Nome do Projeto
Bases cartográficas da Região Geográfica Intermediária de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/07/2025 - 09/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Cultura
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
O projeto diz respeito à produção, sistematização e compartilhamento de bases de dados para uso em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) em formato aberto. A abrangência territorial do projeto é a região sul do Rio Grande do Sul, mais especificamente a Região Geográfica Intermediária de Pelotas, conforme definida pelo IBGE em 2017, que é composta por 24 municípios pertencentes a duas Regiões Geográficas Imediatas (RGIs): Pelotas e Bagé. Os municípios que compõem a RGI de Pelotas são: Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu. Já os municípios que compõem a RGI de Bagé são: Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado. O escopo do projeto, além da produção de novos dados e levantamentos, inclui sistematização de dados já produzidos no âmbito da UFPel e dados disponíveis em fontes abertas, em como capacitações em SIG. O material pretende apoiar as disciplinas práticas de estudos urbanos, tanto da graduação, como Topografia, Planejamento Regional, Planejamento Urbano, Desenho Urbano I e Desenho Urbano II, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, quanto da pós-graduação, como as Oficinas de Modelagem Urbana do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel, bem como dar suporte a trabalhos de pesquisa e extensão que necessitam da utilização de SIG para a realização de análise espacial e para a construção de mapas temáticos. Pretende ainda apoiar prefeituras locais na obtenção de dados para gestão e ordenamento territorial e na capacitação em SIG.

Objetivo Geral

Os principais objetivos são: a) produzir, sistematizar e disponibilizar bases cartográficas da Região Geográfica Intermediária de Pelotas e dos municípios que a compõe em formato aberto e estruturado; b) promover capacitações em SIG para a comunidade acadêmica e comunidade em geral, especialmente prefeituras municipais; c) elaborar material didático, tutoriais e mapas para divulgação do conhecimento sobre o território de abrangência do projeto.

Justificativa

Bases cartográficas são fundamentais para práticas de planejamento territorial e desenho urbano, seja em âmbito acadêmico ou profissional, tanto no setor público como no privado. O projeto se justifica pela necessidade de qualificar os processos de organização, produção e compartilhamento de dados geoespaciais e metadados, além de aprimorar habilidades no uso de SIG por parte da comunidade acadêmica e comunidade em geral.

Metodologia

A metodologia envolve uso de Sistemas de Informações Geográficas para a sistematização de base de dados geoespaciais da Região Geográfica Intermediária de Pelotas. Os dados serão organizados e disponibilizados em formato aberto para a comunidade, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação, prefeituras municipais e público geral. O escopo envolve dados obtidos em fontes diversas, principalmente: a) dados de instituições como, por exemplo, prefeituras municipais, IFSUL, FURG, UFPel, incluindo dados levantados por estudantes nas disciplinas de estudos urbanos e projetos de extensão da UFPEL; b) dados de fontes abertas disponíveis, como, por exemplo, IBGE, OpenStreetMap, OpenTopography, OpenBuildings e MapBiomas. Embora existam fontes diversas de dados, há necessidade de sistematização e processamento desses dados de modo que se tornem acessíveis a um público mais amplo. Os dados, antes de serem armazenados e disponibilizados, serão transformados (filtrados, normalizados, reorganizados) para que constituam uma base confiável e íntegra. Também são previstas ações de capacitação, tanto dos participantes que atuarão na construção das bases de dados quanto dos usuários finais (estudantes, técnicos de prefeituras e comunidade em geral).

Indicadores, Metas e Resultados

O principal resultado esperado está na construção um repositório com base dados abertos de âmbito regional na abrangência da Região Intermediária de Pelotas, bem como bases de dados de abrangência municipal para cidades específicas. O foco inicial será nos municípios maiores, Pelotas, Bagé e Rio Grande, o que se justifica por estes já serem objeto de outros projetos desenvolvidos na UFPel, mas o projeto também espera abranger outros municípios na vigência do projeto, como, por exemplo, os municípios que já tenham passados por levantamento realizados pela universidade, como, por exemplo, os levantamentos de patrimônio edificado realizados pelo Núcleo de Estudos da Arquitetura Brasileira (NEAB) da FAUrb/UFPel e os levantamentos da disciplina de Planeamento Urbano, como é o caso de Jaguarão, Chuí, Herval, entre outros.
O projeto tem como metas: a) qualificar os processos de produção de bases cartográficas e compartilhamento de dados e metadados, criando um padrão; b) desenvolver habilidades de geoprocessamento, análise, mapeamento e representação cartográfica nos estudantes e na comunidade em geral.
Os indicadores serão: a) criação de um repositório disponível online de dados e metadados estruturado de forma confiável e íntegra a ser disponibilizado à comunidade, contendo pelos menos: base de dados de abrangência regional disponíveis em fontes como IBGE, INEP, SEMA/FEPAM; base de dados de Pelotas, complementando a base GeoPelotas da Prefeitura Municipal de Pelotas; base de dados de Bagé; base de dados de Rio Grande; b) cursos de SIG para capacitação de estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos de prefeituras da região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE RAUBER GONCALVES11
ANA PAULA NETO DE FARIA2
ANA PAULA POLIDORI ZECHLINSKI2
LUANA PAVAN DETONI3
MICHELE MACIEL MACHADO
NATHALIE GONCALVES VALADAO
RAFAEL DIAS PINHEIRO
TIFANY DE AVILA CARDOSO

Página gerada em 11/08/2025 23:12:39 (consulta levou 0.358113s)