Nome do Curso / Conceitos (*)
Ciência e Tecnologia de Sementes
CAPES (2017)4
Nível / Grau
Mestrado Profissional / Mestrado
Modalidade
Presencial
Turno
DIURNO
Código UFPel
7033
Código CAPES
42003016023F4
Unidade
Programa
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Portaria n. 98 de 11/02/2003
Portaria MEC n. 177 de 25/01/2002 D.O.U em 29/01/2002, Seção 1, p. 60.
Renovado pela Portaria MEC n. 609 de 14/03/2019. D.O.U. em 18/03/2019, Seção  1, p. 63.

Apresentação

Na década de 1960, tiveram início as atividades na Área de Sementes da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na oportunidade, com oferecimento de cursos de curta duração voltados à Produção e a Tecnologia de Sementes. 
A iniciativa foi decorrente do resultado da qualificação, no exterior, de professores, ocorrendo inicialmente, na Universidade da Califórnia (UCDAVIS), com ênfase em sementes de hortaliças e posteriormente, na Universidade do Mississipi (Mississippi State University - MSU)  contemplando prioritariamente fisiologia, produção e tecnologia pós colheita de sementes. O retorno dos professores do exterior, com nível de Mestrado, especialmente na MSU, possibilitou que ações referentes aos cursos na área de sementes fossem incrementadas, sendo estes específicos e relativos a diversos cultivos de espécies produtoras de sementes. Tais atividades, resultaram no ano 1974, na criação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
No ano de 1985, visando aumentar a inserção e difusão no setor produtivo, na área de sementes, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em convênio com a Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS), criou o Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes. A criação deste curso resultou na inovação em termos de ensino, ao ser ofertado na modalidade tutoria à distância. O formato no qual o Curso passou a ser ministrado, inovador para a época, propiciou a capacitação de profissionais que atuam diretamente na produção e tecnologia de sementes, sem a necessidade de afastamento do profissional do seu local de trabalho, por dilatados períodos de tempo. 
Em seguida o Curso de especialização por tutoria a distância, devido a demanda na área em outros países, passou também a ser ofertado a países da América Latina dos quais destacam-se, a Bolívia (convênio com o Programa Nacional de Semillas da Bolívia), Uruguai (convênio com a Associação Nacional de Produtores de Sementes - ANAPROSE) e Paraguai (convênio com a Associação dos Produtores de Sementes do Paraguai - APROSEMP).
No ano de 1991, a Área de Sementes da Universidade Federal de Pelotas, idealizou e passou a ofertar o Curso de Doutorado, visando o oferecimento do maior título acadêmico na área. O Curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia de sementes, foi o primeiro da Universidade Federal de Pelotas, constituindo-se no marco inicial de mudanças substanciais no conhecimento e na pesquisa científica na Instituição. Destes, foram brasileiros e os demais provenientes da Argentina, Bolívia, Colômbia, México, Paraguai, Costa Rica, Uruguai, etc. 
Ao longo dos anos, o Programa, estabeleceu convênios e acordos de cooperação com instituições Nacionais e Internacionais. Além disso, atuou e atua em associações científicas Nacionais e Internacionais, participação continuada em eventos científicos e a inserção profunda e protagonista no setor produtivo, pelo oferecimento de vários cursos de curta duração, pela apresentação de palestras, realização de consultorias para empresas e comunicação com a imprensa escrita, falada e televisiva. Sem dúvida, tais ações ampliaram de forma significativa a participação dos professores do Programa em todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio.
O empenho e a dedicação dos membros do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes visando à consolidação como centro de referência na área de Sementes, em termos de formação de pessoal, tem se constituído em incentivo ao Programa para o avanço da posição de destaque na pesquisa científica e tecnológica em sementes. 
É importante salientar que os discentes egressos do Programa vêm exercendo atividades nas mais diversas Instituições de Pesquisa no país e no exterior (EMBRAPA, EPAGRI, EPABA, COODETEC, FEPAGRO, IRGA, MAG ...), Órgãos Públicos (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretarias de Agricultura ...), Associações de Produtores (APROSESC, ABRASS, APROSMAT, APASSUL, APASEM, APROSEMBA, APROSEMP...), Cooperativas (Cotrijal, Coagrisol, Coagrisoja, COAMO, COOPAVEL, COOPERCAMPOS, CooperAlfa, COOPERBOA, C.Vale, LAR, etc.) e Empresas Produtoras de Sementes de todas as Regiões Brasileiras (Oilema, Sementes Van Ass, Sementes Petrovina, Sementes Bom Jesus, Sementes Fabris Hulk, Grandespe, Sementes Costa Beber, Sementes JotaBasso, Sementes Roos, Sementes Unigel, Sementes Falcão, Sementes Cereal Ouro, Syngenta Seeds, Bayer Seeds, Sementes Lagoa Bonita, dentre tantas outras), Bayer, Monsanto, Syngenta, Dow, Basf . Atuam também como docentes em universidades públicas (UFRGS, IF) e privadas.
O Programa na busca de inovar e contribuir com os profissionais da área de sementes criou, em 2001 o Mestrado Profissional. O Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes visa a formação de profissional na área de sementes com conhecimento consistente não só em tecnologia, mas também em pesquisa científica, capaz de utilizar, convenientemente, os meios de divulgação de resultados de pesquisa, interpretar e selecionar as informações relevantes e, finalmente adequar, aplicar e explorar novos conhecimentos, de maneira a serem incorporados ao setor produtivo e, dessa forma colaborar de maneira decisiva para o fortalecimento do setor do agronegócio sementes e pela utilização de novas tecnologias, alcançar-se uma agricultura mais produtiva economicamente viável, de modo a assegurar melhor a qualidade de vida à população. 
O Programa visa, essencialmente, a capacitação na área tecnológica para que os profissionais formados possam atuar, par e passo, com o que há de mais avançado na área, nos assuntos vinculados à tecnologia da produção, sem esquecer os aspectos científicos do conhecimento moderno que estão vinculados. 
Um fato a ser destacado vem sendo o desenvolvimento de tecnologias e processos baseados nas  dissertações de mestrado que geram tecnologias que estão sendo adotadas por empresas de semente e órgãos públicos com reflexos positivos sobre o uso de sementes certificadas, adoção de novas tecnologias para elevação da produtividade e incorporação de processos e estratégias que favorecem o comércio de sementes, bem como incrementam a renda dos produtores. 
É importante ressaltar a procura frequente das empresas por egressos ou discentes em fase final do curso para atuação nas áreas de produção, gestão, qualidade, pós colheita e coordenação; levando em conta a sólida formação proporcionada pelo Programa associada à realidade do agronegócio.
Vale ressaltar que o agronegócio no Brasil tem sido de importância vital para a economia nacional, pelo fato de ser gerador de empregos e divisas.
O corpo docente desse programa conta com profissionais atuantes na área de sementes sendo que os mais novos estão sendo encorajados a remodelar o programa e garantir o pioneirismo do mesmo. Todos possuem formação na área e alguns com doutorados ou estágios no exterior. Para o processo de internacionalização se solidifique há possibilidade de alguns realizarem pós-doutorados ou cursos no exterior.
 

Área de Concentração

Ciência e Tecnologia de Sementes

Linhas de Pesquisa

Organização Curricular

Os requisitos mínimos para a conclusão do Mestrado Profissional compreendem 24 créditos em disciplinas, proficiência em língua estrangeira e defesa da dissertação. 
São ministradas 06 (seis) disciplinas, todas por docentes do Programa. 
As disciplinas são:
Método científico; Fisiologia da Qualidade de Sementes; Controle de qualidade de Sementes; Produção de Sementes; Seminários e Tecnologia pós-colheita.

Pesquisadores

Prof. Dr. Francisco Amaral Villela 

Prof. Dr. Luis Osmar Braga Schuch (aposentado)

Prof Dr. Silmar Teichert Peske  (aposentado)

Profa. Dra. Lilian Vanuza de Tunes

Prof. Dr. Luis Eduardo Panozzo –

Prof. Dr. Tiago Zanatta Aumonde

Prof. Dr. Tiago Pedó

Profa. Dra. Gizele Ingrid Gadotti

Prof. Dr. Adamo de Sousa Araújo

Dra. Andreia Almeida

Dr. Geri Eduardo Meneghello

Créditos necessários

24 créditos

Turmas ofertadas em 2020 / 2

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0218107 - PRODUÇÃO DE SEMENTESProfessor responsável pela turma: TIAGO PEDO
Professor Regente: TIAGO ZANATTA AUMONDE
512017

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
LUÍS HENRIQUE MACIEL ALBIERO20201
ANA FLAVIA BOMFIM CAIXETA20192
ARISSON FERANTI20192
FERNANDO MAURÍCIO BIN20192
FLAVIO CALDEIRA20192
GABRIEL FLECK DA ROSA20192
Guilherme Henrique da Costa Nunes20192
JOÃO LUÍS CARRICIO VIERO20192
JOÃO MATHEUS FERREIRA MENINO20192
JONAS GASPAR LIMA DORNELES20192
JONATAS MUNARI SILVEIRA20192
LUCIANA DIAS ROCHA20192
LUIS EDUARDO SUSIN GUTERRES20192
MARCOS ERNANI PREZOTTO20192
RAFAEL HEITOR SCHEEREN20192
RAQUEL MENDES DE ARAÚJO20192
ROGÉRIO DE CARLI20192
VICTOR LUIS VASCOSKI20192
VICTOR MATEUS GALLON20192
VÍTOR VERNETTI AZAMBUJA20192
ALESHISA MASCARELLO ROSA20182
CARLOS ALBERTO DA SILVA20182
HENRIQUE GABRIEL ZANATTA20182
JOELMAR CAMPAGNARO DE SOUZA20182
LUIZ DOUGLAS DE ANDRADE VILLELA20182
NATÁLIA ALVES NOGUEIRA20182
RICARDO DE DAVID20182
VALMAR GOMES CARDOZO JUNIOR20182

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
JOSÉ DE SOUZA ABREU JÚNIOR20012002
LILIANA BOLSSON LOEBLER20012002
AIRTON FRANCISCO DE JESUS20012003
BELCHIOR PAVEGLIO BELMONTE20012003
CRISTINA MAYUMI IDE GUADAGNIN20012003
ELOIR ANGELO DETONI20022003
EMERSON JOSÉ BOSSARDI20012003
JOÃO ABEL DA SILVA20012003
TAÍS HELENA MAFFEI DA SILVA20022003
CLÁUDIO WREGE LEITE20012004
GERALDO LAURO TROJHAN20012004
IONE CARMEN PEDROLLO DE VASCONCELLOS CHAVES20012004
JOSÉ ALEXANDRE MACHADO ZANINI20022004
JOSÉ AUGUSTO DE CARLI20012004
LUIZ ALBERTO PATELA GASTAUD20012004
LUIZ CARLOS SILVA DE VASCONCELLOS CHAVES20012004
SÉRGIO LUIS RODRIGUES DONATO20022004
ALESSANDRO DE MAGALHÃES ARANTES20022005
ANTONIO KRENSKI20042005
INACIR DARLI MARCOLIN20042005
JÚLIO CEZAR PAJÉS DE VASCONCELOS20012005
PAULO EMILIO RODRIGUES DONATO20032005
ROSANI INES PAULUS20042005
VALMOR ANTONIO KONFLANZ20042005
ALBERTO CARNIEL20052006
ANDERSON ARMANDO GUARNIERI20042006
BENTO ALVENIR DORNELES DE LIMA20012006
DARCI ANTONIO LORENZON20032006
DARCI VICENZI20042006
EDSON LUIZ DE SOUZA20052006
GRACI ACADROLLI TOZZO20042006
IVAN VITOR DARIVA20042006
JAIME BENJAMIN VILANI20052006
JORGE ROBERTO BARZOTTO20052006
KATIA CELETI DA SILVA GUARNIERI20042006
LUIZ HENRIQUE DESCHAMPS20042006
MARILDA BORIN DA CUNHA UGALDE20012006
MÁRIO LÚCIO GOMES VIEIRA DE MELO20042006
MARIO LUIZ FOSSATI20032006
OSVALDO DE OLIVEIRA COELHO20042006
PAULO ERNESTO CERIOTTI20042006
ROSICLER MARIA VANTI20032006
SERGIO MOACIR DALLA COSTA20052006
VALCIR LUIZ ALBIERO20032006
ADRIANO ANTONIO PEROTTI20062007
ALBERTO DOS SANTOS BONETTI20062007
DANIEL DE BRITO GOULART20062007
NEI OMAR HEIDEN DE ARAUJO20042007
VITOR ARLINDO CAMOZZATO20062007
CARLOS ALBERTO PAGNONCELLI20072008
CARLOS RODOLFO SCHUCH BORK20072008
CECILIA INÊS ZAMBRINI20062008
CLAITON RODRIGUES20072008
FÁBIO FREITAS SCHILLING MARQUESAN20072008
JANICE REGINA GMACH20072008
JOÃO CARLOS BENATTO JUNIOR20072008
JOÃO CARLOS DA SILVA NUNES20062008
JOÃO RODOLFO GUIMARÃES NUNES20062008
LUCIANO ANTONIO D'AGOSTINI20062008
MARCELO CORDEIRO DE ABREU20072008
RONALDO BERNARDON MEIRELES20062008
BLANCA ASTERIA ACUÑA IDROSO20082009
BLANCA JULIA NUÑEZ DE MATTO20082009
CRISTIANE VELLEDA BRISOLARA20072009
DANIEL AUGUSTO SILVEIRA20072009
EDIVALDO FERREIRA JUNIOR20062009
ELOY GILBERTO GUTIERREZ MERCADO20082009
FELIPE ANGELO POSSA20072009
FRANCIMAR SPANHOL20072009
LEANDRO CESAR RIBEIRO DE OLIVEIRA20072009
LEONARDO GUSTAVO BERREZUETA AGUIAR20082009
MARCUS WILSON ALVES FAVERO20062009
MIRIHAN GAMARRA FLORES20082009
ROBERT MAURI AMAT FRANCO20082009
SANDRO MAGNANI20072009
TIAGO ANTÔNIO WEBBER20082009
ALAERTON MAZUTTI20092010
ANTENOR REINALDO CANTON20092010
ANTONIO MARCOS CAMOZZATO20062010
CARLOS EDUARDO WEBER DOS SANTOS20082010
CARLOS ROBERTO BENKENSTEIN PANIAGUA20092010
CHARLES HOBI ZIMMER20092010
CLENIO DEBASTIANI20062010
EDWIN ROMAN CRUZ LOGACHO20092010
FERNANDA WEBER20092010
HELTON FLECK DA SILVEIRA20082010
HERMAN ANÍBAL MUÑOZ ZUNIGA20092010
IRENI LEITZKE CARVALHO20092010
IZABELA MENDES CARVALHO20182010
JEAN CARLOS CIRINO20082010
JOSÉ PETRUÍSE FERREIRA JÚNIOR20092010
LEANDRO MUNARETTO GRANELLA20072010
MARCIO LUIZ SPANZERLA20092010
RODRIGO FROZZA20092010
ALEXANDRE GAZOLLA NETO20102011
ALEXANDRE HÜLLER20102011
ANTONIO CARLOS MARX20102011
ANTÔNIO JOÃO MOREIRA CALAÇA20102011
DIRLEI FRANCISCO BERTOCCHI20102011
FERNANDO ROBERTO LORENCETT20102011
FERNANDO RODRIGO XAVIER20092011
IGOR BERNARDES20102011
IVANDRO LUIZ FILIPPIN20102011
JOSÉ DONIZETI DA SILVA20102011
JUNIOR MOISÉS DA SILVA20102011
KARLA CRYSTINA ROSA20102011
LUCIANO MOURA DE MELLO20102011
MARCIO EDUARDO FORTI RIBEIRO DE ANDRADE20102011
MARIANA MANARDO DOS SANTOS20102011
MAURICIO JURÊ SOARES20102011
RONALDO ERNESTO MÜLLER20092011
RONILDO JOSÉ CHIARADIA FILHO20102011
VANDECIR DORIGON20102011
ADAIR LUIZ SULZBACHER20102012
ADHEMAR A. DE OLIVEIRA JÚNIOR20092012
ALEXANDER PATRÍCIO GARCIA20072012
ALEXANDRO DE PAULA20112012
ALICIA MAGDALENA GONZÁLES CAMARA20112012
ANDERSON STRADA20112012
ANELISE TESSELE20102012
CAIRO CEZAR FERREIRA20102012
CARLOS EUGENIO FORTES TEIXEIRA20112012
CLAUDINEI ANTÔNIO BOLOGNEZ20112012
DEISE LAURA COCCO20102012
EDUARDO DA SILVEIRA GOULART20112012
EDUARDO ZAGO20112012
FÁBIO DE OLIVEIRA GOMES20102012
LARA SULAMITA MODESTO JACÓ DE CARVALHO20102012
LEISLI MAIRA DELARMELINO FERRARESI20112012
LIZA HEPP20102012
MARCOS BOHM20112012
MARCOS SCHLEGEL20112012
MÁRIO FLÁVIO MAGALHÃES20092012
PATRICIA AKIKO MIYATA20102012
PAULO AFONSO LEVINSKI20102012
RICARDO OLIVEIRA ALVES20112012
RONALDO JOÃO VENDRAME20112012
ROSIDELMA DA SILVA FELÍCIO MARIN20102012
VICTOR GOLTZ20102012
CARLA MARIA SCHLINDWEIN BECKER20122013
CYRANO CARDOSO BUSATO20112013
DENILSON DA SILVA RODRIGUES20112013
DIANA LOURDES PIZZI DAL PIVA20112013
IVAN CARLOS RIEDO20122013
KASSIANA KEHL20122013
MARCIA HELENA MOTA DE ARRUDA20102013
MARINA MERCÊS LINO20092013
MATHEUS DA COSTA HORNER20122013
MILTON DALBOSCO20122013
RICARDO MIOTTO TERNUS20122013
ALCIONE LORENSET20122014
ALINE DE MATTOS DE SOUSA20122014
ALISSON GONÇALVES MARTINS20122014
ANA MARIA MONGELÓS FERNÁNDEZ20122014
ANDERSON LUIZ WILLE20132014
ANDRÉ SANDER20132014
ANTONIO CARLOS MADRUGA BANDEIRA20132014
AUGUSTO HOFMEISTER PICH20132014
CARLOS EDMUNDO AGUIAR20122014
CLAUDIA MARIA JUNG20132014
CLAUDINEI JOSÉ COSTA20112014
CRISTIAN ARIEL MONZON BENITEZ20122014
DANILO HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA20132014
EDSON LUIZ BORTOLATTO20112014
FLAVIO ROBERTO LAMANNA20122014
GLADIMIR PINTO DA SILVA20122014
GUILHERME FLORES SANTANA20132014
HENRIQUE MECABÔ LIMA20122014
JOSÉ MAURO DE RIBAMAR E SILVA20122014
KÉZIA RIBEIRO SILVA20122014
LEANDRO GABRIEL TRAFANE20112014
LUCAS CIRIACO LIRA20122014
LUIZ ALBERTO BENSO20132014
LUIZ AUGUSTO CORRÊA PEREIRA20122014
MARCELO PALOMO20112014
MARIA CECÍLIA DE MORAES CARVALHO20132014
MARIA ESTELA OJEDA GAMARRA20122014
MATHEUS LUIZ CELIOLI TESTA20132014
MORGANA SANTOS TUNES20122014
NÉLIO CASTRO LIMA20122014
NILSON JOSÉ RODRIGUES JÚNIOR20122014
NORIMAR DAVILA DENARDIN20122014
RAFAEL GALLI20122014
RAFAEL REISDOERFER20122014
REGIANE CARLA DE SOUZA20122014
RENAN CANZI COMIN20122014
RENAN TOMAZELE20132014
RODRIGO ALBANEZE20122014
RODRIGO LAMAISON DE VARGAS20122014
SHIRLEI UHDE20122014
SILVIO BUENO PAULIKEVIS20132014
VALDEMAR LUDWIG20132014
VERÔNICA TAVARES NETO20132014
WINICIUS ASSIS MÜLLER MORANDIN20122014
YZOLINA ROSSINI PEREIRA DE SOUZA20112014
ADHYVAN KARMO DALMOLIN20142015
ADINARA MARIA WELTER20142015
ALEJANDRO JOSÉ DE MELO20142015
ALEXANDRE MÜLLER20132015
AMANDA CABRAL CALUSCI VEDAN20142015
ANDERSON ALBERTO COCCO20142015
ANDERSON LUIZ GEHLEN20142015
ANDRÉ GIURIATTI20142015
ANDRÉ PEREIRA OLIVEIRA20142015
BRUNO SOUZA LEMOS20142015
CINTIA MULLER LEAL20142015
DAIANE GOBES DE JESUS SANTOS20142015
DEUSILEIDE DE OLIVEIRA HAMER20112015
EDIMAR DORIGON20142015
ELIEGES CARINA BERTUZZI20122015
FABIANO CARLOS FERREIRA20142015
FABIO ANDRÉ SANDERS20132015
FÉLIX JUNIOR SILVA CASTRO20142015
GABRIEL LOPES OLIVEIRA20142015
GRACIANE CEOLIN20142015
HIGOR ANTÔNIO DA SILVA OLIVEIRA20142015
IDIMAR LEONI20142015
IGOR TONIN20122015
JOELMA ROBERTA GONÇALVES20142015
JOSÉ RICARDO BAGATELI20142015
JULIANO GAVIRAGHI20142015
KELI KEHL20142015
KIRIOS CARLOS MARKUS20142015
LEANDRO DE OLIVEIRA20142015
LEONIR FLACH20142015
LEYLLA NEVES VIEIRA20142015
MAIRSON ROBSON SANTANA20142015
MARCELO SCHMOLLER SCHLICKMAN20142015
MARCIO ROGERIO PEREIRA LEITE20142015
MARCOS PIRES DE ALMEIDA20142015
MARIA JESSICA FERREIRA GRASIDE20142015
MARIA LOURDES CARAMESO DA COSTA20142015
MARIO RODRIGO DOS SANTOS20142015
NIZIO FERNANDO GIASSON20142015
PATRICIA BRESSAN20142015
RENAN MOSQUEN20132015
RONI ANTONIO GARCIA DA SILVA20142015
SÉRGIO PEDRO BRAUN JÚNIOR20142015
SILMARA SALETE BARUFFI20142015
THIAGO STROBEL20142015
TISSIANO VENDRAMIN20142015
VITOR DANTE POLETTO20142015
ADRIANO ROGÉRIO FELETTE20152016
ALELITA FALCHETTI VIGOLO20142016
ALEXANDRE LUIZ DAMETTO JÚNIOR20152016
ALEXSANDRO MARTINS DA SILVA20152016
ALINE FERRAZ DA SILVA20142016
ANGELA BIANCHI20152016
ANNA FLÁVIA SANTOS CALAZANS20152016
CELIO DE SOUZA NEIVA20152016
DANILO FONSECA CUNHA20152016
ELIAS RANGEL SOARES NETO20152016
ELIAS ZANATTA20152016
ENDERSON DALDIN DIAS20132016
FELIX MIGUEL HASING LARREATEGUI20152016
FLÁVIA POZENATO20152016
FRANCISCO FABIO HOÉLIO DE SOUSA20152016
GABRIEL ALVARENGA DE MORAES20152016
GISELLI LACERDA CAMILO20152016
HENRIQUE BASTOS VIANA20152016
JAIR ROMANO JÚNIOR20152016
JAQUELINE TAVARES DA CAMARA20152016
JARDEL COSTA DOS SANTOS20132016
JEFERSON SANTO COLDEBELLA20152016
JONATHAN HENRIQUE DA SILVA20152016
JOSÉ PORTILLO PRIETO20142016
JOSÉ RODOLFO COSTA20152016
JULIANA ROSA SILVA20152016
LEOMAR MAURÍCIO MAGRO20152016
LEONARDO GONÇALVES CERA20142016
LUCAS MARTINS LIMBERGER20142016
LUÍS FERNANDO TECCHIO20152016
MARCELA MAYUMI BABATA20152016
MARCOS EDUARDO ROSSONI20152016
MURILO COMASSETTO QUEIROZ20152016
NATÁLIA DOMINGOS DA SILVA20152016
NILSON PAULO BAGATINI20142016
OCTAVIO AUGUSTO MELO DE QUEIROZ20152016
PRISCILLA INTROVINI VILLELA DE BIASSIO20142016
ROQUE BERTOLDO FERRETTI20152016
TIAGO BRITO PORTO20152016
VASCONCELOS ROMÃO DE OLIVEIRA20152016
VIANEI ANTONIO DICK CONRAD20152016
VICTOR SOMMER20142016
VINICIUS RODRIGUES DE FARIA20152016
AISLAM CELSO PAZINATO20152017
CARLOS ANTONIO PENA JÚNIOR20152017
CELSO FERREIRA CÓRDOVA JÚNIOR20152017
CESAR EDUARDO HANNICH ALEGRE20162017
CLÁUDIA BONATO20162017
DANILO JOSÉ CRUVINEL20152017
DARI ALIRO RADDATZ JÚNIOR20142017
DENIZE CRISTINA LEITE FRANDOLOSO20152017
DIANA SOLEDAD BADO ESQUIVEL20142017
DIEGO AUGUSTO VAROLO GAMBARO20162017
DIEGO LANFERDINI20152017
EDSON CARLOS PAGE20162017
FLAVIO GENTIL BONFANTE20162017
JOÃO MARCIO SEFFRIN20162017
LAISA LEOCÁDIO SILVA20142017
LUCIA ELSA CUBILLAS20152017
LUÍS PAULO MIRANDA DE FARIA20152017
MARTA IRENE MARTINEZ FLORENTIN20142017
PAULO GONZALES RAMALHO20162017
PEDRO TALES TOMAZELLI20152017
RICARDO LEITE PINA PEREIRA20142017
ROBSODRE GUIMARÃES BARBOSA20152017
RONALD OTTO GIORGI NETO20152017
SUSANA LOURDES CHUMBIAUCA MATEO20152017
WILLIAN JOSÉ DARONCH20152017
ALEXANDRE CORBO20162018
CARMEN BUSANELLO20152018
LIDIA BEATRIZ DE OLIVEIRA COSTA20152018
PAULO ERNANI PERES FERREIRA20182019
ERICA DE ALMEIDA EVANGELISTA20182020
NICÁCIA ANDRADE BORGES MORAES20182020
JOSÉ LUIZ CARVALHO MORAES2001
LUIZ ROGÉRIO BARRETO NASCIMENTO2002
MARCO ANTÔNIO FALCÃO VILLELA2001

Localização e contatos

Página gerada em 21/10/2020 07:51:17 (consulta levou 0.254168s)