Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTES
CÓDIGO
05001361
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Pesquisar e refletir as teorias e práticas pedagógicas em arte como acontecimento poéticoeducativo discutindo as representações sociais sobre a escola e a profissão docente. Compreensão da articulação entre prática e teoria bem como promover experiências de ações poético-educativas em diferentes espaços. Elaboração, aplicação e avaliação de atividades de extensão vinculadas ao Programa Artes Visuais e Docência na Atualidade (Cód. 314).
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo geral: Instrumentalizar criticamente os alunos à compreensão e aprofundamento dos sentidos e das representações sociais das teorias e práticas pedagógicas do artista-educador.Objetivos específicos: ✔ Pesquisar e pensar as teorias e práticas pedagógicas da educação voltadas ao campo das artes e suas variações, diálogos e trocas com os outros campos do conhecimento. (interdisciplinaridade) ✔ Ampliar as representações e identificações sociais sobre a escola e a profissão docente, das relações escolares e das teorias de currículo, planejamento de ensino e avaliação. ✔ Refletir a arte educação como acontecimento-experiência poeticoeducativo, de socialização, inclusão, conflito e de troca de saberes. ✔ Compreender a articulação entre teoria e prática, prática e teoria como agente fomentador de ações poético educativas (aulas, oficinas, cursos, mediações, do ensinar-aprender enquanto troca) ✔ Promover a observação e a experiência de ações poético-educativas em diferentes espaços.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALVES, Rubem. A Escola com que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir. São Paulo: Editora: Papirus, 2012.
- COHEN, Jeffrey Jerome. Pedagogia dos monstros: Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
- GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2008. Capítulo Rasgar o caos : a filosofia como criação de conceitos (p. 34-52).
Bibliografia Complementar:
- CORAZZA, Sandra. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
- CORAZZA, Sandra. Fantasias de escritura: filosofia, educação, literatura. Porto Alegre: Sulina, 2010.
- LARROSA, Jorge. Nietzche & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
- SILVA. Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: 2010.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 40 | 38 |
Artes Visuais (Licenciatura) Horários
|
DANIEL BRUNO MOMOLI Professor responsável pela turma |