Nome da Atividade
ÁUDIO I
CÓDIGO
05000812
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Paisagem Sonora.Consciência Sonora. O som entendido como narrativa: da trilha musical aos efeitos sonoros. Introdução ao conceito e utilização do som na linguagem audiovisual. Processos de produção sonora. Planejamento de áudio. Som direto. Narrativa sonora.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo GeralSuscitar a construção crítico-reflexiva da linguagem sonora para audiovisual, a partir da abordagem e problematização dos aspectos peculiares históricos, físicos, estéticos e técnicos do som.
Objetivos Específicos
Despertar a consciência sonora;
Analisar materiais audiovisuais e suas características de construção;
Apresentar os instrumentos de captação de áudio, definindo a função prática e utilização otimizada dos mesmos;
Realizar exercícios práticos com softwares de criação e edição de som;
Capacitar os estudantes para criação de narrativas sonoras (radionovela).
Conteúdo Programático
Enfoque prático/técnico:
- sensibilização, percepção e apreciação crítico-reflexiva das camadas sonoras;
- diferentes etapas de produção de áudio para audiovisual;
- áudio: equipamentos, planejamento e procedimentos, fluxo de trabalho, equipe, formatos, suportes e taxas de amostragem;
- decupagem sonora, mapa de som, roteiro técnico de som;- narrativa sonora: desenho e design de som, sonoplastia, narração.
- realização audiovisual em função específica de áudio.
Enfoque teórico/estético:
- camadas de som, paisagem sonora;
- terminologia específica da área de som, elementos/características básicas do som;
- breve história das transformações estéticas e do emprego do som em audiovisual.
- sensibilização, percepção e apreciação crítico-reflexiva das camadas sonoras;
- diferentes etapas de produção de áudio para audiovisual;
- áudio: equipamentos, planejamento e procedimentos, fluxo de trabalho, equipe, formatos, suportes e taxas de amostragem;
- decupagem sonora, mapa de som, roteiro técnico de som;- narrativa sonora: desenho e design de som, sonoplastia, narração.
- realização audiovisual em função específica de áudio.
Enfoque teórico/estético:
- camadas de som, paisagem sonora;
- terminologia específica da área de som, elementos/características básicas do som;
- breve história das transformações estéticas e do emprego do som em audiovisual.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, Milton Jose de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994. 110 p. [BCS - 306.4 A447i, 11 exemplares] AMENT, Vanessa Theme. The foley grail: the art of performing sound for film, games, and animation. Amsterdam: Boston: Elsevier, 2009. xvi, 199 p. [BCS - 791.43024 A511f, 2 exemplares] BENNETT, Roy. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1998. 96 p. [BCS - 780.7 B471e, 3 exemplares] COSTA, Fernando Morais da. O som do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 260 p. [BCS - 778.53 C837s, 3 exemplares] COPLAND, Aaron. Como ouvir (e entender) música. Rio de Janeiro: Artenova, 1974. 177 p. [BCS, AAE - 780.7 C784c, 4 exemplares] GOLDMARK, Daniel; KRAMER, Lawrence. Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Berkeley: University of California Press, 2007. vii, 324 p. [BCS - 781.542 B573, 3 exemplares] HOLMAN, Tomlinson. Sound for film and television. 3rd ed. Burlington: Focal Press, 2010. xiii, 248 p. [BCS - 778.5 H747s 3.ed., 2 exemplares] HOLMAN, Tomlinson. Surround sound: up and running. 2nd ed. Amsterdã: Elsevier, 2008. xii, 240 p. [BCS - 621.3893 H747s 2.ed., 2 exemplares] JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. 441 p. [BCS - 781 J862m, 3 exemplares] KENWORTHY, Christopher. Master shots: vol. 2 : 100 ways to shoot great dialogue scenes. 2nd ed. Studio City: Michael Wiese Productions, 2011. x, 224 p. [BCS - 791.430233 K37m 2.ed., 2 exemplares] MÁXIMO, João. A música do cinema: os 100 primeiros anos . Rio de Janeiro: Rocco, 2003. 2v. [BCS - 782.85 M464m 2003, 6 exemplares] MURCH, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2004. 151 p. [BCS - 778.53 M973n, 6 exemplares] RODRÍGUEZ, Ángel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. 344 p. [BCS - 302.2 R696d, 3 exemplares] SCHAFER, R. Murray, 1933- . Afinação
- SCHAFER, R. Murray, 1933- . Afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado. São Paulo: UNESP, 2001. 381 p. [BCS - 781.1 S296a, 3 exemplares]; [BCS - 781.1 S296a 2.ed., 3 exemplares] SACKS, Oliver. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia da Letras, 2007. 360 p. [BCS - 781.1 S121a, 3 exemplares] TARKOVSKIAEI, Andreaei Arsensevich, 1932-1986. Esculpir o tempo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 306 p. [BCS - 791.43 T187e 2.ed., 1 exemplar]; [BCS - 791.43 T187e 3.ed., 5 exemplares] VIERS, Ric. The sound effects bible: how to create and record Hollywood style sound effects. Studio City: Michael Wiese Productions, 2008. xxvi, 326 p. [BCS - 791 V665s, 2 exemplares] WISNIK, Jose Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 253 p. [BCS - 781 W815s, 1 exemplar]; [BCS - 781.22 W815s 2. ed., 12 exemplares]
Bibliografia Complementar:
- AVELLAR, José Carlos, 1936. Imagem e som: imagem e acao, imaginacao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 192 p. [BCS - 791.43 A949i, 1 exemplar] BENNETT, Roy. Uma breve história da música. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. 80 p. [BCS - 780.9 B472b 4.ed, 2 exemplares] BARTLETT, Bruce; BARTLETT, Jenny. Recording music on location: capturing the live performance. Amsterdã: Boston: Focal Press, 2007. xix, 296 p. [BCS - 781 B289r, 3 exemplares] BILHARINHO, Guido. O filme musical. Uberaba: Instituto Triangulino de Cultura, 2006. 292 p. [BCS - 791.4309 B595f, 1 exemplar] CAZNOK, Yara Borges. Musica: entre o audivel e o visivel. 2. ed. São Paulo: Ed. da UNESP ; Funarte, 2008. 242 p. [BCS - 780.1 C334m 2.ed., 3 exemplares] DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2008. 382 p. [BCS - R 780 D739d 2.ed., 3 exemplares] GERBASE, Carlos. Cinema: primeiro filme : descobrindo, fazendo, pensando. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2012. 275 p. [BCS - 778.53 G361c, 5 exemplares] HARMONCANT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensao musical. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 272 p. [BCS - 781 H291d, 2 exemplares] HENRIQUE, Luís L. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. 1130 p. [BCS - 781.1 H519a, 2 exemplares] HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto, 2006. 278 p. [BCP - 302.23 H557m, 5 exemplares] KATZ, Mark. Capturing sound: how technology has changed music. Berkeley: University of California Press, 2004. xiii, 276 p. + CD-ROM [BCS - 789.98 K19c, 1 exemplar] KIRN, Peter. Real world digital audio. Berkeley: Peachpit, 2006, 615 p. [BCS - 789.9 K59r, 1 exemplar] MASCELLI, Joseph V. Os cinco Cs da cinematografia: técnicas de filmagem. São Paulo: Summus, 2010. 287 p. [BCS - 778.5302 M395c 2010, 3 exemplares] MIRANDA, Eduardo Reck. Computer sound design: synthesi
- ROSA, Ronel Alberti da; EISLER, Hanns. Música e mitologia do cinema/ na trilha de Adorno e Eisler. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. 136 p. [BCS - 791.437 R788m, 3 exemplares] ROSS, Alex. O resto e ruído: escutando o século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 679 p. [BCS - 780.904 R823r, 3 exemplares] SÁ, Sérgio. Fábrica de sons. 4. ed. rev. ampl. São Paulo: Globo, 2003. 118 p. [BCS - 780 S111f 4. ed., 3 exemplares] SADIE, Stanley (Ed.). Dicionário Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1994. 1048 p. [BCS - R780.3 D546, 4 exemplares] SANTOS, Jose Ivan C. dos. Conceitos de fisica: termologia, ondas ( som e luz ). 5. ed. São Paulo: Ática, 1990. v.2 [BCS - 530 S237c 5 ed., 4 exemplares] SANTOS, Jorge Luiz Pizzutti dos. Isolamento sonoro de partições arquitetônicas. Santa Maria: UFSM, 2012. 174 p. [BCS - 693.834 S237i, 1 exemplar] SCHAEFFER, Pierre. Tratado dos objetos musicais: ensaio interdisciplinar. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1993. 517 p. [BCS - 780.904 R823r, 1 exemplar] SINZIG, Pedro Frei. Dicionário musical: pelo mundo do som. 2. ed. Rio de Janeiro: Kosmos, 1959, 1976. 610 p. [BCS - R780.3 S618d 2.ed., 3 exemplares] STRALIOTTO, João. Interpretação cerebral do som e da música. Blumenau: Heck publicações, [19-]. 125 p. [AAE - 781.11 S896i, 1 exemplar]
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 21 | 20 |
Cinema e Audiovisual (Bacharelado) Horários
|
GERSON RIOS LEME Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ÁUDIO I | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) |
DESIGN SONORO I | Cinema de Animação (Bacharelado) |