Nome da Atividade
METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA
CÓDIGO
04830011
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Anual
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Exame dos tipos de trabalho acadêmico, dos métodos e técnicas de pesquisa na Ciência Jurídica para a realização da pesquisa, entanto que meios de desenvolvimento do pensamento crítico e provimento de instrumentos para a solução de problemas e, em especial, para a elaboração da monografia jurídica de final de curso.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais): Oferecer ao acadêmico possibilidades para a prática da pesquisa jurídica mediante o estudo dos métodos da Ciência Jurídica, a realização de textos científicos e do Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso.

Objetivo(s) específico(s):
a) auxiliar o acadêmico do Curso de Direito no desenvolvimento da pesquisa jurídica, visando a produção de trabalhos científicos com rigor metodológico, com definição de marco teórico-analítico e com o domínio das técnicas de pesquisa mais utilizadas nas ciências sociais aplicadas, bem como das normas técnicas do trabalho científico ABNT e as adotadas na UFPEL;
b) conscientizar o aluno da necessidade de sistematizar a informação para a evolução do conhecimento científico;
c) apresentar a pesquisa não somente como uma instrumentação científica, mas como didática educativa fundamental por incutir no aluno a capacidade de questionamento crítico e criativo;
d) propiciar ao aluno conhecer e avaliar as várias formas e etapas de elaboração de uma pesquisa, bem como o resultado final desta;
e) elaborar o projeto de monografia de curso, apresentando os princípios básicos que envolvem a preparação de um projeto de pesquisa.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia para os cursos de Direito. São Paulo: Saraiva, 2014. ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2010. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6º Ed. São Paulo: Atlas, 2011. MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no Direito. São Paulo: Saraiva, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • HULLEY, Stephen B. et al. Delineando a pesquisa jurídica: uma abordagem epidemiológica. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. LEITE, Eduardo de Oliveira. A monografia jurídica. São Paulo: RT, 2008. MORIN, Edgar. A cabeça-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 15ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2010.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 70 26 Direito (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2 2024 70 46 Direito (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA Direito (Bacharelado)

Página gerada em 28/03/2024 20:03:05 (consulta levou 0.160953s)