Nome da Atividade
HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO I
CÓDIGO
05001090
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo de matrizes cênicas indígenas, africanas e coloniais, manifestações cênicas populares brasileiras e principais movimentos teatrais nacionais e locais até a primeira metade do século XX, com o surgimento do moderno teatro brasileiro.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Promover a compreensão e o debate acerca das características do teatro e das atividades dramáticas desenvolvidas no Brasil do período colonial à primeira metade do século XX, abordando aspectos históricos, sociais, culturais e estéticos.- Desenvolver estudos sobre gêneros, encenações, textos dramáticos, estilos de interpretação e os artistas brasileiros.
- Refletir sobre manifestações cênicas populares brasileiras.
- Debater sobre as contribuições de matrizes indígenas, africanas e europeias para a formação do teatro dito brasileiro.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES CÊNICAS
1.1 Matrizes cênicas indígenas, africanas e portuguesas no período colonial
1.2 Teatro catequético jesuíta
UNIDADE 2 – PANORAMA DE MOVIMENTOS TEATRAIS BRASILEIROS
2.1 O Romantismo e Realismo no Brasil
2.2 A comédia de costumes
2.3 As companhias e seus grandes atores: de João Caetano a Procópio Ferreira
2.4 As mulheres no teatro brasileiro: atrizes, diretoras, produtoras e chefes de companhias
2.5 Os negros no teatro brasileiro: de Benjamin de Oliveira a Abdias do Nascimento
UNIDADE 3 – MANIFESTAÇÕES CÊNICAS POPULARES BRASILEIRAS
3.1 Os folguedos folclóricos e danças dramáticas das diversas regiões do Brasil: bumba-meu-boi, cavalo-marinho, maracatu, jongo, cavalhadas, congadas, pastorinhas, reisados, mamulengo, etc.
3.2 As festas populares e suas expressões cênicas
3.3 A relação entre religiosidade e cena nos rituais afro-descendentes
3.4 O circo-teatro e seus desdobramentos no Brasil
3.5 O circo e os palhaços brasileiros: história e contemporaneidade
3.6 Os grandes atores e atrizes populares cômicos
UNIDADE 4 – O TEATRO DE REVISTA
4.1 Da crítica política às grandes vedetes
UNIDADE 5 – O SURGIMENTO DO MODERNO TEATRO BRASILEIRO
5.1 O teatro na Semana de Arte Moderna
5.2 As iniciativas estudantis e amadoras
5.3 Vestido de noiva: o surgimento do moderno teatro brasileiro
UNIDADE 6 – PANORAMA DO TEATRO NO RIO GRANDE DO SUL DO SÉCULO XVII À PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
6.1 O teatro no RS: surgimento e desenvolvimento
6.2 O teatro de Qorpo Santo
A disciplina cumpre com as exigências legais de inserção dos conteúdos de cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de licenciatura, conforme dispositivos que regem as leis 10.639 e 11.645.
1.1 Matrizes cênicas indígenas, africanas e portuguesas no período colonial
1.2 Teatro catequético jesuíta
UNIDADE 2 – PANORAMA DE MOVIMENTOS TEATRAIS BRASILEIROS
2.1 O Romantismo e Realismo no Brasil
2.2 A comédia de costumes
2.3 As companhias e seus grandes atores: de João Caetano a Procópio Ferreira
2.4 As mulheres no teatro brasileiro: atrizes, diretoras, produtoras e chefes de companhias
2.5 Os negros no teatro brasileiro: de Benjamin de Oliveira a Abdias do Nascimento
UNIDADE 3 – MANIFESTAÇÕES CÊNICAS POPULARES BRASILEIRAS
3.1 Os folguedos folclóricos e danças dramáticas das diversas regiões do Brasil: bumba-meu-boi, cavalo-marinho, maracatu, jongo, cavalhadas, congadas, pastorinhas, reisados, mamulengo, etc.
3.2 As festas populares e suas expressões cênicas
3.3 A relação entre religiosidade e cena nos rituais afro-descendentes
3.4 O circo-teatro e seus desdobramentos no Brasil
3.5 O circo e os palhaços brasileiros: história e contemporaneidade
3.6 Os grandes atores e atrizes populares cômicos
UNIDADE 4 – O TEATRO DE REVISTA
4.1 Da crítica política às grandes vedetes
UNIDADE 5 – O SURGIMENTO DO MODERNO TEATRO BRASILEIRO
5.1 O teatro na Semana de Arte Moderna
5.2 As iniciativas estudantis e amadoras
5.3 Vestido de noiva: o surgimento do moderno teatro brasileiro
UNIDADE 6 – PANORAMA DO TEATRO NO RIO GRANDE DO SUL DO SÉCULO XVII À PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
6.1 O teatro no RS: surgimento e desenvolvimento
6.2 O teatro de Qorpo Santo
A disciplina cumpre com as exigências legais de inserção dos conteúdos de cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de licenciatura, conforme dispositivos que regem as leis 10.639 e 11.645.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FARIA, João Roberto (dir.). História do teatro brasileiro II: do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva/SESC, 2012.
- GUISNBURG, J. et al. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
- HESSEL, Lothar. O teatro no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1999.
- MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Global, 2004.
- PRADO, Décio de Almeida. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo: Perspectiva, 1993.
Bibliografia Complementar:
- BELÉM, Elisa. Notas sobre o teatro brasileiro: uma perspectiva descolonial. Sala Preta, PPGAC/USP, v. 16, n. 1, 2016, p. 120-131. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/110637. Acesso em: marc. 2019.
- LIMA, Evani Tavares. Por uma história negra do teatro brasileiro. Urdimento, v.1, n.24, 2015, p. 92-104. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015092. Acesso em: mar. 2019.
- MAGALDI, Sábato. Moderna dramaturgia brasileira. São Paulo: Perspectiva, 2008.
- MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995.
- PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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T1 | 2023 / 1 | 25 | 11 |
Teatro (Licenciatura) Horários
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