Nome da Atividade
ESTÁGIO IV
CÓDIGO
05001062
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Desenvolvimento de Práticas educativas. Observação e interação no âmbito da
educação musical na educação infantil. Planejamento e prática docente
supervisionada. Registro em forma de relatório e reflexão crítica sobre o processo de estágio.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL
Desenvolver capacidade crítica sobre o Ensino da música no contexto escolar dos nos
anos iniciais do Ensino Fundamental, inter-relacionada com elementos
antropológicos, sócio-culturais e político-econômicos.
Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para
elaboração e execução de planejamentos, formulação de objetivos, discussão sobre
processos avaliativos e utilização de recursos materiais no Ensino da Música na escola.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. 77 p. (Coleção Músicas)
  • SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294
  • SOUZA, Jusamara (Org.). Música na escola: propostas para implementação da lei 11.769/08 na Rede de Ensino de Gramado, RS . Porto Alegre: Tomo editorial, 2011. 128 p. (Série Educação musical e cotidiano)

Bibliografia Complementar:

  • BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003, 204 p.
  • HEMSY DE GAINZA, Violeta. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus, 1988. 140 p. (Coleção Novas buscas em educação; v.31).
  • ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita M. Vander |q (Angelita Maria Vander) (Org.). Música e educação infantil. Campinas: Papirus, 2013, 2014. 222p.
  • KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2012. 64 p. (Coleção Músicas). ISBN 9788520506431.
  • PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. 77 p. (Coleção Músicas). ISBN 9788520504901.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO MUSICAL II Música (Licenciatura)

Página gerada em 24/04/2024 17:53:42 (consulta levou 0.116844s)