Resumo
Vilson J. Leffa doutorou-se em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade Católica de Pelotas, foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, em Irvine e da Universidade Federal de Pelotas. Como professor e pesquisador tem atuação nas áreas acadêmica, de formação de recursos humanos e de gestão científica. Na área acadêmica, tem mais de 60 artigos em periódicos, 45 capítulos de livro, 17 livros organizados e cerca de 150 trabalhos publicados em anais, tratando de temas voltados para a educação como autonomia da aprendizagem, ensino da leitura, produção textual, o léxico na aprendizagem de línguas, interação na sala de aula, produção de materiais didáticos, política de línguas e formação de professores. Mais recentemente concentrou-se no estudo das tecnologias digitais no ensino de línguas, incluindo a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) e o ensino a distância. Tem efetiva inserção internacional, incluindo não só a publicação de trabalhos nos Estados Unidos, Reino Unido e outros países, mas também o desenvolvimento de projetos com pesquisadores renomados da área, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos; de 2009 a 2010, foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia em Irvine. Na área de formação de recursos humanos, supervisionou 3 pós-doutorados, orientou 20 teses de doutorado, 45 dissertações de mestrado e vários trabalhos de iniciação científica; contribuiu para a formação de líderes de pesquisas que atualmente atuam em outras universidades com projetos cadastrados nos grupos de pesquisas do CNPq e com quem mantém constante interlocução; coordenou e ministrou inúmeros cursos a distância para professores de línguas sobre a produção de REAs; contribuiu para a divulgação do saber na área de atuação com a organização do CD-ROM Textos em Linguística Aplicada (TELA), em quatro edições impressas, disponível online desde 2015, com um acervo significativo de textos, anais de congressos, livros, dissertações e teses, constantemente atualizados. Na área de gestão científica e acadêmica, foi duas vezes presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), atuou como coordenador da área de Artes e Letras na FAPERGS, foi duas vezes avaliador do Plano Nacional do Livro Didático em língua estrangeira; coordenador do GT de Linguística Aplicada da ANPOLL, líder de grupo de pesquisa do CNPq; criou o Periódico Linguagem e Ensino, e foi durante muitos anos seu editor científico; organizou vários congressos na área da Linguística Aplicada e tem atuado como parecerista de inúmeros periódicos e avaliador de projetos de pesquisa para órgãos de fomento, incluindo FAPs de diversos estados, CAPES e CNPq; participou de inúmeras bancas de trabalhos de conclusão e de comissões julgadores para concurso de professores e avaliações de cursos em vários estados do Brasil.
Formação acadêmica
Doutorado em Applied Linguistics (University of Texas System, 1984)
Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (Universidade Federal de Santa Catarina, 1979)
Graduação em Licenciatura Português Inglês (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1976)
Áreas de atuação
Lingüística - Lingüística Aplicada
Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Ensino-Aprendizagem - Tecnologia Educacional
Informações extraídas do Lattes