Nome da Atividade
HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO I
CÓDIGO
05001090
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo de matrizes cênicas indígenas, africanas e coloniais, manifestações cênicas populares brasileiras e principais movimentos teatrais nacionais e locais até a primeira metade do século XX, com o surgimento do moderno teatro brasileiro.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Promover a compreensão e o debate acerca das características do teatro e das atividades dramáticas desenvolvidas no Brasil do período colonial à primeira metade do século XX, abordando aspectos históricos, sociais, culturais e estéticos.
- Desenvolver estudos sobre gêneros, encenações, textos dramáticos, estilos de interpretação e os artistas brasileiros.
- Refletir sobre manifestações cênicas populares brasileiras.
- Debater sobre as contribuições de matrizes indígenas, africanas e europeias para a formação do teatro dito brasileiro.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES CÊNICAS
1.1 Matrizes cênicas indígenas, africanas e portuguesas no período colonial
1.2 Teatro catequético jesuíta

UNIDADE 2 – PANORAMA DE MOVIMENTOS TEATRAIS BRASILEIROS
2.1 O Romantismo e Realismo no Brasil
2.2 A comédia de costumes
2.3 As companhias e seus grandes atores: de João Caetano a Procópio Ferreira
2.4 As mulheres no teatro brasileiro: atrizes, diretoras, produtoras e chefes de companhias
2.5 Os negros no teatro brasileiro: de Benjamin de Oliveira a Abdias do Nascimento

UNIDADE 3 – MANIFESTAÇÕES CÊNICAS POPULARES BRASILEIRAS
3.1 Os folguedos folclóricos e danças dramáticas das diversas regiões do Brasil: bumba-meu-boi, cavalo-marinho, maracatu, jongo, cavalhadas, congadas, pastorinhas, reisados, mamulengo, etc.
3.2 As festas populares e suas expressões cênicas
3.3 A relação entre religiosidade e cena nos rituais afro-descendentes
3.4 O circo-teatro e seus desdobramentos no Brasil
3.5 O circo e os palhaços brasileiros: história e contemporaneidade
3.6 Os grandes atores e atrizes populares cômicos

UNIDADE 4 – O TEATRO DE REVISTA
4.1 Da crítica política às grandes vedetes

UNIDADE 5 – O SURGIMENTO DO MODERNO TEATRO BRASILEIRO
5.1 O teatro na Semana de Arte Moderna
5.2 As iniciativas estudantis e amadoras
5.3 Vestido de noiva: o surgimento do moderno teatro brasileiro

UNIDADE 6 – PANORAMA DO TEATRO NO RIO GRANDE DO SUL DO SÉCULO XVII À PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
6.1 O teatro no RS: surgimento e desenvolvimento
6.2 O teatro de Qorpo Santo

A disciplina cumpre com as exigências legais de inserção dos conteúdos de cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de licenciatura, conforme dispositivos que regem as leis 10.639 e 11.645.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GUISNBURG, J. et al. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
  • LIGIÉRO, Zeca. Outro Teatro: Arte e educação entre a tradição e as experiências performáticas. Poiésis, UFF, v. 13, n. 19, 2012. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26913. Acesso em: 01 out. 2020.
  • LIMA, Evani Tavares. Por uma história negra do teatro brasileiro. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v.1, n. 24. Florianópolis: UDESC, 2015. p. 92-104. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015092. Acesso em: 01 out. 2020.

Bibliografia Complementar:

  • BELÉM, Elisa. Notas sobre o teatro brasileiro: uma perspectiva descolonial. Sala Preta, PPGAC/USP, v. 16, n. 1, 2016, p. 120-131. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/110637. Acesso em: 02 out. 2020.
  • LIGIÉRO, Zeca. Batucar-cantar-dançar: desenho das performances africanas no Brasil. Aletria: Revista de Estudos de Literatura UFMG, v. 21, n. 1, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1573. Acesso em: 01 out. 2020.
  • MACIEL, Paulo. A cultura dramática do século XIX no Brasil vista do acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Sala Preta, PPGAC/USP, vol. 17, n. 2, 2017, p. 26-40. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/139717/137188. Acesso em: 02 out. 2020.
  • PURY, Way; PRYMEYRA, Carolina; VERMELHO, Malandro; CASTRO, Thalita. Reflorestar o pensamento ou Ações Performágycas y o ator-xamã. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1-31, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0111. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21565. Acesso em: 30 jun. 2022.
  • PEREIRA, Beatriz da Silva Lopes. Tudo preto e preto e branco: uma alquimia cultural no teatro de revista brasileiro. Tese (Doutorado em Literatura). UnB, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32995. Acesso em: 01 out. 2020.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 1 25 8 Teatro (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
FERNANDA VIEIRA FERNANDES
Professor responsável pela turma

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