Nome do Projeto
Satisfação dos Pais sobre a Qualidade do Atendimento Odontológico em uma Clínica Infantil Universitária
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
09/07/2025 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A satisfação dos pais em relação ao atendimento odontológico infantil é um fator determinante para a qualidade e a eficácia dos serviços prestados. Dessa forma, este edtudo tem o objetivo de avaliar o grau de satisfação dos pais ou responsáveis legais de crianças atendidas em uma clínica odontológica universitária. O estudo observacional do tipo transversal será realizado com pais ou responsáveis legais de crianças atendidas na Unidade de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da UFPel (FO/UFPel) que estiveram na sala de espera e concordarem em participar da pesquisa entre julho e setembro de 2025. A pesquisa será iniciada após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPel e após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos responsáveis legais Os dados serão coletados por meio de um questionário aplicado aos responsáveis durante o período de espera para atendimento, contendo 24 questões sobre variáveis socioeconômicas, ambiente físico, oferta do serviço, biossegurança e atendimento odontológico. O instrumento será aplicado por dois estudantes de odontologia, previamente treinados. Será realizado um piloto para ajuste do instrumento, caso identificado alguma necessidade. Os dados serão tabulados em uma planilha do Excel e analisados por meio de estatística descritiva para estabelecer a frequência absoluta e relativa, bem como medidas de tendência central e variabilidade, de acordo com a natureza das variáveis. As relações entre os escores obtidos no questionário e as variáveis sociodemográficas serão analisadas utilizando os testes U de Mann-Whitney e o Teste de Kruskal-Wallis. Um valor de p < 0,05, IC 95%, será considerado significativo.

Objetivo Geral

Avaliar o grau de satisfação dos pais ou responsáveis legais de crianças atendidas em uma clínica odontológica universitária, quanto à ambiente físico, oferta de serviço, biossegurança e atendimento odontológico.

Justificativa

Compreender a percepção dos responsáveis sobre diversos aspectos do atendimento odontológico das crianças pode oferecer subsídios valiosos para ajustes no ensino acadêmico, permitindo que os estudantes possam ser melhor preparados para o atendimento em odontopediatria.

Metodologia

3.1 Delineamento
Este estudo caracteriza-se como observacional do tipo transversal (ANTUNES; PERES, 2006).

3.2 Amostra
Serão convidados a participar do estudo todos os pais ou responsáveis legais de crianças atendidas na Unidade de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da UFPel (FO/UFPel) que estiveram na sala de espera e concordarem em participar da pesquisa entre julho e setembro de 2025.

3.3 Critérios de inclusão
Serão incluídos pais ou responsáveis legais de crianças atendidas na Unidade de Clínica Infantil por, pelo menos, uma vez, durante os meses de julho e setembro de 2025.

3.4 Critério de exclusão
Serão excluídos pais ou responsáveis legais que se recusaram a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ou que nunca tenham acompanhado a criança durante a consulta no serviço avaliado.

3.5. Questões éticas
A pesquisa será iniciada após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPel e após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos responsáveis legais (Apêndice A). Participar desta pesquisa implicará possíveis desconfortos, como ansiedade ou cansaço em responder às questões e, também, receio por existirem riscos de vazamento de dados pessoais. No entanto, será garantido ao participante total confidencialidade e proteção dos dados, que serão armazenados em computadores seguros com a guarda pelo pesquisador responsável. O questionário será aplicado no menor tempo possível (em torno de 10 minutos). A participação será voluntária e a recusa não acarretará prejuízos. Os benefícios incluirão a melhoria no ensino da odontopediatria e a adequação do atendimento sob estabilização protetora.
3.6 Método
Os dados serão coletados por meio de um questionário aplicado aos pais ou responsáveis legais (Apêndice B) durante o período de espera na Unidade de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da UFPel. O Questionário de Satisfação Odontológica será estruturado em tópicos, conforme descrito no quadro 1.
O questionário utilizará uma escala Likert para avaliar a satisfação dos responsáveis em relação a diversos aspectos do atendimento odontológico infantil, como ambiente físico, oferta de serviço, biossegurança e atendimento odontológico. A escala terá 5 escores com a seguinte pontuação: discordo totalmente (1 ponto), discordo (2 pontos), neutro (3 pontos), concordo (4 pontos) e concordo totalmente (5 pontos). A pontuação máxima na categoria 2 (ambiente físico) será de 15 pontos, na categoria 3 (oferta do serviço) será de 25 pontos, na categoria 4 (biossegurança) será de 10 pontos) e na categoria 5 (atendimento odontológico) será de 35 pontos. Na questão A consulta odontológica feita pelos estudantes de odontologia geralmente é muito demorado, o valor de resposta foi invertido para somar na mesma direção da interpretação dos resultados (discordo totalmente = 5 e concordo totalmente = 1).
A pontuação mínima possível do questionário será de 17 pontos e a máxima será de 85. A soma de todas as respostas permitirá determinar o Questionário de Satisfação Odontológica em uma escala de 4 categorias: muito insatisfeito (pontuações de 17 a 32), insatisfeito (pontuações de 33 a 50), satisfeito (pontuações de 51 a 68) e muito satisfeito (pontuações de 68 a 85).
A última questão do questionário é uma pergunta aberta para que o responsável possa deixar sugestões para melhorar o serviço, caso tenha interesse.
O instrumento será aplicado por dois estudantes de odontologia, previamente treinados. Será realizado um piloto para ajuste do instrumento, caso identificado alguma necessidade.

3.7 Análise dos dados
Os dados serão tabulados em uma planilha do Excel e analisados por meio de estatística descritiva para estabelecer a frequência absoluta e relativa, bem como medidas de tendência central e variabilidade, de acordo com a natureza das variáveis.
As relações entre os escores obtidos no questionário e as variáveis sociodemográficas serão analisadas utilizando os testes U de Mann-Whitney e o Teste de Kruskal-Wallis. Um valor de p < 0,05, IC 95%, será considerado significativo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se ter um indicador de satisfação dos pais quanto ao atendimento odontológico em odontopediatria e adequar o ensino, as avaliações dos discentes e os atendimentos de acordo com possíveis falhas que possam ser identificadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO PIETRO TORRES
EDUARDO DA SILVA MARCELLO
LISANDREA ROCHA SCHARDOSIM1
MARIA JULIA DE SOUZA E FIGUEIREDO
MARILIA LEAO GOETTEMS1
MARINA SOUSA AZEVEDO1

Página gerada em 16/08/2025 05:22:37 (consulta levou 0.149641s)