Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTES
CÓDIGO
05001361
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2

Ementa

Pesquisar e refletir as teorias e práticas pedagógicas em arte como acontecimento poéticoeducativo discutindo as representações sociais sobre a escola e a profissão docente. Compreensão da articulação entre prática e teoria bem como promover experiências de ações poético-educativas em diferentes espaços. Elaboração, aplicação e avaliação de atividades de extensão vinculadas ao Programa Artes Visuais e Docência na Atualidade (Cód. 314).

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral: Instrumentalizar criticamente os alunos à compreensão e aprofundamento dos sentidos e das representações sociais das teorias e práticas pedagógicas do artista-educador.

Objetivos específicos: ✔ Pesquisar e pensar as teorias e práticas pedagógicas da educação voltadas ao campo das artes e suas variações, diálogos e trocas com os outros campos do conhecimento. (interdisciplinaridade) ✔ Ampliar as representações e identificações sociais sobre a escola e a profissão docente, das relações escolares e das teorias de currículo, planejamento de ensino e avaliação. ✔ Refletir a arte educação como acontecimento-experiência poeticoeducativo, de socialização, inclusão, conflito e de troca de saberes. ✔ Compreender a articulação entre teoria e prática, prática e teoria como agente fomentador de ações poético educativas (aulas, oficinas, cursos, mediações, do ensinar-aprender enquanto troca) ✔ Promover a observação e a experiência de ações poético-educativas em diferentes espaços.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALVES, Rubem. A Escola com que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir. São Paulo: Editora: Papirus, 2012.
  • COHEN, Jeffrey Jerome. Pedagogia dos monstros: Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
  • GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2008. Capítulo Rasgar o caos : a filosofia como criação de conceitos (p. 34-52).

Bibliografia Complementar:

  • CORAZZA, Sandra. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • CORAZZA, Sandra. Fantasias de escritura: filosofia, educação, literatura. Porto Alegre: Sulina, 2010.
  • LARROSA, Jorge. Nietzche & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
  • LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
  • SILVA. Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: 2010.

Página gerada em 18/04/2024 19:47:29 (consulta levou 0.050587s)