Nome da Atividade
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV
CÓDIGO
05000156
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas
quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um
sólido aporte teórico.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Propiciar ao aluno um crescente aprendizado teórico, contextualizandoo e praticando-o através de exercícios musicais, como solfejos e ditados
rítmicos e melódicos.

1.12. Objetivo(s) específico(s):
a) Abordar conteúdos teóricos imprescindíveis ao licenciando;
b) Aguçar a percepção auditiva do licenciando;
c) Colaborar para a futura prática docente do licenciando,
instrumentalizando-o com subsídios teóricos e práticos da arte musical,
contextualizando, invariavelmente, a teoria com a prática.

Conteúdo Programático

Conteúdo Teórico:
1- Revisão (transposição modal, modos gregos)
2- Instrumentos transpositores
3- Modulação
4- Tônica do momento
5- Compasso alternado
6- Ornamentos
7- Notas estranhas ao acorde
8- Consonância e dissonância de intervalos
9- Escalas exóticas
10- Abreviaturas
Conteudo Prático:
a) Solfejo Rítmico (Pozzoli 7ª a 10ª Série)
b) Solfejo Melódico (Em uma ou mais vozes, em tonalidades diversas e
modos diversos em clave de sol ou de fá)
c) Ditado Rítmico (Pozzoli até 10ª Série)
d) Ditado Melódico (Ton. Maiores, Menores e Modos Gregos)
e) Solfejos à primeira vista
f) Ditado de intervalos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ed. Brasilia: Musimed, 1996.
  • MICHELS, Ulrich. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, 1998.
  • PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2ed. Brasília: MUSIMED, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
  • GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 2. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
  • MED,Bohumil. Solfejo. Brasilia: Musimed,1986.
  • _________. Ritmo. Brasilia: Musimed, 1986.
  • ZAMACOIS, Joaquim. Teoria da Musica. Barcelona: Editorial Labor, 1983.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2023 / 2 145 13 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
Música - Piano (Bacharelado)
Música Popular (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Música - Violino (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Professor responsável pela turma

M3 2023 / 2 25 14 Música (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
RAFAEL GARCIA BORGES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Canto (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Violino (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Piano (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Violão (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Composição (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV Música (Licenciatura)

Página gerada em 30/11/2023 17:59:47 (consulta levou 0.138702s)