Nome do Projeto
ConTO Escolar “Cada história importa, cada presença conta”
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/09/2025 - 22/09/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Este projeto tem como objetivo desenvolver ações em uma escola da rede municipal de ensino de Pelotas com sala de Atendimento Especial com o intuito de auxiliar no processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência. Metodologia: as ações do projeto irão acontecer de forma presencial em dias e horários previamente definidos pela unidade escolar. Participarão do projeto estudantes com deficiência de qualquer faixa etária, docentes das turmas que tenham alunos com deficiência, profissionais do AEE e rede de apoio dos estudantes, bem como a comunidade escolar. As atividades desenvolvidas serão realizadas de acordo com o cronograma pré estabelecido em parceria com uma escola da rede municipal. O período de execução visa desenvolver ações a partir de 2025/2 com prazo de encerramento em 2029/2. Resultados esperados: A partir desse projeto de extensão espera-se contribuir com o processo de inclusão escolar da população atendida por meio de ações direcionadas aos estudantes com deficiência, professores, funcionários, rede de apoio e comunidade escolar, bem como, contribuir para a formação interdisciplinar dos acadêmicos envolvidos, promovendo a integração da Universidade com a comunidade.

Objetivo Geral

Promover ações voltadas para a inclusão escolar de estudantes com deficiência, ampliando sua participação nas atividades escolares, por meio da articulação entre o curso de Terapia Ocupacional e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Discutir com a equipe escolar e o serviço do AEE estratégias de atuação, em prol da inclusão das pessoas com deficiência;
Orientar a rede de apoio dos estudantes com deficiência quanto ao processo de inclusão, bem como, orientar professores, funcionários e comunidade escolar sobre os atendimentos aos alunos com necessidades educacionais especiais;
Contribuir para impulsionar as atividades extensionistas e a integração da universidade com a comunidade;
Elaborar materiais informativos para o público-alvo;
Divulgar os resultados alcançados em eventos.

Justificativa

A rede municipal de ensino de Pelotas com sala de Atendimento Especial, hoje representa um quantitativo de 50 escolas. Nesse cenário, o Terapeuta Ocupacional ainda não consta como um profissional pertencente ao quadro de vagas no município, o que gera propostas incipientes de ações estratégicas no eixo saúde-educação, que hoje é sinônimo de qualidade de vida dentro do contexto escolar. Este projeto se justifica pela responsabilidade e comprometimento em prol da inclusão escolar de estudantes com deficiência. Para tanto, as ações buscam auxiliar e orientar rede de apoio, professores, funcionários e demais atores da comunidade escolar, quanto ao processo de inclusão de estudantes com deficiência possibilitando uma efetiva inclusão escolar. Além disso, a percepção destes frente aos novos desafios, suas dificuldades, necessidades, estratégias de enfrentamento, permite que possamos retratar a realidade do município e buscar alternativas que contribuam com o processo de inclusão escolar. Justifica-se ainda pela qualificação do cotidiano dos estudantes, rede de apoio, funcionários e professores, pelo impacto na formação e aprendizagem dos estudantes tanto no que se refere aos conhecimentos técnico-científicos quanto ao trabalho em equipe interdisciplinar, via a articulação do ensino, pesquisa e extensão e pela interação ensino-serviço pelo viés da integração da universidade com a comunidade.

Metodologia

O projeto de extensão será desenvolvido no município de Pelotas – RS agregando a comunidade escolar que necessitar de formação docente, acessibilidade e inclusão, bem como, de capacitação da rede de apoio de estudantes com deficiência, para potencializar o cotidiano escolar e promover a qualidade de vida nesse contexto. A metodologia será estruturada em etapas, que incluem observação, avaliação, planejamento e execução de cursos de formação, palestras com ênfase em saúde-educação, adaptação de materiais pedagógicos, com o objetivo de oferecer suporte para a rotina escolar e processos de ensino-aprendizagem.
A primeira fase do projeto consistirá na avaliação das necessidades dos professores do AEE, utilizando instrumentos técnicos para identificar as demandas relacionadas ao acompanhamento de estudantes com deficiência e amparo aos professores da sala de aula regular. Posteriormente será organizado um cronograma com as prioridades de ações pensadas em conjunto com a gestão escolar e rede de apoio dos estudantes, levando em conta a realidade do território da escola a ser contemplada no projeto.
Quando se fizer necessário, far-se-ão parcerias com outros profissionais do município e região, e instituições interessadas para fortalecer a rede escolar e operacionalizar as estratégias.
Além disso, serão desenvolvidas ações de pesquisa para identificar as áreas mais carentes da rede escolar fornecendo dados relevantes para a melhoria contínua do atendimento à comunidade. A integração com a universidade permitirá que o projeto cumpra seu papel social e educacional, contribuindo para a formação acadêmica e a disseminação de conhecimentos sobre a importância da terapia ocupacional no campo da Educação. O projeto visa atender a comunidade escolar local de forma abrangente, oferecendo suporte tanto para o cotidiano escolar de pessoas com deficiência quanto para o fortalecimento de serviços de saúde e de educação, bem como, instituições e profissionais parceiros da região.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir da realização deste projeto espera-se contribuir no processo de inclusão escolar da população a ser atendida bem como, contribuir com a formação dos professores, com o intuito de colaborar e auxiliar os mesmos diante das necessidades que forem apontadas. Busca-se ainda, aproximar a rede de apoio do ambiente escolar, permitindo que os mesmos possam compreender o processo de inclusão, sanar dúvidas, desmistificar preconceitos, assim como, compreender aspectos de ordem física, emocional, cognitiva e cultural que possam interferir no cotidiano de seus filhos. Também se espera contribuir com a formação acadêmica possibilitando a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos pelo viés do trabalho interdisciplinar; contribuir com trabalhos de conclusão de curso, bem como integralização curricular por meio de atividades a serem contabilizadas como Atividades Complementares de Graduação. Além de garantir a participação dos acadêmicos em atividades de relevante cunho social; e, promover a integração da universidade com a comunidade. Ainda, incentivar que, a partir das atividades desenvolvidas neste projeto e dos dados gerados, desenvolver trabalhos científicos a serem apresentados em eventos científicos e publicados em periódicos científicos. Desta forma, o projeto irá reafirmar os objetivos da extensão universitária, buscando transformar a concepção atual de inclusão escolar, tornando-a possível e mais efetiva. Dentre as metas previstas e indicadores de sucesso, incluem o número de pessoas a serem atendidas nas escolas. Assim propõem-se: atendimento ao público-alvo por meio de ações de acolhimento aos familiares das pessoas com deficiência, objetivando orientá-los quanto ao processo de inclusão social e escolar; instrumentalizar alunos de graduação para que possam ser capacitados para a atuação em escolas na perspectiva de práticas interdisciplinares; apresentar os resultados do programa em eventos científicos; elaborar materiais informativos para a população-alvo; avaliar anualmente o programa de extensão; promover grupos com os professores para escuta qualificada das necessidades evidenciadas pelos mesmos; Detectar possíveis alterações no processo de desenvolvimento e aprendizado das pessoas com deficiência e realizar um levantamento das necessidades da Unidade de Ensino quanto às demandas escolares das pessoas com deficiência, bem como, dos professores envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JULIA DE FREITAS TRAMONTIN
SUZEL LIMA DA SILVA4

Página gerada em 24/08/2025 03:04:41 (consulta levou 0.405300s)