Nome do Projeto
ConTO Escolar “Cada história importa, cada presença conta”
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/09/2025 - 22/09/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Este projeto tem como objetivo desenvolver ações em uma escola da rede municipal de ensino de Pelotas com sala de Atendimento Especial com o intuito de auxiliar no processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência. Metodologia: as ações do projeto irão acontecer de forma presencial em dias e horários previamente definidos pela unidade escolar. Participarão do projeto estudantes com deficiência de qualquer faixa etária, docentes das turmas que tenham alunos com deficiência, profissionais do AEE e rede de apoio dos estudantes, bem como a comunidade escolar. As atividades desenvolvidas serão realizadas de acordo com o cronograma pré estabelecido em parceria com uma escola da rede municipal. O período de execução visa desenvolver ações a partir de 2025/2 com prazo de encerramento em 2029/2. Resultados esperados: A partir desse projeto de extensão espera-se contribuir com o processo de inclusão escolar da população atendida por meio de ações direcionadas aos estudantes com deficiência, professores, funcionários, rede de apoio e comunidade escolar, bem como, contribuir para a formação interdisciplinar dos acadêmicos envolvidos, promovendo a integração da Universidade com a comunidade.
Objetivo Geral
Promover ações voltadas para a inclusão escolar de estudantes com deficiência, ampliando sua participação nas atividades escolares, por meio da articulação entre o curso de Terapia Ocupacional e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Discutir com a equipe escolar e o serviço do AEE estratégias de atuação, em prol da inclusão das pessoas com deficiência;
Orientar a rede de apoio dos estudantes com deficiência quanto ao processo de inclusão, bem como, orientar professores, funcionários e comunidade escolar sobre os atendimentos aos alunos com necessidades educacionais especiais;
Contribuir para impulsionar as atividades extensionistas e a integração da universidade com a comunidade;
Elaborar materiais informativos para o público-alvo;
Divulgar os resultados alcançados em eventos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Discutir com a equipe escolar e o serviço do AEE estratégias de atuação, em prol da inclusão das pessoas com deficiência;
Orientar a rede de apoio dos estudantes com deficiência quanto ao processo de inclusão, bem como, orientar professores, funcionários e comunidade escolar sobre os atendimentos aos alunos com necessidades educacionais especiais;
Contribuir para impulsionar as atividades extensionistas e a integração da universidade com a comunidade;
Elaborar materiais informativos para o público-alvo;
Divulgar os resultados alcançados em eventos.
Justificativa
A rede municipal de ensino de Pelotas com sala de Atendimento Especial, hoje representa um quantitativo de 50 escolas. Nesse cenário, o Terapeuta Ocupacional ainda não consta como um profissional pertencente ao quadro de vagas no município, o que gera propostas incipientes de ações estratégicas no eixo saúde-educação, que hoje é sinônimo de qualidade de vida dentro do contexto escolar. Este projeto se justifica pela responsabilidade e comprometimento em prol da inclusão escolar de estudantes com deficiência. Para tanto, as ações buscam auxiliar e orientar rede de apoio, professores, funcionários e demais atores da comunidade escolar, quanto ao processo de inclusão de estudantes com deficiência possibilitando uma efetiva inclusão escolar. Além disso, a percepção destes frente aos novos desafios, suas dificuldades, necessidades, estratégias de enfrentamento, permite que possamos retratar a realidade do município e buscar alternativas que contribuam com o processo de inclusão escolar. Justifica-se ainda pela qualificação do cotidiano dos estudantes, rede de apoio, funcionários e professores, pelo impacto na formação e aprendizagem dos estudantes tanto no que se refere aos conhecimentos técnico-científicos quanto ao trabalho em equipe interdisciplinar, via a articulação do ensino, pesquisa e extensão e pela interação ensino-serviço pelo viés da integração da universidade com a comunidade.
Metodologia
O projeto de extensão será desenvolvido no município de Pelotas – RS agregando a comunidade escolar que necessitar de formação docente, acessibilidade e inclusão, bem como, de capacitação da rede de apoio de estudantes com deficiência, para potencializar o cotidiano escolar e promover a qualidade de vida nesse contexto. A metodologia será estruturada em etapas, que incluem observação, avaliação, planejamento e execução de cursos de formação, palestras com ênfase em saúde-educação, adaptação de materiais pedagógicos, com o objetivo de oferecer suporte para a rotina escolar e processos de ensino-aprendizagem.
A primeira fase do projeto consistirá na avaliação das necessidades dos professores do AEE, utilizando instrumentos técnicos para identificar as demandas relacionadas ao acompanhamento de estudantes com deficiência e amparo aos professores da sala de aula regular. Posteriormente será organizado um cronograma com as prioridades de ações pensadas em conjunto com a gestão escolar e rede de apoio dos estudantes, levando em conta a realidade do território da escola a ser contemplada no projeto.
Quando se fizer necessário, far-se-ão parcerias com outros profissionais do município e região, e instituições interessadas para fortalecer a rede escolar e operacionalizar as estratégias.
Além disso, serão desenvolvidas ações de pesquisa para identificar as áreas mais carentes da rede escolar fornecendo dados relevantes para a melhoria contínua do atendimento à comunidade. A integração com a universidade permitirá que o projeto cumpra seu papel social e educacional, contribuindo para a formação acadêmica e a disseminação de conhecimentos sobre a importância da terapia ocupacional no campo da Educação. O projeto visa atender a comunidade escolar local de forma abrangente, oferecendo suporte tanto para o cotidiano escolar de pessoas com deficiência quanto para o fortalecimento de serviços de saúde e de educação, bem como, instituições e profissionais parceiros da região.
A primeira fase do projeto consistirá na avaliação das necessidades dos professores do AEE, utilizando instrumentos técnicos para identificar as demandas relacionadas ao acompanhamento de estudantes com deficiência e amparo aos professores da sala de aula regular. Posteriormente será organizado um cronograma com as prioridades de ações pensadas em conjunto com a gestão escolar e rede de apoio dos estudantes, levando em conta a realidade do território da escola a ser contemplada no projeto.
Quando se fizer necessário, far-se-ão parcerias com outros profissionais do município e região, e instituições interessadas para fortalecer a rede escolar e operacionalizar as estratégias.
Além disso, serão desenvolvidas ações de pesquisa para identificar as áreas mais carentes da rede escolar fornecendo dados relevantes para a melhoria contínua do atendimento à comunidade. A integração com a universidade permitirá que o projeto cumpra seu papel social e educacional, contribuindo para a formação acadêmica e a disseminação de conhecimentos sobre a importância da terapia ocupacional no campo da Educação. O projeto visa atender a comunidade escolar local de forma abrangente, oferecendo suporte tanto para o cotidiano escolar de pessoas com deficiência quanto para o fortalecimento de serviços de saúde e de educação, bem como, instituições e profissionais parceiros da região.
Indicadores, Metas e Resultados
A partir da realização deste projeto espera-se contribuir no processo de inclusão escolar da população a ser atendida bem como, contribuir com a formação dos professores, com o intuito de colaborar e auxiliar os mesmos diante das necessidades que forem apontadas. Busca-se ainda, aproximar a rede de apoio do ambiente escolar, permitindo que os mesmos possam compreender o processo de inclusão, sanar dúvidas, desmistificar preconceitos, assim como, compreender aspectos de ordem física, emocional, cognitiva e cultural que possam interferir no cotidiano de seus filhos. Também se espera contribuir com a formação acadêmica possibilitando a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos pelo viés do trabalho interdisciplinar; contribuir com trabalhos de conclusão de curso, bem como integralização curricular por meio de atividades a serem contabilizadas como Atividades Complementares de Graduação. Além de garantir a participação dos acadêmicos em atividades de relevante cunho social; e, promover a integração da universidade com a comunidade. Ainda, incentivar que, a partir das atividades desenvolvidas neste projeto e dos dados gerados, desenvolver trabalhos científicos a serem apresentados em eventos científicos e publicados em periódicos científicos. Desta forma, o projeto irá reafirmar os objetivos da extensão universitária, buscando transformar a concepção atual de inclusão escolar, tornando-a possível e mais efetiva. Dentre as metas previstas e indicadores de sucesso, incluem o número de pessoas a serem atendidas nas escolas. Assim propõem-se: atendimento ao público-alvo por meio de ações de acolhimento aos familiares das pessoas com deficiência, objetivando orientá-los quanto ao processo de inclusão social e escolar; instrumentalizar alunos de graduação para que possam ser capacitados para a atuação em escolas na perspectiva de práticas interdisciplinares; apresentar os resultados do programa em eventos científicos; elaborar materiais informativos para a população-alvo; avaliar anualmente o programa de extensão; promover grupos com os professores para escuta qualificada das necessidades evidenciadas pelos mesmos; Detectar possíveis alterações no processo de desenvolvimento e aprendizado das pessoas com deficiência e realizar um levantamento das necessidades da Unidade de Ensino quanto às demandas escolares das pessoas com deficiência, bem como, dos professores envolvidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
JULIA DE FREITAS TRAMONTIN | |||
SUZEL LIMA DA SILVA | 4 |