Nome da Atividade
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III
CÓDIGO
05000174
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas
quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um
sólido aporte teórico.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Propiciar ao aluno um crescente aprendizado teórico, contextualizandoo e praticando-o através de exercícios musicais, como solfejos e ditados
rítmicos e melódicos.

Objetivo(s) específico(s):
a) Abordar conteúdos teóricos imprescindíveis ao licenciando;
b) Aguçar a percepção auditiva do licenciando;
c) Colaborar para a futura prática docente do licenciando,
instrumentalizando-o com subsídios teóricos e práticos da arte musical,
contextualizando, invariavelmente, a teoria com a prática.

Conteúdo Programático

Conteúdo Teórico:
1- Revisão (sinais, acordes, cifragem, campo harmônico, tons vizinhos,
escalas menores)
2- Compasso composto
3- Transposição modal (maior p/ menor e vice-versa)
4- Cadências
5- Formação de acordes e inversões (tétrades)
6- Tons homônimos
7- Modos gregos
8- Transposição tonal/modal (tonal para modos gregos e vice-versa)
9- Campos harmônicos menores e modais
10- Cadências modais
Conteúdo Prático:
a) Solfejo Rítmico (Pozzoli 7ª a 10ª Série)
b) Solfejo Melódico (Em uma ou mais vozes, em tonalidades diversas e
modos diversos em clave de sol ou de fá)
c) Ditado Rítmico (Pozzoli até 10ª Série)
d) Ditado Melódico (Ton. Maiores, Menores e Modos Gregos)
e) Solfejos à primeira vista
f) Ditado de intervalos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ed. Brasilia: Musimed, 1996.
  • MICHELS, Ulrich. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, 1998.
  • PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2ed. Brasília: MUSIMED, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. GUEST, Ian.
  • Harmonia – Método Prático 2. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. MED,Bohumil. Solfejo. Brasilia: Musimed,1986
  • _________. Ritmo. Brasilia: Musimed, 1986
  • ZAMACOIS, Joaquim. Teoria da Musica. Barcelona: Editorial Labor, 1983.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2022 / 2 82 13 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
Música - Música Popular (Bacharelado)
Música - Piano (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Música - Violino (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:00 - 18:50
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Canto (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Violino (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Piano (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Violão (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Composição (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Música Popular (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música (Licenciatura)

Página gerada em 23/03/2023 05:52:51 (consulta levou 0.119620s)