Nome da Atividade
GAME DESIGN 2
CÓDIGO
05001407
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão e aplicação de processos criativos de design de jogos. Metodologias, design, construção de GDD.

Objetivos

Objetivo Geral:

Instrumentalizar o aluno com o conhecimento teórico e prático acerca das metodologias criativas que envolvem a criação de jogos analógicos e digitais, focando nas características lúdicas, artísticas e estratégicas do projeto.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ROGERS, Scott. Level up um guia para o design de grandes jogos. São Paulo Blucher 2013 1 recurso online ISBN 9788521207016.
  • SALEN, Katie, ZIMMERMAN, Eric. Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos - Volume 2. São Paulo: Blucher, 2012. (recurso online). ISBN 9788521206545. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • SALEN, Katie, ZIMMERMAN, Eric. Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos - Volume 3. São Paulo: Blucher, 2012. (recurso online). ISBN 9788521206552. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).

Bibliografia Complementar:

  • HUIZINGA, Johan. Homo ludens, o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. 243 p. (Coleção Estudos; 004 : Filosofia). ISBN 8527300753. (2 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 300.8 E82 4.ed.)
  • GAME design. Porto Alegre SAGAH 2021 1 recurso online ISBN 9786556901299. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • ISBISTER, Katherine. Better game characters by design: a psychological approach . Amsterdam: Elsevier, 2006. 336 p. ISBN 9781558609211 (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 004 I73b)
  • MASTROCOLA, Vicente Martin. Game design modelos de negócio e processos criativos: um trajeto do protótipo ao jogo produzido. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522122714. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • SCHUYTEMA, Paul. Design de games uma abordagem prática. São Paulo Cengage Learning 2008 1 recurso online ISBN 9788522127269. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Motion in Games: First International Workshop, MIG 2008, Utrecht, The Netherlands, June 14-17, 2008, Revised Papers. 1st ed. 2008. IX, 257 p (Image Processing, Computer Vision, Pattern Recognition, and Graphics ; 5277). ISBN 9783540892205.

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