Nome da Atividade
CIBERCULTURA
CÓDIGO
05000797
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Pensamento tecnológico. Cultura contemporânea. Características da cibercultura. Relação entre cibercultura e design
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo GeralProporcionar uma reflexão acerca das bases da tecnologia na formação da cultura contemporânea.
Objetivos Específicos
1. Promover nos alunos uma visão crítica sobre a tecnologia.
2. Identificar e explorar as aproximações entre os campos da Cibercultura e do Design.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTELLS, M. A sociedade em rede. 10.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. LEMOS, A. Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2002. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010. PRIMO, A. Interação mediada por computador. Porto Alegre: Sulina, 2007. RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009
Bibliografia Complementar:
- AMARAL, Adriana. Visões perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk. Porto Alegre: Sulina, 2006. ANDERSON, C. A Cauda Longa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. BURGESS; J.; GREEN, J. YouTube e a Revolução Digital. São Paulo: Aleph, 2009. DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Cia das Letras, 2007. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo : Aleph, 2009. LEMOS, A. A Comunicação das Coisas: Teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.
- LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: 34, 1997. RECUERO, R. Conversação em rede: comunicação mediada por computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012. ROYO, J. Design Digital. São Paulo: Rosari, 2008. RÜDIGER, F. Introdução às teorias da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2008. SHIRKY, C. A Cultura da Participação. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. SIBILIA, PP. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. pp. 233-266. SUROWIECKI, J. A sabedoria das multidões: por que muitos são mais inteligentes que alguns e como a inteligência coletiva pode transformar os negócios, a economia, a sociedade e as nações. Rio de Janeiro: Record, 2006. WATTS, D. J. Tudo é óbvio. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 30 | 25 |
Design Digital (Bacharelado) Horários
|
ANA PAULA CRUZ PENKALA DIAS Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
CIBERCULTURA | Design Digital (Bacharelado) |