Nome do Projeto
Prática de escrita científica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/07/2025 - 28/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Este projeto visa promover o desenvolvimento de habilidades em escrita científica entre estudantes de graduação por meio de oficinas práticas e orientações teóricas. A iniciativa busca contribuir com a formação acadêmica e a preparação dos alunos para a produção de textos como artigos, resumos, relatórios e trabalhos de conclusão de curso (TCC). As atividades serão realizadas em encontros presenciais e/ou online, com apoio de materiais didáticos, dinâmicas e exercícios de escrita. Bem como apresentação de Trabalhos científicos e disseminação da informação nas redes sociais do projeto e nas escolas envolvidas com o projeto maior do NEPDI.
Objetivo Geral
Capacitar estudantes de graduação na produção de textos científicos por meio de oficinas práticas de escrita, promovendo o domínio da linguagem acadêmica, da estrutura textual e das normas técnicas, bem como, disseminar informações relevantes sobre infância e adolescência para comunidade, através das ações e redes sociais vinculadas ao NEPDI.
Justificativa
A escrita científica é uma competência fundamental no meio acadêmico, mas muitos estudantes ingressam na graduação sem a devida preparação para elaborar textos científicos de forma clara, coerente e dentro das normas exigidas. Isso dificulta sua participação em eventos acadêmicos, produção de TCCs e inserção em grupos de pesquisa. Assim, este projeto se justifica pela necessidade de oferecer apoio formativo que estimule o desenvolvimento dessas habilidades, promovendo maior autonomia intelectual e engajamento com a pesquisa acadêmica. Além disso, disseminar para a comunidade geral os conteúdos produzidos, visando levar conhecimento relevante sobre aspectos socioemocionais da infância e adolescência.
Metodologia
Público-alvo: Estudantes de graduação de todas as áreas interessados em aprimorar a escrita científica, comunidade em geral, estudantes do ensino fundamental das escolas vinculadas ao projeto do NEPDI.
Duração: 5 meses, com encontros semanais de 2 horas.
Etapas:
Diagnóstico inicial ( redação diagnóstica)
Aulas teóricas (normas da ABNT, estrutura do artigo científico, linguagem acadêmica, citações e referências)
Oficinas práticas (escrita de resumos, introduções, objetivos, revisão textual, análise de modelos)
Orientação individual e feedback
Produção final: cada participante elaborará um pequeno artigo ou resumo expandido e materiais para disseminação na comunidade através das redes sociais e nas escolas envolvidas com o NEPDI.
Recursos: Sala com projetor, plataforma virtual (caso online), materiais impressos e digitais.
Duração: 5 meses, com encontros semanais de 2 horas.
Etapas:
Diagnóstico inicial ( redação diagnóstica)
Aulas teóricas (normas da ABNT, estrutura do artigo científico, linguagem acadêmica, citações e referências)
Oficinas práticas (escrita de resumos, introduções, objetivos, revisão textual, análise de modelos)
Orientação individual e feedback
Produção final: cada participante elaborará um pequeno artigo ou resumo expandido e materiais para disseminação na comunidade através das redes sociais e nas escolas envolvidas com o NEPDI.
Recursos: Sala com projetor, plataforma virtual (caso online), materiais impressos e digitais.
Indicadores, Metas e Resultados
Metas:
Capacitar ao menos 15 estudantes no período do projeto.
Produzir um material didático em formato digital para atingir a comunidade escolar e as redes sociais do NEPDI.
Gerar ao menos 10 textos científicos (resumos ou artigos) prontos para submissão.
Disseminar a informação para a comunidade escolar e geral.
Resultados Esperados:
Melhoria significativa na qualidade da escrita acadêmica dos participantes.
Maior participação dos estudantes em eventos científicos e publicações.
Consolidação de uma cultura de escrita científica dentro da instituição.
Fortalecimento da relação entre ensino, pesquisa e extensão.
Disseminação de conteúdos relevantes para a comunidade escolar, pais e comunidade em geral.
Capacitar ao menos 15 estudantes no período do projeto.
Produzir um material didático em formato digital para atingir a comunidade escolar e as redes sociais do NEPDI.
Gerar ao menos 10 textos científicos (resumos ou artigos) prontos para submissão.
Disseminar a informação para a comunidade escolar e geral.
Resultados Esperados:
Melhoria significativa na qualidade da escrita acadêmica dos participantes.
Maior participação dos estudantes em eventos científicos e publicações.
Consolidação de uma cultura de escrita científica dentro da instituição.
Fortalecimento da relação entre ensino, pesquisa e extensão.
Disseminação de conteúdos relevantes para a comunidade escolar, pais e comunidade em geral.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
FABIANA PINHEIRO NIZOLLI | |||
FERNANDA DIAS COUGO | |||
FERNANDA GARAY PIRES | |||
GABRIEL LARRONDO OLIVEIRA | |||
GUILHERME MARTINS PINHEIRO | |||
LAUREN CROCHEMORE SOARES | |||
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA | 7 | ||
MARIANA CORREA DA SILVA | |||
MARIANE RICARDO ACOSTA LOPEZ MOLINA | 8 | ||
MICHELLE DE SOUZA DIAS | |||
TATIÉLE SCHNEIDER | |||
THEODORA BOROWSKY ANDRADE |