Projeto
Produções desejantes no contexto da Economia Solidária
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2018 - 01/11/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Saúde
Linha de Extensão
Saúde e proteção no trabalho
Resumo
Este projeto se estrutura a partir de uma demanda de trabalhar o dispositivo grupal dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES) e os Grupos de Consumo Responsável (GCR) vinculados à Rede Bem da Terra incubados pelo TECSOL. Tal estruturação compõe-se, no âmbito do TECSOL, no sentido de construir estratégias de produção de desejo pela e para a Economia Solidária. Também tenciona a participação dos conhecimentos da Psicologia Social e da Filosofia da Diferença como vigorosas ferramentas para desenvolver este processo no âmbito da incubação.

Objetivo Geral

Formação e Integração dos empreendimentos de Economia Solidária (EES) e Grupos de Consumo Responsável (GCR) através de dispositivos grupais e produção de material audiovisual.

Justificativa

A lógica do Capitalismo Mundial Integrado (GUATTARI, 2003, p.31) como um conjunto de regimes semióticos econômicos, juridicos, técnico-científicos e, por consequência, de produção de subjetividades produtoras e consumidoras. é posta em suspensão no projeto intitulado Produções desejantes nos contextos de Economia Solidária. É posto em questão, em primeiro lugar, por pressupor que o desejo não é uma instância apenas da ordem do "natural" e "instintivo" como as concepções clássicas, das quais as teorias econômicas também se valem para compreender a relação utilitarista de consumo. Há dimensões maquínicas na produção de desejo que estão mais para construção de dispositivos sociais do que propriamente de uma busca infinita para o objeto de desejo que falta como preconizam as concepções psicanalíticas clássicas. Nesse sentido é importante trabalhar com dispositivos grupais e coletivos que produzam táticas desejantes estruturadas na ecologia social. Esta "deverá trabalhar na reconstrução das relações humanas em todos os níveis do socius" (GUATTARI, 2003, p.33).

Metodologia

Partircipação das assembléias da Associação Bem da Terra e do Grupo de Trabalho (ABDT) intitulado "Formação e Integração" que é uma instância orgânica dessa associação. Organização e planejamento das oficinas de incubação. Criação de dispositivos artísticos e expressivos para estimular os produores e consumidores a participação autogestionária no processo de produção, consumo e distribuição dos produtos oriundos da economia solidária.

Indicadores, Metas e Resultados

1) Atender os EES rurais e urbanos da Associação Bem da Terra;
2) Produzir material didático para formação e integração dos EES
3) Atender os GCRs da Associação Educacional para o Consumo Responsável
4) Produzir material didático para formação e integração dos GCRs

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA CASAGRANDE SCHERER
ANDREZZA SILVA DA SILVA
ANNA MARIA SOCCOL
ANTONIO CARLOS MARTINS DA CRUZ3
BETTINA WIETH GONÇALVES
BIBIANA BRANCO
BRUNO SILVA DOS SANTOS
CARLOS GASSEN NASCIMENTO
GABRIEL BETTIOL GODINHO
HELENA DOS SANTOS ARNDT
JOSE RICARDO KREUTZ5
JÉSSICA SCHUSTER PEREIRA
RENATA SILVA PEIXOTO

Página gerada em 26/04/2024 13:15:55 (consulta levou 0.150289s)