Nome da Atividade
PEDAGOGIA JURÍDICA: PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO DO DIREITO
CÓDIGO
04830034
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Anual
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Pedagogia Jurídica. Ensino do Direito. Epistemologia Jurídica. Relações de Poder no Direito e em seu Ensino. Legislação do Ensino Superior e dos Cursos de Direito no Brasil. Teorias sobre Currículos Jurídicos. Construção da Docência nos Cursos de Direito. Práticas Educacionais Interdisciplinares no Ensino Jurídico: pesquisa, ensino e extensão. Didática no Ensino do Direito: organização das aulas, métodos e inovações.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):proporcionar o estudo de teorizações e normas jurídicas acerca do ensino do direito e experiências práticas em didática jurídica.

Objetivo(s) específico(s): Estudar teorias acerca do ensino jurídico; Compreender a interpretação e a aplicabilidade de normas jurídicas que versem sobre o ensino do direito no Brasil; Construir práticas inovadoras em didática na pedagogia jurídica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BEANE, James A. Integração Curricular: A Concepção do Núcleo da Educação Democrática. Lisboa: Didáctica, 2002. LEITE, Maria Cecília Lorea (org.). Imagens da justiça, currículo e educação jurídica. Porto Alegre: Sulina, 2014. RODRIGUES, Horácio Wanderlei; JUNQUEIRA, Eliane Botelho. Ensino Jurídico no Brasil. Florianópolis: Boiteux, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • BERNSTEIN, Basil. Pedagogía, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1996. COLAÇO, Thais; DAMÁZIO, Eloise da Silveira Petter. Novas perspectivas para a antropologia jurídica na América Latina: o direito e o pensamento decolonial. Florianópolis: FUNJAB, 2012. FOUCAULT, Michel. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: NAU ed., 1996.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PEDAGOGIA JURÍDICA: PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO DO DIREITO Direito (Bacharelado)

Página gerada em 24/04/2024 07:38:51 (consulta levou 0.112342s)