Nome da Atividade
INSTRUMENTO HARMÔNICO II
CÓDIGO
05000345
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
- Piano: A disciplina caracteriza-se por aprimorar e dar ao aluno subsídios
técnicos e interpretativos para realização de harmonizações básicas,
organização fraseológica e a aplicação de outros conteúdos pedagógicomusicais na execução instrumental.
Violão: Proporcionar aprofundamento nas questões da execução técnicoinstrumental ao violão. Idiomatismo violonístico. Conhecimento de diferentes
recursos expressivos. Promover leitura musical. Realizar trabalho prático de
repertório. Desenvolver trabalho teórico de produção sonora e idiomatismo
violonístico.
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
- Piano: A disciplina caracteriza-se por aprimorar e dar ao aluno subsídios
técnicos e interpretativos para realização de harmonizações básicas,
organização fraseológica e a aplicação de outros conteúdos pedagógicomusicais na execução instrumental.
Violão: Proporcionar aprofundamento nas questões da execução técnicoinstrumental ao violão. Idiomatismo violonístico. Conhecimento de diferentes
recursos expressivos. Promover leitura musical. Realizar trabalho prático de
repertório. Desenvolver trabalho teórico de produção sonora e idiomatismo
violonístico.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Piano:
Solidificar as experiências musicais do semestre anterior e incorporar
reflexões pedagógicas e questões de diferenciação estilística no repertório da
música ocidental.
Violão:
Aprofundar os conhecimentos do aluno com relação aos recursos técnicomusicais empregados para tocar violão.
Objetivo(s) específico(s):
Piano:
1- Trabalhar harmonização básica de melodias;
2- Discutir questões didáticas dos conceitos básicos;
3- Preparar repertório solo.
Violão:
1- Promover a compreensão acerca de diferentes aspectos da música;
2- Refletir sobre as propriedades expressivas de diferentes recursos técnicos;
3- Explorar diferentes possibilidades de ataque, acentuação, dinâmica, timbre,
articulação, vibrato e outros efeitos de expressão musical;
4- Avançar na aquisição e consolidação de habilidades técnicas;
5- Estimular a leitura musical;
6- Ampliar o conhecimento de repertório.
Conteúdo Programático
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
- Piano: A disciplina caracteriza-se por aprimorar e dar ao aluno subsídios
técnicos e interpretativos para realização de harmonizações básicas,
organização fraseológica e a aplicação de outros conteúdos pedagógicomusicais na execução instrumental.
Violão: Proporcionar aprofundamento nas questões da execução técnicoinstrumental ao violão. Idiomatismo violonístico. Conhecimento de diferentes
recursos expressivos. Promover leitura musical. Realizar trabalho prático de
repertório. Desenvolver trabalho teórico de produção sonora e idiomatismo
violonístico.
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
- Piano: A disciplina caracteriza-se por aprimorar e dar ao aluno subsídios
técnicos e interpretativos para realização de harmonizações básicas,
organização fraseológica e a aplicação de outros conteúdos pedagógicomusicais na execução instrumental.
Violão: Proporcionar aprofundamento nas questões da execução técnicoinstrumental ao violão. Idiomatismo violonístico. Conhecimento de diferentes
recursos expressivos. Promover leitura musical. Realizar trabalho prático de
repertório. Desenvolver trabalho teórico de produção sonora e idiomatismo
violonístico.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AARON, Michael. Michael Aaron Curso para Piano. Book 3. Editora Alfred, 1994.
- BARBOSA, Cacilda Borges. Diorama. Vol.Preparatório. Editora: do autor, 1988.
- CARDOSO, Jorge. Ciência y Método de la Guitarra. 1ª ed. San José: Editorial de la Universidad de Costa Rica, 1988.
- PUJOL, Emilio. Escuela Razonada de la Guitarra – basada en los principios de la técnica deTarrega – Libro Primero. Buenos Aires: Casa Romero y Fernandez, 1934.
Bibliografia Complementar:
- ADOLFO, Antônio. O Livro do Músico. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1989.
- CARLEVARO, Abel. Cuaderno Tecnico Nº 3. Buenos Aires: Barry, 1985.
- DE MORAES, J. Jota. O Que é Música. São Paulo: Brasiliense, 1985.
- KOELLREUTTER, Hans Joachin. Harmonia Funcional. São Paulo, Ricordi, 1980.
- PALMER, W., MANUS, M. e LECHO, A. Alfred’s Basic Piano Library. USA: Editora Alfred, 1996.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INSTRUMENTO HARMÔNICO II | Música (Licenciatura) |