Nome da Atividade
PERCUSSÃO II
CÓDIGO
05001299
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina se caracteriza de forma prática e consiste em incorporar o estudo de
instrumentos melódicos de percussão, utilizando-os como ferramenta pedagógico
musical. A disciplina apresentará para os alunos os diferentes instrumentos
melódicos de percussão, explicando a diferença entre seus timbres, forma de
execução, baquetas, contextos e músicas de compositores brasileiros atendendo a lei
10. 639 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afrobrasileira"
e a Resolução Nº 5, de 22 de junho de 2012 - Diretrizes Curriculares
Nacionais para Educação Escolar Indígena na Educação Básica . Além disso, serão
apresentados aos estudantes instrumentos percussivos feitos de materiais
reutilizáveis e alternativos, obedecendo a Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999 - Política
Nacional de Educação Ambiental. oportunizando aos alunos a trabalhem a construção
desses instrumentos de percussão com seus discentes, além do fazer musical com os
mesmos. O semestre focará nos estudos de ritmos latino-americanos e no
desenvolvimento da habilidade dos estudantes de criarem e comporem pequenas
peças solo de percussão a partir dos ritmos estudados.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL
Incorporar o estudo de instrumentos melódicos de percussão, mostrando seu uso
como ferramenta pedagógica na formação acadêmica do educador musical.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA CANDEMIL, Luciano da Silva; PAIVA, Rodrigo Gudin. Percussão catarina. Balneario de Camboriu: Edição do Autor, 2016. 48 p. ISBN 9788591133116. MEIRELLES, Pascoal. A bateria musical: acompanha CD com 14 músicas: 15 partituras de bateria com análise, 34 melodias cifradas = The musical drums: play-along with CD containing 14 tracks: 15 drums charts with analysis, 34 melodies with chord symbols. São Paulo: Irmãos Vitale, c2000. 111 p. (70 anos de música). ISBN 8574071005. ZAMPRONHA, Edson S. Notação, representação e composição: um novo paradigma da escritura musical. São Paulo: Anna Blume, 2000. 298 p. ISBN 8574191035.

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRAGA, Reginaldo Gil. Tamboreiros de Nação: música e modernidade religiosa no extremo sul do Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013. 237 p. (Série Estudos Musicais ; 135). ISBN 9788538602187. EX 4 PRASS, Luciana. Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os Bambas da Orgia . Porto Alegre: UFRGS, 2004 181 p. ISBN 8570257309. SERRARIA, Richard et al. (Org.). Tambores e batuques: circuito 2013-2014. Rio de Janeiro: SESC, 2013. 88 p. (Sonora Brasil). ISBN 9788582540039. SILVA, Marco Aurélio A. da. Imagens sonoras do ambiente: interface entre ensino de música e educação ambiental. São Luís: EDUFMA, 2011. 116 p. ISBN 9788578621254. VIANNA, Hermano. O mistério do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 193 p. (Antropologia Social). ISBN 9788537808641. EX 4

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PERCUSSÃO II Música (Licenciatura)

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