Nome do Projeto
Prática de escrita científica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/07/2025 - 28/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Este projeto visa promover o desenvolvimento de habilidades em escrita científica entre estudantes de graduação por meio de oficinas práticas e orientações teóricas. A iniciativa busca contribuir com a formação acadêmica e a preparação dos alunos para a produção de textos como artigos, resumos, relatórios e trabalhos de conclusão de curso (TCC). As atividades serão realizadas em encontros presenciais e/ou online, com apoio de materiais didáticos, dinâmicas e exercícios de escrita. Bem como apresentação de Trabalhos científicos e disseminação da informação nas redes sociais do projeto e nas escolas envolvidas com o projeto maior do NEPDI.

Objetivo Geral

Capacitar estudantes de graduação na produção de textos científicos por meio de oficinas práticas de escrita, promovendo o domínio da linguagem acadêmica, da estrutura textual e das normas técnicas, bem como, disseminar informações relevantes sobre infância e adolescência para comunidade, através das ações e redes sociais vinculadas ao NEPDI.

Justificativa

A escrita científica é uma competência fundamental no meio acadêmico, mas muitos estudantes ingressam na graduação sem a devida preparação para elaborar textos científicos de forma clara, coerente e dentro das normas exigidas. Isso dificulta sua participação em eventos acadêmicos, produção de TCCs e inserção em grupos de pesquisa. Assim, este projeto se justifica pela necessidade de oferecer apoio formativo que estimule o desenvolvimento dessas habilidades, promovendo maior autonomia intelectual e engajamento com a pesquisa acadêmica. Além disso, disseminar para a comunidade geral os conteúdos produzidos, visando levar conhecimento relevante sobre aspectos socioemocionais da infância e adolescência.

Metodologia

Público-alvo: Estudantes de graduação de todas as áreas interessados em aprimorar a escrita científica, comunidade em geral, estudantes do ensino fundamental das escolas vinculadas ao projeto do NEPDI.

Duração: 5 meses, com encontros semanais de 2 horas.

Etapas:

Diagnóstico inicial ( redação diagnóstica)

Aulas teóricas (normas da ABNT, estrutura do artigo científico, linguagem acadêmica, citações e referências)

Oficinas práticas (escrita de resumos, introduções, objetivos, revisão textual, análise de modelos)

Orientação individual e feedback

Produção final: cada participante elaborará um pequeno artigo ou resumo expandido e materiais para disseminação na comunidade através das redes sociais e nas escolas envolvidas com o NEPDI.

Recursos: Sala com projetor, plataforma virtual (caso online), materiais impressos e digitais.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas:

Capacitar ao menos 15 estudantes no período do projeto.

Produzir um material didático em formato digital para atingir a comunidade escolar e as redes sociais do NEPDI.

Gerar ao menos 10 textos científicos (resumos ou artigos) prontos para submissão.

Disseminar a informação para a comunidade escolar e geral.

Resultados Esperados:

Melhoria significativa na qualidade da escrita acadêmica dos participantes.

Maior participação dos estudantes em eventos científicos e publicações.

Consolidação de uma cultura de escrita científica dentro da instituição.

Fortalecimento da relação entre ensino, pesquisa e extensão.

Disseminação de conteúdos relevantes para a comunidade escolar, pais e comunidade em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIANA PINHEIRO NIZOLLI
FERNANDA DIAS COUGO
FERNANDA GARAY PIRES
GABRIEL LARRONDO OLIVEIRA
GUILHERME MARTINS PINHEIRO
LAUREN CROCHEMORE SOARES
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA7
MARIANA CORREA DA SILVA
MARIANE RICARDO ACOSTA LOPEZ MOLINA8
MICHELLE DE SOUZA DIAS
TATIÉLE SCHNEIDER
THEODORA BOROWSKY ANDRADE

Página gerada em 25/08/2025 00:28:54 (consulta levou 0.163201s)