Nome da Atividade
DESIGN DE INTERAÇÃO MULTIMODAL
CÓDIGO
05001922
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fundamentos sobre a interação multimodal. Interfaces para a interação multimodal. Interface natural do usuário. Realidade virtual. Realidade aumentada.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver no aluno a capacidade de compreender os aspectos teóricos, técnicos e práticos envolvidos no desenvolvimento de uma interface multimodal, dando ênfase para a interface natural do usuário, realidade virtual e aumentada.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADAM, Dominique Leite. Design multimodal: contribuições para o processo de design de interfaces inclusivas em eletrodomésticos. 2022. 349 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/79839.
- BARRETO, Jeanine dos Santos et al. Interface humano-computador. Porto Alegre: SAGAH, 2019. Acervo online UFPEL.
- SOBRAL, Wilma Sirlange. Design de interfaces: introdução. São Paulo: Erica, 2019. Acervo online UFPEL. (Eixos).
Bibliografia Complementar:
- CILLI, Thaís Lari Braga. Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°. 2022. 205 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/239107.
- LAMAS, Caio Henriques Sica. Realidade virtual, narrativas e imersão: um estudo de caso acerca da experiência do usuário. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Realidade virtual, narrativas e imersão: um estudo de caso acerca da experiência do usuário, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/16468.
- MAIA FILHO, Inaldo Azevedo. Método para análise de movimentos gestuais e sua aplicação em design de interação. 2021. 275 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/16851.
- ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação homem-computador. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. xvi, 585 p.
- VENDRAMI JUNIOR, Dorival Germano. Instrumento para avaliação da experiência do usuário com catálogos digitais que fazem uso de realidade aumentada em dispositivos móveis. 2021. 179 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227150.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INTERFACES DE INTERAÇÃO II | Design (Bacharelado) |
INTERFACES DE INTERAÇÃO II | Design (Bacharelado) |
INTERFACES DE INTERAÇÃO II | Design Digital (Bacharelado) |