Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL
CÓDIGO
05001328
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A especificidade do fenômeno teatral: a tríade fundamental do teatro. As relações do teatro com outros campos da arte. A abordagem triangular no ensino das artes. Teatro e educação ambiental.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Compreender as linguagens teatrais com aportes das artes, da filosofia e da psicologia e suas implicações na educação;
- Distinguir os gêneros e elementos essenciais do teatro;
- Identificar os elementos da linguagem teatral a partir da tríade fundamental: ator, texto e público;
- Compreender a experiência estética e ampliar as práticas de estudo inter e transdisciplinar com a cultura contemporânea e as artes (artes visuais, dança, música, literatura, cinema);
- Estabelecer relações entre o teatro e a educação ambiental.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASLAN, Odette. O ator no século XX: evolução da técnica, problema da ética. São Paulo: Perspectiva, 2007, 2010.
  • BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010, 2013, 2014.
  • GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002.
  • ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. 2 ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1998.
  • RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1995, 1996.

Bibliografia Complementar:

  • ARAUJO, Inês Lacerda. Do signo ao discurso: introdução à filosofia da linguagem. São Paulo: Parábola, 2004.
  • DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. 4. ed. São Paulo: HUCITEC, 2020.
  • MAGALDI, Sábato. O texto no teatro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
  • PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
  • SILVA, Paulo Ricardo Granada Corrêa da; CALLONI, Humberto (Organizador). Contribuições à educação ambiental. Pelotas: UFPel, 2010.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL Teatro (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 29/03/2024 06:34:15 (consulta levou 0.141600s)