Nome do Projeto
Produção Integrada Agropecuária
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/09/2018 - 01/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O projeto preconiza duas importantes ações caracterizadas como meta 1 e meta 2 as quais se referem: 1) Promover ações e oportunidades de capacitação e troca de experiências na Produção Integrada Agropecuária - PI Brasil de jovens aprendizes rurais e seus familiares, enfatizando oportunidades de negócios na agroindústria considerando aspectos de empreendedorismo.
2) Realização de curso de formação e capacitação de Auditores e Responsáveis Técnicos em Boas Práticas na Cadeia Agrícola da Produção Integrada Agropecuária, público alvo: Profissionais Técnicos e Engenheiros Agrônomos. Estrutura do curso: Módulo I, Módulo II e Módulo III em modalidade de ensino à distância (EAD).
Objetivo Geral
O presente projeto tem por objetivo apoiar a realização de atividades voltadas a capacitação de jovens aprendizes rurais e seus familiares em Boas Práticas Agrícolas, bem como, promover a edição do curso de capacitação de auditores e responsáveis técnicos em Produção Integrada Agropecuária – PI Brasil.
Justificativa
O sistema de Produção Integrada Agropecuária da Cadeia Agrícola emprega tecnologias que permitem o controle efetivo de todo o processo produtivo, para obtenção de produtos vegetais de qualidade estabelecidos por níveis de resíduos de agrotóxicos e contaminantes em conformidade com a legislação sanitária mediante a aplicação de boas práticas agrícolas, que estão previstas nas Normas Técnicas Específicas – NTEs e nos documentos auxiliares, manuais, grade de agrotóxicos, caderno de campo e de beneficiamento, atendendo ao marco regulatório oficiais do País. A adoção das boas práticas agrícolas favorece o uso de recursos naturais e a substituição de insumos poluentes, com garantia da sustentabilidade, monitoramento dos procedimentos e rastreabilidade em todas as etapas, desde a aquisição de insumos até a oferta do produto ao consumidor final, sendo ainda passível de certificação pelo selo oficial “Brasil Certificado”.
A Universidade Federal de Pelotas, em 2010 coordenou o Projeto de Produção Integrada do Tabaco (PITAB) até o efetivo processo de certificação pelo selo da PI – Brasil, conquistado igualmente graças as parcerias com sindicatos, federações patronais e dos trabalhadores da agricultura. Cabe salientar que o sistema de Produção Integrada, entre outras coisas, procura utilizar métodos racionais de boas práticas agrícolas, exigindo conhecimentos quantitativos e qualitativos da cultura em foco e de suas inter-relações com o ambiente específico onde o cultivo é realizado, o que exige auditores e responsáveis técnicos que possam planejar, conduzir e avaliar o processo. Neste sentido, um ponto que merece ser destacado é o exercício da parceria interinstitucional entre os participantes, considerando a necessidade da inserção de conceitos da produção integrada as atividades da agricultura familiar, ficamos motivados para propor metas e atividades que contemplam a família rural da produção agrícola, especificamente jovens aprendizes rurais, bem como promover em formato de educação à distância treinamento e capacitação de auditores e responsáveis técnicos da produção integrada agropecuária. Promover a troca de experiências em PI, as boas práticas agrícolas (BPA), a saúde do trabalhador rural e de sua família, o meio ambiente e a produção de qualidade são os pilares da produção integrada, alimentos seguros do campo à mesa dos consumidores, além da possibilidade de criar oportunidades para a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades de negócios na agroindústria, através da capacitação com temas técnicos motivando estes jovens para sucessão familiar no campo e enfatizando aspectos de empreendedorismo aos jovens aprendizes rurais e suas famílias. Entre os desafios relativos ao tema na zona rural, especialmente na agricultura familiar, está a falta de estrutura e de oportunidades para os jovens e, ao mesmo tempo, nota-se uma grande ansiedade por parte dos produtores diante da falta de oportunidades aos filhos que concluíam o Ensino Fundamental. O trabalho de conscientização é necessário para que os pais passem a valorizar a educação, mas também precisamos de políticas públicas para fortalecer as escolas no meio rural, buscando alternativas para os jovens.
A UFPel, reconhecida como universidade de referência pelo comprometimento com a formação inovadora e empreendedora capaz de prestar para a sociedade serviços de qualidade, com dinamismo e criatividade, deliberou em sua infraestrutura espaço para a oferta de cursos a distância, os quais foram credenciados, autorizados e oficializados desde 2005 pelo parecer CNE/CES Nº 357, de 8 de dezembro de 2004. Assim, esta modalidade de ensino educação aberta a distância, constitui-se como um instrumento de ensino de baixo custo e amplo alcance. Neste termo, visamos contemplar o curso de formação de auditores e responsáveis técnicos em Produção Integrada da cadeia agrícola na modalidade a distância, permitindo disponibilizar a técnicos, produtores, pesquisadores e outros profissionais relacionados e interessados ao tema, os preceitos da produção integrada agropecuária, baseados nas boas práticas agrícolas, em uma abordagem que contempla conhecimentos básicos e de formação técnica, legislação e aspectos fundamentais para certificação em Produção Integrada Agropecuária – PI Brasil. As culturas seriam todas relacionadas pela Instrução Normativa Nº42 de 2016, considerando a formação dos auditores de produção integrada que estariam aptos a auditar estas culturas vinculadas a PIBRASIL (Portaria 443 do Inmetro), respeitando os detalhes específicos de cada cultura que devam ser auditado e o percentual de amostras a serem analisadas, no caso de grupos.
A Universidade Federal de Pelotas, em 2010 coordenou o Projeto de Produção Integrada do Tabaco (PITAB) até o efetivo processo de certificação pelo selo da PI – Brasil, conquistado igualmente graças as parcerias com sindicatos, federações patronais e dos trabalhadores da agricultura. Cabe salientar que o sistema de Produção Integrada, entre outras coisas, procura utilizar métodos racionais de boas práticas agrícolas, exigindo conhecimentos quantitativos e qualitativos da cultura em foco e de suas inter-relações com o ambiente específico onde o cultivo é realizado, o que exige auditores e responsáveis técnicos que possam planejar, conduzir e avaliar o processo. Neste sentido, um ponto que merece ser destacado é o exercício da parceria interinstitucional entre os participantes, considerando a necessidade da inserção de conceitos da produção integrada as atividades da agricultura familiar, ficamos motivados para propor metas e atividades que contemplam a família rural da produção agrícola, especificamente jovens aprendizes rurais, bem como promover em formato de educação à distância treinamento e capacitação de auditores e responsáveis técnicos da produção integrada agropecuária. Promover a troca de experiências em PI, as boas práticas agrícolas (BPA), a saúde do trabalhador rural e de sua família, o meio ambiente e a produção de qualidade são os pilares da produção integrada, alimentos seguros do campo à mesa dos consumidores, além da possibilidade de criar oportunidades para a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades de negócios na agroindústria, através da capacitação com temas técnicos motivando estes jovens para sucessão familiar no campo e enfatizando aspectos de empreendedorismo aos jovens aprendizes rurais e suas famílias. Entre os desafios relativos ao tema na zona rural, especialmente na agricultura familiar, está a falta de estrutura e de oportunidades para os jovens e, ao mesmo tempo, nota-se uma grande ansiedade por parte dos produtores diante da falta de oportunidades aos filhos que concluíam o Ensino Fundamental. O trabalho de conscientização é necessário para que os pais passem a valorizar a educação, mas também precisamos de políticas públicas para fortalecer as escolas no meio rural, buscando alternativas para os jovens.
A UFPel, reconhecida como universidade de referência pelo comprometimento com a formação inovadora e empreendedora capaz de prestar para a sociedade serviços de qualidade, com dinamismo e criatividade, deliberou em sua infraestrutura espaço para a oferta de cursos a distância, os quais foram credenciados, autorizados e oficializados desde 2005 pelo parecer CNE/CES Nº 357, de 8 de dezembro de 2004. Assim, esta modalidade de ensino educação aberta a distância, constitui-se como um instrumento de ensino de baixo custo e amplo alcance. Neste termo, visamos contemplar o curso de formação de auditores e responsáveis técnicos em Produção Integrada da cadeia agrícola na modalidade a distância, permitindo disponibilizar a técnicos, produtores, pesquisadores e outros profissionais relacionados e interessados ao tema, os preceitos da produção integrada agropecuária, baseados nas boas práticas agrícolas, em uma abordagem que contempla conhecimentos básicos e de formação técnica, legislação e aspectos fundamentais para certificação em Produção Integrada Agropecuária – PI Brasil. As culturas seriam todas relacionadas pela Instrução Normativa Nº42 de 2016, considerando a formação dos auditores de produção integrada que estariam aptos a auditar estas culturas vinculadas a PIBRASIL (Portaria 443 do Inmetro), respeitando os detalhes específicos de cada cultura que devam ser auditado e o percentual de amostras a serem analisadas, no caso de grupos.
Metodologia
A proposta está dividida em duas metas, a saber:
Meta 1 - Promover ações e oportunidades de capacitação e troca de experiências na PI Brasil de jovens aprendizes rurais e seus familiares, enfatizando oportunidades de negócios na agroindústria considerando aspectos de empreendedorismo. Para tanto, serão realizadas visitas técnicas aos laboratórios da FAEM - UFPel e EMBRAPA - CPACT em Pelotas e EMBRAPA UVA e VINHO - CPAUV em Bento Gonçalves.
Meta 2 - Realização de curso de formação e capacitação de Auditores e Responsáveis Técnicos em Boas Práticas na Cadeia Agrícola da Produção Integrada Agropecuária, público alvo: Profissionais Técnicos e Engenheiros Agrônomos. Estrutura do curso: Módulo I, Módulo II e Módulo III será totalmente com recursos em Educação à Distância (EAD) disponíveis com parceria do laboratório de ensino à distância da UFPel.
Meta 1 - Promover ações e oportunidades de capacitação e troca de experiências na PI Brasil de jovens aprendizes rurais e seus familiares, enfatizando oportunidades de negócios na agroindústria considerando aspectos de empreendedorismo. Para tanto, serão realizadas visitas técnicas aos laboratórios da FAEM - UFPel e EMBRAPA - CPACT em Pelotas e EMBRAPA UVA e VINHO - CPAUV em Bento Gonçalves.
Meta 2 - Realização de curso de formação e capacitação de Auditores e Responsáveis Técnicos em Boas Práticas na Cadeia Agrícola da Produção Integrada Agropecuária, público alvo: Profissionais Técnicos e Engenheiros Agrônomos. Estrutura do curso: Módulo I, Módulo II e Módulo III será totalmente com recursos em Educação à Distância (EAD) disponíveis com parceria do laboratório de ensino à distância da UFPel.
Indicadores, Metas e Resultados
Meta 1 - busca-se proporcionar a capacitação e troca de experiências na PI Brasil a jovens aprendizes rurais e seus familiares, com formação na agroindústria considerando aspectos de empreendedorismo. em atividades relacionadas a produção integrada agropecuária.
Meta 2 - pretende-se alcançar um maior número possíveis de profissionais com formação técnica em Produção Integrada Agropecuária: auditores e responsáveis técnicos.
Meta 2 - pretende-se alcançar um maior número possíveis de profissionais com formação técnica em Produção Integrada Agropecuária: auditores e responsáveis técnicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANN | 2 | ||
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL | |||
JOÃO MARCO BARBOSA DE MORAES | |||
Karen Raquel Pening Klitzke | |||
MATHEUS GOULART CARVALHO | |||
Rafael Junqueira Moro | |||
THALIA STRELOV DOS SANTOS |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
MAPA / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento | R$ 47.918,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
Colaboradores eventuais (pessoal CLT) | R$ 4.000,00 |
Outros encargos | R$ 19.008,00 |
Hospedagem e alimentação | R$ 2.967,88 |
Reprodução de documentos | R$ 3.500,00 |
Adequação do espaço | R$ 6.000,00 |
Despesa administrativa da fundação de apoio | R$ 6.912,12 |
Outros serviços | R$ 1.500,00 |
Passagens e despesas com locomoção | R$ 4.030,00 |