Nome da Disciplina
FUNDAMENTOS DE CONTRAPONTO
CÓDIGO
05000162
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina caracteriza-se em introduzir o aluno no ensino do contraponto
tonal, a partir da sistemática das cinco espécies a duas vozes como alicerce
na habilidade de identificar vozes, sendo um auxílio à compreensão da
estrutura do discurso musical, indispensável à análise musical.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Desenvolver a capacidade de realização do contraponto tonal a duas vozes
nas cinco espécies.

Objetivo(s) específico(s):
Praticar a elaboração do cantus firmus e sua percepção sonora através da
escolha dos intervalos melódicos que irão formá-lo. Desenvolver a prática d
escrita e da percepção do contraponto a duas vozes em cada uma das
espécies, através da escolha sonora dos intervalos harmônicos e melódicos
que irão formá-lo. Desenvolver a prática da independência das vozes.

Conteúdo Programático

Programa:
Contraponto • Histórico do Contraponto Modal e Tonal
Contraponto Tonal: Contraponto a 2 vozes
• Divisão das vozes • Cantus firmus- regras de elaboração
Contraponto em Espécies:
• Primeira Espécie • Segunda Espécie
• Terceira Espécie • Quarta Espécie
• Quinta Espécie ou Florido

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CURY, Vera Helena M. Contraponto: O ensino e o aprendizado no curso superior de Música. São Paulo: Editora UNESP, 2007. GROUT, Donald Jy; PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1997. 759 p. KOELLREUTTER, Hans Joachim. Contraponto modal do séc. XVI: Palestrina. 2ª Ed. Brasília: MusiMed, 1996. SALZER, Felix; SCHACHTER, Carl. El contrapunto en la composicion: el estudio de la condución de la voces. Barcelona: Idea Books, 1999. 449 p. SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Editora UNESP, 2001. SCHOENBERG, Arnold. Exercícios preliminares em contraponto. Trad. De Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, 2001. TRAGTENBERG, Lívio. Contraponto: umaarte de compor. 2.ed. São Paulo: EDUSP, 2017. 266 p.

Bibliografia Complementar:

  • CARVALHO, Any Raquel. Contraponto Modal: manual prático. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto: Novak Multimédia, 2000. CARVALHO, Any Raquel. Contraponto Tonal e Fuga: ManualPrático. Porto Alegre: Editora Novak Multimédia, 2002. FIUSA, Virgínia Salgado. Fuga: origem e evolução. Pelotas: [S.n], 1982. 81p. MED, Bohumil. Teoria da música. 4.ed. rev.ampl. Brasília: MusiMed, 1996. 416 p. ZAMACOIS, Joaquim. Teoria de la musica: dividida en cursos. 6.ed. Barcelona: Labor, 1978. v.2.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 38 38 Música (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
LUCAS FARIAS SILVANO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS DE CONTRAPONTO Música (Licenciatura)

Página gerada em 23/10/2019 10:38:36 (consulta levou 0.167392s)