Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL I
CÓDIGO
05001287
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O componente curricular aborda a complexidade da docência a partir da reflexão
sobre os diferentes contextos de atuação do professor de música e os conhecimentos
e saberes que caracterizam e identificam a profissão do professor/educador musical.
Trata dos fundamentos da Educação Musical dos processos de ensinar e aprender
música no tempo e espaço a partir da inter-relação da área com conhecimentos
históricos; sociológicos filosóficos e psicológicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL
Refletir sobre os diferentes contextos de atuação do professor de música; os
conhecimentos, saberes e fundamentos que sustentam a Educação Musical.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA FERNANDES, José Nunes. Educação Musical: temas selecionados. Curitiba, PR: CRV, 2013. FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira, 1939- . De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Ed. da UNESP; Funarte, 2005. 364 p. KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico musical. Em Pauta, v.11, n. 16/17, Número Especial, p. 50-73, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR PEDERIVA, Patrícia Lima Martins e MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo (orgs). A escola e a educação estética. Curitiba, PR: CRV, 2015. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. ROCHA, Inês de Almeida. IGAYARA-SOUZA, Susana Cecília; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. (Organizadores). Sons de outrora em reflexões atuais: história da educação e música. Curitiba: CRV, 2020. SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294 p. SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Tradução: Alda Oliveira e Cristiane Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL I Música (Licenciatura)

Página gerada em 18/11/2024 09:33:14 (consulta levou 0.145589s)