Nome da Atividade
ECONOMIA ECOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
CÓDIGO
0188069
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3

Ementa

A disciplina se propõe a refletir sobre as relações entre a economia e o meio ambiente privilegiando a perspectiva teórica e epistemológica da Economia Ecológica. A partir desta buscará enfocar o tema da sustentabilidade e sua abordagem pelas diferentes escolas do pensamento econômico, contextualizando o tema do desenvolvimento rural sustentável.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Apresentar e discutir as diferentes concepções sobre a relação entre economia e meio ambiente e suas implicações para o desenvolvimento rural.

ESPECÍFICOS:
Apresentar as principais correntes da teoria econômica;
Discutir a perspectiva destas correntes em relação a "questão ambiental" ,destacando a economia ambiental e a economia ecológica.
Analisar as implicações destas perspectivas para o desenvolvimento rural

Conteúdo Programático

1- Introdução. Apresentação da disciplina, do conteúdo programático, dos textos de apoio, da dinâmica das aulas e do sistema de avaliação.
2- Um pouco de Economia Política: A formação das principais escolas de Pensamento Econômico. O liberalismo Clássico de Adam Smith, Marx e a economia socialista, a síntese neoclássica de Alfred Marshal e o intervencionismo Keynesiano.
3- O contexto do sistema econômico internacional: a crise civilizatória atual e as dívidas sociais, econômicas e ambientais. As idéias de progresso, crescimento, desenvolvimento e sua relação com a natureza. A relação economia, ambiente e desenvolvimento.
4- A sustentabilidade como idéia-força para harmonizar as dimensões do desenvolvimento. O eco-desenvolvimento; o desenvolvimento sustentável. A visão ecocêntrica e a visão tecnocêntrica. A sustentabilidade forte e a sustentabilidade débil.
5- A economia ambiental. Fundamentos teóricos. O meio ambiente enquanto fator de produção. Relação entre biosfera e atividade econômica, seus impactos ambientais e sociais. A internalização das externalidades ambientais. A valoração do meio ambiente. Métodos de valoração monetária. Análise custo eficiente e custo-benefício. Eco-eficiência e responsabilidade social coorporativa.
6- A construção da multidisciplinaridade entre as ciências econômicas e o meio ambiente: bases teóricas e epistemológicas da economia ecológica. A economia como subsistema da biosfera. A Sustentabilidade como relação entre economia e a biofísica: as leis da termodinâmica, a natureza entrópica do processo econômico; interpretação energética da economia. O estado estacionário. A incomensurabilidade dos valores ambientais. Indicadores de Sustentabilidade.
7- Os conflitos ambientais e a inovação social. O ambientalismo dos pobres. Os movimentos sociais e a ecologia política.
8- Economia Ecológica e desenvolvimento rural sustentável: teoria e estudos de caso.
9- Encerramento. Avaliação do semestre.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MAY, P.H. (org.) Economia do Meio Ambiente. Teoria e Prática. Rio de Janeiro. Ed. Campus, 2010.
  • MÜELLER, C. Os economistas e as relações entre o sistema econômico e o meio ambiente. Brasília, FINATEC - UNB, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • DALLY, H. and FARLEY, J. Ecological economics: principles and applications. Washington and London. Island Press, 2004.
  • GEORGESCU-ROEGEN, N. The entropy law and the economic process. Harvard university press, Cambridge, Massachusetts, 1971.
  • MARTINEZ-ALIER, J. The environmentalism of the poor: a study of ecological conflicts and valuation. Cheltenham. Edward Elgar, 2002.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 1 15 9
Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (Mestrado acadêmico)
Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Doutorado)
Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Mestrado acadêmico)
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES
Professor responsável pela turma

MARIELEN PRISCILA KAUFMANN
Professor Regente

Página gerada em 19/04/2024 00:56:26 (consulta levou 0.163049s)