Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO TEATRO III
CÓDIGO
05000973
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo das metodologias de teatro em comunidades: as técnicas do teatro do oprimido; as práticas de teatro para o desenvolvimento de comunidades. Os métodos dialógicos e a experiência teatral como prática educativa. Os contextos do teatro comunitário no Brasil, na América Latina e no mundo na atualidade. As identidades comunitárias indígenas e quilombolas brasileiras na atualidade. O Teatro e as suas possibilidades de práticas educativas fundadas nos Direitos Humanos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral- Introduzir a temática do teatro em comunidade e suas implicações educacionais;
- Refletir sobre a proposta de Teatro do Oprimido entre outras propostas de grupos de comunidades e suas metodologias em diferentes contextos e espaços educativos;
- Compreender o papel do professor nos processos de teatro e educação comunitária.
Específicos
- Conhecer e refletir sobre as técnicas de Teatro do Oprimido e o contexto histórico de seu surgimento no Brasil;
- Refletir sobre Educação e Teatro em comunidades no Brasil;
- Conhecer as propostas de Paulo Freire para o campo da Educação Popular;
- Refletir sobre as identidades comunitárias indígenas e quilombolas no Brasil.
Objetivos Específicos:
Conhecer e refletir sobre as técnicas de Teatro do Oprimido e ocontexto histórico de seu surgimento no Brasil.
Refletir sobre as metodologias estudadas e seu
desenvolvimento em diferentes contextos e espaços
educativos.
Introduzir a temática do teatro em comunidade e suas
implicações educacionais.
Compreender o papel do professor nos processos de teatro e
educação comunitária.
Refletir sobre as identidades comunitárias indígenas e
quilombolas no Brasil.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1 - TEATRO COMUNITÁRIO NO BRASIL
1.1 Principais características das práticas teatrais comunitárias
1.2 Motivações e objetivos dos grupos de teatro comunitário
1.3 O Teatro popular de periferia
UNIDADE 2 - IDENTIDADES COMUNITÁRIAS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA ATUALIDADE
2.1 Manifestações artísticas, organizações grupais e relações de aprendizagem.
UNIDADE 3 - TEATRO DO OPRIMIDO
3.1. Origem: relações entre a obra de Augusto Boal e Paulo Freire
3.2. Técnicas: Teatro Legislativo, Teatro Fórum, Teatro Jornal, Teatro Imagem, Teatro Invisível
3.3. Contextos: Teatro do Oprimido no Brasil, na América Latina e no mundo
UNIDADE 4 - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
4.1 Declaração Universal do Direitos Humanos
4.2 Princípios da Educação em Direitos Humanos
4.3 Teatro e suas possibilidades de práticas educativas fundadas nos Direitos Humanos
A disciplina cumpre com as exigências legais de inserção dos conteúdos de cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de licenciatura, conforme dispositivos que regem as leis 10.639 e 11.645. E também cumpre a Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, que Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
1.1 Principais características das práticas teatrais comunitárias
1.2 Motivações e objetivos dos grupos de teatro comunitário
1.3 O Teatro popular de periferia
UNIDADE 2 - IDENTIDADES COMUNITÁRIAS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA ATUALIDADE
2.1 Manifestações artísticas, organizações grupais e relações de aprendizagem.
UNIDADE 3 - TEATRO DO OPRIMIDO
3.1. Origem: relações entre a obra de Augusto Boal e Paulo Freire
3.2. Técnicas: Teatro Legislativo, Teatro Fórum, Teatro Jornal, Teatro Imagem, Teatro Invisível
3.3. Contextos: Teatro do Oprimido no Brasil, na América Latina e no mundo
UNIDADE 4 - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
4.1 Declaração Universal do Direitos Humanos
4.2 Princípios da Educação em Direitos Humanos
4.3 Teatro e suas possibilidades de práticas educativas fundadas nos Direitos Humanos
A disciplina cumpre com as exigências legais de inserção dos conteúdos de cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de licenciatura, conforme dispositivos que regem as leis 10.639 e 11.645. E também cumpre a Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, que Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOAL. Augusto. Jogos para atores e não atores. 14ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1998
- BOSI, Alfredo (Org.). Cultura brasileira: temas e situações. 2. ed. São Paulo: Ática, 1992
- COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2017
- FREIRE, Paulo. Ação cultural para liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 1977
- NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Tentando definir o teatro na comunidade. IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas
Bibliografia Complementar:
- BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 12. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012
- BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
- NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Boal e o teatro em comunidades: contribuições da experiência africana. Teatro: Revista de Estudios Culturales. v. 26. 2013: Augusto Boal revisitado.
- TEIXEIRA. Tânia Márcia Baraúna. Dimensões sócio-educativas do Teatro do Oprimido: Paulo Freire e Augusto Boal. Tese de Doutorado. Universidade Autônoma de Barcelona. 2007
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2023 / 1 | 25 | 0 |
Teatro (Licenciatura) Horários
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