Nome da Atividade
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV
CÓDIGO
05000156
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas
quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um
sólido aporte teórico.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Propiciar ao aluno um crescente aprendizado teórico, contextualizandoo e praticando-o através de exercícios musicais, como solfejos e ditados
rítmicos e melódicos.

1.12. Objetivo(s) específico(s):
a) Abordar conteúdos teóricos imprescindíveis ao licenciando;
b) Aguçar a percepção auditiva do licenciando;
c) Colaborar para a futura prática docente do licenciando,
instrumentalizando-o com subsídios teóricos e práticos da arte musical,
contextualizando, invariavelmente, a teoria com a prática.

Conteúdo Programático

Conteúdo Teórico:
1- Revisão (transposição modal, modos gregos)
2- Instrumentos transpositores
3- Modulação
4- Tônica do momento
5- Compasso alternado
6- Ornamentos
7- Notas estranhas ao acorde
8- Consonância e dissonância de intervalos
9- Escalas exóticas
10- Abreviaturas
Conteudo Prático:
a) Solfejo Rítmico (Pozzoli 7ª a 10ª Série)
b) Solfejo Melódico (Em uma ou mais vozes, em tonalidades diversas e
modos diversos em clave de sol ou de fá)
c) Ditado Rítmico (Pozzoli até 10ª Série)
d) Ditado Melódico (Ton. Maiores, Menores e Modos Gregos)
e) Solfejos à primeira vista
f) Ditado de intervalos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAXTER, William H. Basie Studies in Musie. Boston, Allyn and Bacon,1982 HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos. São Paulo, Ricordi,1983. LIBERMAN, Maurice. Ear Trainning and Sight Singing. N. Y ork, Norton, 1959. MED, BohumiI. Teoria da Música. Brasília, Musimed, sld MED, BohumiI. Soljêjo. Brasília, Musimed,1986. MED, BohumiI. Ritmo. Brasília, Musimed,1986. SCLIAR, Esther. Elementos de l'eoriaMusical. São Paulo, Novas Metas, 1985. WILLEMS, Edgar. Solfêjo - Curso Elementar. São Paulo, Fermata, 1985. VASCONCELOS, Carmen S.V. 235 Soljêjos. Belo Horizonte,UFMG,1986. ZAMACOIS, Joaquín. Teoria da Música. Barcelona, Editorial Labor, 1983

Bibliografia Complementar:

  • ARICÓ Jr.Vicente. No Reino dos Sons. 1° Volume. São Paulo, VitaIe, sld CARDOSO, Bebnira. Curso Completo de Teoria Musical e SoIfejo 1° voL São Paulo, VitaIe, 1973. OTTMAN, Robert. W. More Music for Sight Singing. Prentice Hall, 1981. PHILIPPOT, Michel. 16 Cânones. São Paulo, Novas Metas, 1979.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música (Licenciatura)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Canto (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Violino (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Piano (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Violão (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Composição (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Música Popular (Bacharelado)

Página gerada em 04/12/2020 08:52:59 (consulta levou 0.224172s)