Nome da Atividade
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV
CÓDIGO
05000156
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas
quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um
sólido aporte teórico.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Propiciar ao aluno um crescente aprendizado teórico, contextualizandoo e praticando-o através de exercícios musicais, como solfejos e ditados
rítmicos e melódicos.

1.12. Objetivo(s) específico(s):
a) Abordar conteúdos teóricos imprescindíveis ao licenciando;
b) Aguçar a percepção auditiva do licenciando;
c) Colaborar para a futura prática docente do licenciando,
instrumentalizando-o com subsídios teóricos e práticos da arte musical,
contextualizando, invariavelmente, a teoria com a prática.

Conteúdo Programático

Conteúdo Teórico:
1- Revisão (transposição modal, modos gregos)
2- Instrumentos transpositores
3- Modulação
4- Tônica do momento
5- Compasso alternado
6- Ornamentos
7- Notas estranhas ao acorde
8- Consonância e dissonância de intervalos
9- Escalas exóticas
10- Abreviaturas
Conteudo Prático:
a) Solfejo Rítmico (Pozzoli 7ª a 10ª Série)
b) Solfejo Melódico (Em uma ou mais vozes, em tonalidades diversas e
modos diversos em clave de sol ou de fá)
c) Ditado Rítmico (Pozzoli até 10ª Série)
d) Ditado Melódico (Ton. Maiores, Menores e Modos Gregos)
e) Solfejos à primeira vista
f) Ditado de intervalos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ed. Brasilia: Musimed, 1996.
  • MICHELS, Ulrich. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, 1998.
  • PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2ed. Brasília: MUSIMED, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
  • GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 2. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
  • MED,Bohumil. Solfejo. Brasilia: Musimed,1986.
  • _________. Ritmo. Brasilia: Musimed, 1986.
  • ZAMACOIS, Joaquim. Teoria da Musica. Barcelona: Editorial Labor, 1983.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Canto (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Violino (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Piano (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Violão (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Composição (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Música Popular (Bacharelado)

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