Nome do Projeto
Projeto Futebol: Alto Rendimento
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/12/2017 - 27/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O futebol como modalidade esportiva oferece uma ampla gama de possibilidades de trabalho, de estudos e de envolvimento social. Já a Universidade, além do desenvolvimento humano, tem o dever de aproximar o conhecimento teórico ao prático e apresentar resultados efetivos para a comunidade que esta inserida. Neste sentido este projeto visa oportunizar a vivência de acadêmicos no planejamento, organização, avaliação, execução, acompanhamento, reavaliação e tomadas de decisão em um clubes de futebol de alto rendimento. Para tanto, serão selecionados acadêmicos para compor a equipe de trabalho. Os encontros de planejamento, organização e tomadas de decisão ocorrerão duas vezes por semana no Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (LEECol/ESEF/UFPel).. As medidas e testes neuromusculares e fisiológicos poderão ocorrer no centro de treinamento dos clubes ou no Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício da ESEF/UFPel. Os testes protocolares iniciais serão: Medidas - Massa Corporal, Estatura, Perímetros, Dobras Cutâneas, FMS com régua; Testes neuromusculares - RAST com fotocélulas, Saltos em plataforma de força (CMJ, SJ e MS), Sprints com fotocélulas de 10 e 20m.; Marcadores fisiológicos - CK, Lactato, Cortisol e Testosterona.

Objetivo Geral

- Oferecer para a comunidade esportiva formal um conjunto de avaliações e acompanhamento de dados de qualidade acadêmica para a diminuição da distância teoria/prática e inserir conhecimento universitário no esporte de alto rendimento.
- Oportunizar aos acadêmicos a vivência no ambiente de trabalho em esporte de alto rendimento.

Justificativa

A comunidade de Pelotas e região considera o futebol uma de suas paixões. Auxiliar os clubes da cidade oferecendo um acompanhamento academicamente embasado e com alto grau de evidencias cientificas alavancam o esporte da região. Além de auxiliar de forma técnica a equipe em questão, o projeto vai oportunizar a participação de acadêmicos na pratica em um ambiente de esporte de alto rendimento.

Metodologia

Apos contato com o clube, foram planejadas e discutidas com a equipe de saúde e preparação física avaliações possível e úteis para prescrição de um plano de trabalho a curto, médio e longo prazo. Os acadêmicos serão treinados no Laboratório de Estudos e Esportes Coletivos e na semana de apresentação dos atletas serão realizadas as avaliações iniciais. Ao longo da temporada serão realizadas re-avaliações antropometricas, neuromusculares e fisiológicas para acompanhamento e sugestões na intervenção na rotina de preparação do clube.
As avaliações realizadas serão as seguintes:
- potência de saltos a cada 3 meses.
- potência máxima, minima, média e indice de fadiga através do RAST Test a cada 3 meses.
- compensações e pontos de gatilhos musculares (FMS) a cada 3 meses.
- lactato e creatina quinase (CK), uma vez por mês.
- relação cortisol/testosterona a cada 3 meses.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se criar um banco de dados com a evolução de cada atleta, discutindo cada resultado com o grupo da ação e propondo estratégias de intervenção para auxiliar ao grupo de atletas manter um patamar de alto rendimento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA VALÉRIA LIMA REIS
CAMILA BORGES MÜLLER
CARINA CURTINAZ LOPES
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO5
FRANCIÉLE DA SILVA RIBEIRO
GABRIEL SOARES VIEIRA
GUSTAVO DIAS FERREIRA4
LARA VINHOLES
LEONARDO DUMMER VELASQUE
LUCAS CARDOZO BAGATINI
LUCAS THOMAS DE FREITAS
Luiza Gastmann da Silva
MARCELO D'AVILA
MARCELO KÖPP TOESCHER
NATANAEL MUANA CARDOSO NORONHA
PAULO RICARDO REZENDE MARQUES
RAFAEL BUENO ORCY5
RICARDO BARBOSA DA SILVA
ROUSSEAU SILVA DA VEIGA
TAIRÃ GONÇALVES SOARES
TALITA DUARTE PEREIRA
VINÍCIUS MARTINS FARIAS
VIVIAN HERNANDEZ BOTELHO
WESLEY BIERHALS FERNANDES

Página gerada em 29/04/2024 00:54:34 (consulta levou 0.160946s)