Nome da Atividade
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II
CÓDIGO
05000168
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas
quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um
sólido aporte teórico.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Propiciar ao aluno um crescente aprendizado teórico, contextualizandoo e praticando-o através de exercícios musicais, como solfejos e ditados
rítmicos e melódicos.

Objetivo(s) específico(s):
a) Abordar conteúdos teóricos imprescindíveis ao licenciando;
b) Aguçar a percepção auditiva do licenciando;
c) Colaborar para a futura prática docente do licenciando,
instrumentalizando-o com subsídios teóricos e práticos da arte musical,
contextualizando, invariavelmente, a teoria com a prática.

Conteúdo Programático

Conteúdo Teórico:
1- Nomenclatura de intervalos
2- Inversão de intervalos
3- Sinais (ponto de aumento, stacatto, legato, ligadura, ritornello,
repetições, etc)
4- Quiálteras, acento métrico, síncope e contratempo
5- Dinâmica, andamento e expressão
6- Formação de acordes e inversões (tríades)
7- Cifragem
8- Campo harmônico
9- Tons vizinhos
10- Escalas menores
Conteúdo Prático:
a) Solfejo Rítmico (Pozzoli 4ª a 6ª Série)
b) Solfejo Melódico (Em uma ou mais vozes, em tonalidades maiores
distintas e em claves distintas e em Tonalidades Menores em clave de sol)
c) Ditado Rítmico (Pozzoli até 6ª Série)
d) Ditado Melódico (Ton. Maiores e Menores)
e) Solfejos à primeira vista
f) Ditado de intervalos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ed. Brasilia: Musimed, 1996.
  • MICHELS, Ulrich. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, 1998.
  • PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2ed. Brasília: MUSIMED, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
  • GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 2. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
  • ________. Ritmo. Brasilia: Musimed, 1986.
  • ZAMACOIS, Joaquim. Teoria da Musica. Barcelona: Editorial Labor, 1983.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II Música - Canto (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II Música - Violino (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II Música - Piano (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II Música - Violão (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II Música - Composição (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II Música - Música Popular (Bacharelado)

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